DicasProblemas e CuidadosReconstrução Capilar

Cabelo blindado: entenda o que é e como deixar o seu assim!

cabelo blindado

Sabemos que o carro blindado é aquele que possui proteção extra contra balas. Mas o que exatamente significa ter o cabelo blindado e quando você deve recorrer à blindagem capilar como forma de fornecer proteção extra aos seus fios?

Existem muitos tratamentos capilares que têm como objetivo primordial manter nossas madeixas mais saudáveis, macias e brilhantes. Seja no salão ou em casa, as opções são inúmeras para salvar fios já danificados ou para fazer com que a vivacidade dos cabelos já saudáveis se mantenha.

A blindagem capilar é um desses tratamentos, e tem se tornado cada vez mais popular por quem busca uma maneira de hidratar e fortalecer profundamente os fios e, além de tudo, protegê-lo de danos futuros.

O que é o cabelo blindado?

Pense no seu dia a dia. Você se locomove de um lugar para o outro, estando exposta ao sol, vento e poluição. Quando é verão, vai para a praia ou para a piscina dar um delicioso mergulho. E sabe quem está com você em todos esses momentos? O seu cabelo.

Isso significa que seus fios são diariamente expostos à ação maléfica de agentes externos que contribuem em muito para o ressecamento das suas madeixas, fazendo com que eles fiquem com uma textura porosa e com frizz.

A técnica do cabelo blindado visa proteger os fios, tornando-os mais resistentes e fortes e, dessa forma, menos suscetíveis a danos causados por esses agentes externos.

O cabelo blindado em si ficou mais popular após o desenvolvimento da técnica de Ariel Barbeiro, que caiu nas graças do povo e virou meme.

Você com certeza já viu fotos e vídeos de cabelos tão fortes que, quando se passa com moto, carro ou o que for em cima, não modifica o penteado. Eles também são bem coloridos.

Isso não significa que você terá que aderir a essa popular técnica do topete de cabelo blindado, mas ajuda a entender o quanto a blindagem capilar pode tornar seus fios mais fortes.

Como trazer essa proteção para os fios?

Se você acha que seus fios podem se beneficiar de um procedimento que busca hidratar, fortalecer e proteger os seus fios, o cabelo blindado é a técnica indicada para você.

Esse é um tratamento feito à base de queratina, que é a proteína que compõe grande parte da massa capilar. Ao repor essa proteína, restauramos a fibra capilar, fazendo com que ela fique mais forte.

A blindagem capilar é feita com essa reposição de queratina e com extratos vegetais e silicone. Dessa forma, o tratamento irá selar a cutícula dos fios, fazendo com que a queratina se mantenha ali por mais tempo.

cabelo blindado
Instagram: @kiitana

Para qual tipo de cabelo a blindagem é indicada?

O cabelo blindado é indicado para quem sente que seus fios estão precisando de mais proteção. É possível perceber essa necessidade ao fazer uma análise da saúde das suas madeixas.

Se seus cabelos estão porosos, com um toque áspero e sem brilho, ele pode se beneficiar da blindagem capilar. Ela é o tratamento mais indicado para cabelos altamente danificados.

Faça uma análise dos seus fios para verificar quão danificados eles estão e, então, poder decidir se há a necessidade de aderir ao cabelo blindado. Ao hidratar, fortalecer, dar brilho e repor a massa dos seus fios, você conseguirá mantê-los saudáveis por mais tempo.

cabelo blindado
Instagram: @gosia.uniejewska

Como fazer blindagem em casa

Agora que você já sabe o que é o cabelo blindado, está na hora de entender como fazer esse tratamento em casa e garantir que seus cabelos ficarão protegidos por mais tempo. O primeiro passo é lavar os seus fios com um shampoo antirresíduos, produto que irá ajudar a abrir as cutículas dos fios e remover as impurezas, facilitando a penetração dos produtos.

Então, retire o excesso de umidade com o auxílio de uma toalha ou camiseta de algodão e divida o seu cabelo em mechas iguais.

Aplique a queratina de forma homogênea em cada uma dessas mechas, enluvando-as com as mãos e massageando bem para facilitar a penetração do produto. É importante lembrar de manter distância de cinco centímetros da raiz dos seus cabelos. Lembre-se também de massagear o seu couro cabeludo, o que irá ajudar a ativar a circulação sanguínea e permitir que o produto seja ativado. Deixe agir de acordo com o tempo indicado na embalagem.cabelo blindado

Então, enxágue com água fria até retirar todo o produto dos seus fios. Aplique uma máscara hidratante no comprimento e nas pontas, repetindo o processo de enluvar cada mecha e massagear bem.

Deixe o produto agir de acordo com o tempo indicado e enxágue novamente até retirar todo o produto.

Finalize o processo aplicando um leave in e secando os cabelos com o auxílio de um secador. Então, passe chapinha nos fios para selar as cutículas, já que o calor da ferramenta ajuda a ativar a ação de blindagem.

O cabelo blindado está protegido contra a ação de agentes externos, mantendo-se mais forte por mais tempo. Você também pode recuperar seus cabelos danificados com o auxílio da reconstrução caseira.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>