ColoraçãoTransformação

Cabelo avelã: qual a tinta certa para usar nessa transformação?

cabelo avelã

O cabelo avelã virou sucesso entre celebridades, como Beyonce e Jennifer Lopez, e é um dos mais pedidos nos salões de beleza. A cor é quente, elegante, sofisticada e realmente uma ótima pedida para quem quer transformar o visual. Ela combina com todos os tons de pele, das mais branquinhas até as negras.

Ficou curiosa sobre o cabelo avelã? Nós vamos tirar todas as dúvidas sobre a tonalidade que é tendência e quais são as formas de conseguir essa cor de cabelo!

Castanho ou loiro: qual é a cor de avelã?

É bem comum que surjam dúvidas em relação a cor de avelã, se uma tonalidade de castanho ou de loiro. O cabelo avelã está dentro das tonalidades mais quentes que os loiros possuem. Ele realmente é puxado para o castanho, mas não chega a ser tão escuro para que possa se classificar como uma tonalidade de castanho.

cabelo longo avelã
Foto/Reprodução: Pinterest

Uma das grandes vantagens do cabelo avelã é que ele combina com todos os tipos de pele. Além disso, combina com todos os tipos de cabelo também, seja cacheado, liso, ondulado ou crespo. Em relação a pele, a nuance dá um contraste e luminosidade para quem tem a pele mais branquinha e ajuda a criar um look harmônico para as morenas e negras. Por isso, você pode investir no cabelo avelã sem medo de errar!

Essa tonalidade também fica excelente em mechas, como balayage e babylights, em que o retoque é feito com menos frequência.

Como conseguir o tom certo de cabelo avelã?

Existem diversas nuances de cabelo avelã, do mais escuro ao loiro bege avelã e o avelã acobreado. Para conseguir o tom certo de cabelo avelã é necessário escolher a técnica, se será uma coloração global ou apenas mechas. E escolher também a numeração certinha dessa tonalidade, que tem algumas variações como vamos explicar a seguir.

Qual o número da cor avelã? Qual tinta usar?

A numeração da cor avelã está na casa do 7.3. Porém, existe algumas variações do volume da água oxigenada que vai depender do resultado que você deseja, se é mais puxado para o dourado ou para o castanho. O avelã 7.13, por exemplo, é o levemente dourado.

O 7.11 é o avelã tradicional e o 6.41 é o avelã levemente acobreado. Já se a escolha for pela balayagem na cor avelã, o número indicado é a base 7.11 com água oxigenada 20V ou 30V, dependendo se o que você deseja é um resultado mais escuro ou mais claro.

cabelo liso avelã
Foto/Reprodução: Pinterest

Para pintar os fios de avelã, você pode optar pela tinta ou pelo tonalizante. A tinta possui ação descolorante, tendo amônia e água oxigenada em sua fórmula, e duração permanente. Já o tonalizante não possui ação descolorante, apenas deposita pigmentos de cor na superfície do cabelo, e tem duração semipermanente.

Quais são as formas de conseguir essa cor de cabelo?

Você pode conseguir o cabelo avelã usando tinta ou tonalizante. Além disso, pode optar por uma coloração global, em que todo o cabelo é pintado de uma cor só. Ou então por técnicas que criam um visual iluminado e que exigem menos manutenção. Esse é o caso da californiana, balayage, baby lights, entre outros.

Uma ótima dica em relação as mechas é optar por fazê-las em torno de três dedos abaixo da raiz, para que fiquem ainda mais naturais e exijam também menos manutenção.

Cuidados após pintar os fios de avelã

Sempre que se pinta os fios é necessário tomar alguns cuidados para que a duração da cor seja maior e também para evitar que o cabelo fique ressecado, poroso, quebradiço e sem brilho.

Em primeiro lugar é muito recomendado que se siga um cronograma capilar, aquela rotina de cuidados com os fios que intercala três tratamentos (hidratação, reconstrução e nutrição). Ele vai ajudar a garantir que fios fiquem realmente saudáveis.

cabelo avelã

Além disso, também é recomendado usar protetor térmico sempre que for usar a chapinha ou o secador. Esse produto milagroso consegue proteger nossos fios contra o calor das ferramentas. Também é indicado que se use produtos capilares que contenham filtro solar, para ajudar a proteger o cabelo dos raios ultravioletas, e também que sejam específicos para cabelos coloridos.

Se possível, evite, também, usar secador e chapinha com muita frequência e dê intervalos maiores com outros procedimentos químicos, como escova progressiva, relaxamento, entre outros.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>