CuriosidadesMitos e Verdades

Cabelo branco: veja 3 mitos e 3 verdades sobre o cabelo grisalho

cabelo brancocabelo branco

É natural que os fios brancos surjam em certo momento da nossa vida, não? Independente de qual for a textura e a cor original dos seus fios de cabelo, em algum momento o cabelo branco aparecerá.

Afinal de contas, esse processo ocorre com todos e faz parte do ciclo natural da vida. Ainda que ele apareça mais cedo em algumas pessoas do que em outras, é normal que em algum momento os fiozinhos brancos venham.

Em certa época, a pressão a respeito dos fios brancos era enorme. Era um desespero para qualquer mulher quando os primeiros fiozinhos começavam a aparecer, e logo recorria-se a alguma tintura para escondê-lo.

Esse tabu vinha com o fato de que o cabelo branco era associado com a passagem da idade, de modo que sua presença automaticamente significaria que a pessoa estava ficando velha.

Nessa época, a indústria capilar era famosa por fazer uma série de produtos que prometiam cobrir todo e qualquer resquício de cabelo branco.

Só que não é certo associar automaticamente o cabelo branco com a idade, já que há pessoas que, aos quinze anos, começam já a apresentar alguns desses fios. Pensando em tudo isso, hoje em dia é mais comum assumir com orgulho os grisalhos.

Ainda bem, os tempos são outros e também é outra a postura em relação ao cabelo branco. Há muitas pessoas que, na verdade, optam por fazer uma coloração semelhante à grisalha em seus fios, ou seja, escolhem pintar o cabelo de branco por conta própria.

Se você não acredita em mim, dá uma pesquisadinha para você ver. Está cada vez mais na moda essa coloração.

Mas, por fim, seja natural ou tingido, o seu cabelo branco precisará de cuidados para que a cor seja mantida e fique linda. É importante dar atenção para a hidratação dos seus cabelos e para os produtos utilizados para ter a certeza de que eles não ficarão manchados.

Para aprender como cuidar do seu cabelo branco e entender como manter a hidratação em dia, além de saber quais são os principais mitos e verdades envolvendo essa cor de cabelo, continue nesse artigo bem completinho.

Mas, afinal, como surgem os fios brancos?

Antes de falar os mitos e verdades a respeito dos cabelos brancos, vamos entender como ele surge.

É preciso ressaltar novamente que não há uma idade certa para que os fios brancos comecem a dar sinal de que estão vindo por aí. Ainda que eles sejam associados com o passar do tempo, algumas pessoas começam a ter fios brancos ainda na adolescência.

Isso ocorre porque alguns fatores como o estresse e as deficiências hormonais, bem como a predisposição genética, podem agir de forma a estimular o aparecimento desse tipo de fio.

De forma geral, é comum que os primeiros fios brancos surjam por volta dos 35 anos de idade, mas isso não é necessariamente uma regra, tá bem?

Agora, vamos entender exatamente o que faz com que, de uma hora para a outra, nosso cabelo comece a crescer em uma outra cor.

O cabelo vai ficando branco devido à queda da produção de melanina, que é natural do processo de envelhecimento. É no processo chamado apoptose, que as células produtoras de melanina morrem e os fios começam a nascer brancos.

cabelo branco cacheado
Cabelos brancos – @whitehothair

O que é mito ou verdade sobre o cabelo branco?

A falta de informação sobre esses fios domina a cultura popular, assim como o excesso de informações a respeito do cabelo branco. É preciso desmistificar essas crenças para saber como cuidar do cabelo grisalho com sucesso.

O cabelo branco pode ser tão bonito, hidratado e cheio de vida como qualquer cabelo de outra cor. Para isso, basta cuidar dele da forma correta.

Veja a seguir uma lista de mitos e verdades sobre o cabelo branco, que são um verdadeiro charme se bem cuidados!

1. Fios brancos são mais secos

Verdade. Os fios brancos são mais secos, ásperos e frágeis. Na maioria das vezes, o cabelo grisalho possui cutículas abertas e, por isso, perde os nutrientes e outros componentes com mais facilidade. Aposte na hidratação, ela é fundamental para cabelos grisalhos!

2. Se eu arrancar um fio branco, vai nascer outros dois no lugar

Mito. É comum escutar que “ao arrancar um fio branco, nascem outros dois no lugar”, mas isso não passa de um mito. O que acontece, de fato, é que todo fio que nasce branco, mesmo se arrancado, vai continuar nascendo branco.

mito sobre arrancar cabelo branco
Arrancar os fios brancos não resolve – @delas

3. Luzes são uma ótima alternativa para disfarçar fios brancos

Verdade. Fazer luzes no cabelo disfarça muito bem o cabelo branco e cria um efeito super bonito. Quem sabe essa não é a hora de dar uma mudada e iluminada no visual?

disfarçar cabelo branco com luzes
Luzes – @vicpcp

4. Cabelo grisalho não tem brilho

Mito. Cabelo branco pode sim ter brilho, vitalidade e uma aparência saudável. Como é um fio mais áspero e com tendência a ficar ressecado, o truque é apostar em hidratações semanais com cremes específicos para esse tipo de fio.

5. O sol acelera o aparecimento de fios brancos

Mito. O excesso de exposição solar faz com que os fios fiquem mais ressecados e danificados, mas não tem nenhuma influência com o aparecimento de fios brancos. De qualquer forma, é sempre importante usar produtos com proteção UV para proteger os fios contra o sol. 

6. Fios brancos amarelam

Verdade.  O amarelamento é muito comum nos fios brancos, sendo causado pela oxidação natural dos fios. Uma ótima opção, neste caso, é usar um shampoo com pigmento violeta para neutralizar o tom amarelado.  

loiro platinado

A tendência de assumir o cabelo branco 

Assumir ou não o cabelo branco é uma escolha 100% pessoal e o importante de verdade é se sentir bem! Os fios brancos têm sido cada vez mais assumidos por mulheres ao redor mundo. Eles deixaram de ser, há muito tempo, sinônimo de uma mulher que não se cuida. Além disso, assumir os fios brancos também é, para muitas mulheres, uma forma de empoderamento feminino e de mostrar para a sociedade que os fios brancos são bonitos e elegantes.

cabelo branco curto
Jamie Lee Curtis – @pinterest

Por outro lado, é possível que, para muitas mulheres, o período de transição, ou seja, a espera para que os fios fiquem totalmente brancos, incomode um pouco. Nesse caso, existem algumas alternativas que podem ajudar. Que tal adotar um corte mais curto até que todos os fios fiquem brancos? Ou então visitar o cabeleireiro para que a cor vá sendo ajustada de forma gradual? O mercado de beleza é muito grande e oferece uma infinidade de opções de produtos e técnicas. Por isso, procurar a ajuda de um profissional pode ser muito interessante.

Para que o seu cabelo branco fique com aspecto saudável, com brilho, vitalidade e tom radiante, não se esqueça de usar produtos específicos para o seu tipo de fio, como shampoo com pigmento violeta, por exemplo. Aposte também em hidratações semanais e use um leave-in com proteção contra raios UV. Fora isso, relaxe e seja feliz, pintando ou assumindo ou seus fios brancos.


Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>