DicasProblemas e Cuidados

Cabelo brilhoso: 6 hábitos que podem estar impedindo que seu cabelo seja assim

cabelo muito brilhoso

Já cansou de procurar por técnicas para deixar o seu cabelo brilhoso e, no entanto, não conseguiu o efeito desejado? Pode ser que o erro esteja nos seus hábitos capilares. Para além de aprender como dar brilho no cabelo, é importante saber quais hábitos podem atrapalhar na saúde dos fios.

Não adianta fazer os tratamentos mais caros se você não presta atenção no que está fazendo nos seus cabelos no dia a dia, certo? Por isso, vamos ver alguns hábitos para evitar.

cabelo liso brilhoso
Instagram: @amandapastoree

6 hábitos que podem estar impedindo o cabelo brilhoso

Advertisement

Todas nós achamos que sabemos como cuidar dos nossos fios. No entanto, por vezes, alguns simples hábitos do dia a dia podem impedir que os fios fiquem brilhosos do jeito que queremos.

1. Lavar muitas vezes o cabelo

Algumas pessoas têm a mania de lavar os cabelos várias vezes na semana. É claro que é muito importante higienizar os fios, mas lavar os cabelos com uma frequência muito grande pode atrapalhar a saúde das suas madeixas.

Associamos sempre a oleosidade dos cabelos com sujeira. No entanto, o nosso couro cabeludo produz a oleosidade natural que serve para ajudar a proteger as nossas madeixas.

Quando você lava os cabelos com frequência, retira toda essa oleosidade, fazendo com que os seus fios fiquem desprotegidos. Por isso, procure diminuir a frequência com que você lava os seus cabelos para que eles possam criar essa camada protetora que é tão importante para a fibra capilar.

Procure analisar os seus cabelos para verificar a necessidade de lavar e, de preferência, abandone o hábito de lavar o cabelo diariamente.

2. Usar água muito quente na hora de lavar

Esse é outro erro crasso que atrapalha qualquer pessoa que queira ter o cabelo brilhoso. A água quente contribui para abrir a fibra capilar, fazendo com que a hidratação, nutrientes e queratina dentro dos fios escape. Por isso, na hora de lavar os cabelos, use sempre a água morna ou água fria. Isso trará um impacto menor na saúde dos seus fios.

lavar cabelo com agua quente
Foto/Reprodução: Pinterest

Não adianta de nada fazer aquela hidratação super poderosa se depois você vai praticamente cozinhar os cabelos na hora do banho, então atenção para isso, ok? Além disso, a água quente também não faz bem para a pele, fazendo com que ela também fique mais ressecada.

3. Esquecer de hidratar os fios

Hidratar os fios está quase no manual da beleza capilar. É por meio da hidratação que seu cabelo irá recuperar a água que é perdida diariamente, fazendo com que ele fique mais brilhoso e forte.

Na hora de hidratar, procure por produtos específicos para o seu tipo de fio para garantir que suas madeixas irão receber exatamente o que elas precisam para ter todo aquele brilho que você deseja. O ideal é hidratar o cabelo uma vez por semana. A boa notícia é que é super simples de hidratar os cabelos em casa.

4. Não usar finalizadores

Os finalizadores são aquela mãozinha extra para a beleza dos fios. De forma geral, as cacheadas e crespas sabem muito bem da importância desse tipo de produto e usam e abusam de gel, gelatina e cremes de pentear.

cabelo brilhoso crespo
Instagram: @allthingshairuk

Esses produtos, no entanto, devem ser usados em cabelos de todas as texturas. Mais uma vez, é essencial que você procure por produtos indicados para o seu tipo de cabelo, o que irá potencializar a beleza das suas madeixas.

O reparador de pontas, leave-in e óleos capilares também são excelentes produtos. Aplique um deles para garantir aquele brilho extra para os seus cabelos. Lembre-se apenas de não pesar a mão na hora de aplicar, para que os cabelos não fiquem com aquele aspecto pesado.

5. Usar sempre ferramentas de calor

Não é segredo nenhum que as ferramentas de calor contribuem para o ressecamento dos cabelos. Isso não significa que você não deve usá-las nunca, somente que deve ter cautela.

Para ter cabelo brilhoso, lembre-se de aplicar sempre um protetor térmico antes de usar ferramentas como o secador, chapinha e babyliss. Esse produto irá ajudar a minimizar o impacto negativo causado pelo calor. Sempre que puder, deixe os seus cabelos secarem naturalmente.

6. Fazer somente a hidratação

Parece estranho que esse item esteja aqui quando acabei de ressaltar a importância da hidratação. No entanto, esse tratamento cobre apenas um dos aspectos necessários para a manutenção da saúde dos fios.

Para ter o cabelo brilhoso, é preciso repor não somente a água perdida, mas também as proteínas e nutrientes que compõe a fibra capilar. Para fazer isso, opte também pela nutrição e reconstrução capilar. Assim, você garantirá que os seus cabelos terão tudo o que precisam para ficarem lindos e fortes.

cabelo cacheado brilhoso
Instagram: @allthingshairbr

É importante prestar atenção nos cuidados e também repaginar alguns velhos hábitos que contribuem para o ressecamento dos fios. Fazer um tratamento com um blend de óleos é uma excelente maneira de dar aquele brilho instantâneo para as suas madeixas.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>