Coloração

Cabelo azul: veja como pintar em casa e os cuidados pós-coloração

cabelo azulcabelo azul

Mudar a cor dos cabelos é, definitivamente, uma das formas mais comuns de dar aquela bela repaginada no visual. Se antes as escolhas eram por tons mais discretos, agora as cores fantasia estão fazendo o maior sucesso. O cabelo azul. por exemplo, está cada vez mais na moda. Além de divertida, essa coloração carrega muita atitude.

Caso você não saiba, as cores fantasia são aquelas cores bem abertas, parecendo vindas das caixas de lápis de cor. Elas chamam atenção aonde quer que formos e têm muitos tons. Pode ser rosa choque, roxo, verde, laranja, azul, vermelho intenso e muitas outras opções.

As cores fantasia chegaram para ficar. No Instagram, no Pinterest ou mesmo no Google é cada vez mais fácil achar muitas referências de inspiração para quem tem vontade de alterar a cor dos fios.

cabelo azul curto
Instagram: @ohdamngina

Ainda que muitas pessoas tenham vontade de mudar a cor do cabelo para, por exemplo, o cabelo azul, é comum que essa mudança seja pausada por acreditarem que dá muito trabalho.

Trabalhando com a sinceridade aqui, mudar a cor dos fios dá trabalho, né? Afinal de contas, é um procedimento químico. Você terá que tratar dos seus fios tanto antes quanto depois para garantir que seus fios ficarão saudáveis.

É por meio dos cuidados que você conseguirá manter a vivacidade da cor. Isso, no entanto, não significa que você deve desistir da mudança. É super possível mudar a cor dos seus fios e ficar ainda mais linda.

Dependendo da cor escolhida, o processo de descoloração dos fios será um pouco mais intenso. O cabelo azul, por exemplo, tem vários tons diferentes, sendo que alguns são mais abertos e outros são mais fechados.

No caso das cores mais claras, será necessária uma descoloração mais intensa. As cores mais escuras também envolvem essa retirada de pigmentos da fibra capilar, mas a intensidade é menor.

As diferentes tonalidades de azul são muito democráticas e combinam com todos os tipos de cabelo e todos os tons de pele. Ficam bem também em todos os comprimentos, desde os mais curtinhos até os mais compridos.

Como é de se esperar, a beleza do seu cabelo azul dependerá dos cuidados que você irá desprender tanto antes quanto depois da coloração.

Algumas pessoas estranham a ideia de cuidar dos cabelos antes de mudar de cor, mas essa é a melhor forma de garantir que seus fios estarão saudáveis na hora de receber a nova tonalidade. Assim, os danos causados serão bem menores.

Por isso, para além de pesquisar qual o cabelo azul que você quer, é preciso por mãos à obra e dar aquela caprichada nos tratamentos capilares para ter certeza que suas madeixas irão aguentar o processo.

É possível pintar o cabelo azul em casa. Se você deseja mudar a tonalidade das suas madeixas e atingir essa linda cor fantasia mas não fez nem ao menos ideia de por onde começar, venha conosco que aqui iremos explicar direitinho tudo aquilo que você precisa saber.

Como pintar o cabelo de azul

Advertisement

Se você está a fim de pintar para o cabelo azul, é possível utilizar tonalizante para mudar a cor das suas madeixas. Isso, no entanto, requer que seja feito o processo de descoloração, caso seus fios sejam mais escuros do que o tom que você quer atingir.

As pessoas se assustam ao ver a palavra descolorir porque automaticamente a associam com deixar os cabelos bem ressecados e opacos. Mas a verdade é que o processo de descolorir os fios, ainda que seja agressivo para os cabelos, pode ter seu impacto diminuído a depender da forma como você cuida das suas madeixas.

Após fazer a descoloração dos seus fios, você deve aplicar o tom de azul de sua preferência e, após aplicar o tonalizante, aguarde de 10 a 30 minutos, de acordo com a intensidade da cor desejada e o seu tipo de cabelo. 

 

cabelo azul ondulado
Instagram: @kassiasimas

Então, é a hora de enxaguar para retirar o produto dos fios. O cabelo azul também pode s er obtido com spray

Advertisement
. Nesse caso não se faz necessário descolorir os fios, e a vantagem é que as cores ficam bem vivas, embora saiam rapidamente.

Dessa forma, o spray é indicado para quem deseja testar se o cabelo azul é a opção mais adequada para o que você deseja. Basta agitar o produto e vaporizar a cerca de 15 cm de distância dos fios, com o cabelo seco.

Tons de azul: como escolher a tinta azul para cabelos

Você já deve ter pesquisado e percebido que existem muitos tons de cabelo azul dos quais você pode escolher. Todos eles são lindos e não há ao certo uma opção melhor, apenas aquela que seja mais adequada de acordo com o resultado que você quer.

Turquesa

O cabelo azul turquesa é uma das cores mais escolhidas para o verão, devido à sua intensidade forte. Esse tom combina com todos os tipos de pele, seja em mechas ou o cabelo completo.

Esse é um dos tons preferidos das intagrammers, o que tem inpirado cada vez mais pessoas a optar por essa tonalidade na hora de colorir as madeixas. O azul turquesa é lindo e grita atitude. É uma tonalidade que chama bastante a atenção.

cabelo azul turquesa
Cabelo azul turquesa – @rechcamila

Azul pastel

Já o tom azul pastel é considerado mais delicado, por ser mais clarinho e menos intenso. Esse tom de azul é semelhante ao algodão doce.

Ainda assim, é um tom que chama bastante a atenção, principalmente por ser bastante claro. Há algumas tonalidades de azul pastel que quase se confundem com o cinza, por terem um fundinho dessa cor.

As variedades dentro do azul pastel são muitas também, e atingir essa cor envolve um processo de descoloração ainda mais intensa dos fios.

cabelo azul pastel
Cabelo azul pastel – @arctic_fox_mexico

Tiffany

O azul Tiffany é semelhante às famosas caixinhas azuis da marca de joias Tiffany, cor patenteada pela marca. Esse tom é lindo e também combina com todos os tipos de pele.

É um tom que grita riqueza, talvez pela associação com a marca. É realmente um azul único, de cor extremamente intensa e que combina com todos os tons de pele.

cabelo azul tiffany
Cabelo azul tiffany – @muitochique

Metalizado

Você também pode optar pelo tom azul metalizado, que já se faz presente na moda e agora está dominando também as tendências capilares. Esse tom combina cores azuis e prateadas, dando a aparência metalizada para os fios.

Houve uma época em que tons metalizados de forma geral não eram muito escolhidos para os fios, porque poderiam conferir uma aparência grisalha. Ainda bem que isso mudou. O cabelo grisalho ou prateado de uma forma geral é lindo e confere muita atitude.

O azul metalizado pode ter tonalidades um pouco mais claras ou mais escuras, a depender do seu gosto. O ideal é pesquisar quais são os diferentes tipos de azul metalizado e escolher aquele que mais te agrada.

cabelo azul metalizado
Cabelo azul metalizado – @kirstenzellers

Azul marinho

Há também o tom azul marinho, mais escuro. Ele é considerado a cara do inverno, embora também possa ser utilizado no verão.

Esse é um tom um pouco mais discreto do que os demais, por ser mais fechado. É muito elegante e pode ser utilizado em todo o cabelo ou somente nas pontas, em um processo de luzes ou ombré. Está cada vez mais na moda mesclar tons de cabelo preto com um azul escuro, e nós achamos que fica a coisa mais linda do mundo.

cabelo azul marinho
Cabelo azul marinho – @tofutofudiane

Analise os diferentes tons e considere colorir seus fios com spray para testar qual a cor que mais se adapta ao seu estilo.

Dessa forma, você pode fazer testes e remover a cor quando não quiser mais e, assim, basear a escolha da tintura mais permanente de forma mais concreta.

Cuidados após coloração

Sabemos que a coloração é agressiva para os fios. Se você quer manter seu cabelo azul vibrante por mais tempo, é importante estar atenta ao período de manutenção para saber quando será necessário fazer o retoque da cor.

cabelo azul

Entre um retoque e outro, é necessário manter os cabelos hidratados. O cronograma capilar é a opção ideal para fortalecer os fios após a coloração. Essa rotina de cuidados alterna a hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Dessa forma, é possível fornecer aos fios a água, os nutrientes e a proteína necessários para manter os fios mais lindos por mais tempo. Isso irá ajudar a deixar a cor ainda mais vibrante e linda.

Saiba mais: Hidratação, nutrição ou reconstrução: qual etapa do cronograma capilar você precisa focar? [QUIZ]

A reconstrução capilar é essencial para cabelos que passam por procedimentos químicos, pois repõe a queratina que compõe a massa capilar, de forma a tornar os cabelos menos quebradiços. Além disso, é importante se lembrar de nunca lavar os cabelos com água quente. Use sempre água morna ou fria, que será menos prejudicial para os fios.

Quem passou pelo processo de descoloração deve esperar o mínimo de 15 dias para fazer o retoque dos fios. Durante esse período, mantenha os cuidados capilares em dia.

Dicas para manter o cabelo azul por mais tempo

Para além de manter os cuidados capilares em dia, se você deseja manter seu cabelo colorido por mais tempo, é importante escolher os produtos adequados na hora de cuidar dos seus fios.

Existem diversos produtos disponíveis no mercado para mulheres com madeixas descoloridas. Procure por produtos com tonalizantes, que irão manter o cabelo azul mais lindo.

As linhas especiais para tratamentos de cabelos coloridos contém elementos que não apenas irão ajudar na manutenção da cor do cabelo azul, mas também serão importantes para fortalecer o cabelo sensibilizado pela coloração, amenizando a ação do sol e outros agentes externos que podem agir para retirar os pigmentos de cor.

[Best_Wordpress_Gallery id=”12″ gal_title=”Cabelo azul”]

Advertisement
Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>