FrizzProblemas e Cuidados

Cabelo arrepiado: 10 formas de acabar de vez com o frizz

Cabelo arrepiado

O frizz é, realmente, apontado como um dos grandes vilões por muitas mulheres, que só de pensar no cabelo arrepiado já se sentem estressadas. É ele, também, que faz com que a gente tenha que sair com o preso ou tentar achar acessórios para disfarçar os fios arrepiados. Mas, fique tranqüila, nós temos uma boa notícia: existem formas de acabar com o cabelo arrepiado! É verdade, nós vamos te ensinar 10 maneiras de dar adeus ao frizz, que pode acontecer em todos os tipos de cabelo por diversas razões. 

Aprenda a seguir mais detalhes sobre o temido cabelo arrepiado e também 10 formas de acabar de uma vez com ele! 

Cabelo arrepiado
@cachosefatos

Porque ficamos com cabelos arrepiados?

O cabelo arrepiado pode acontecer em todos os tipos de cabelo, desde os crespos aos mais lisos. É importante citar, também, que as razões para isso acontecer são variadas, podendo ser por falta de hidratação, umidade do ar, química excessiva, uso do secador muito quente ou até mesmo devido aos novos fios que estão nascendo e que podem ser mais fininhos. 

O importante, portanto, é saber identificar qual é o motivo, ou os motivos, para que o seu cabelo esteja arrepiado, ok? Desta forma, você vai conseguir de forma ainda mais eficaz perceber qual atitude da nossa lista você deve seguir de imediato. Por exemplo, se o seus fios estão muito ressecados, é bem provável que o ressecamento seja a razão pelo qual o cabelo arrepiado não está te deixando em paz, sacou?

Cabelo arrepiado e frizz é a mesma coisa?

Sim! Quando falamos em “Frizz” estamos nos referindo ao cabelo arrepiado, ou seja, aqueles fios que insistem em enfrentar a lei da gravidade e acabam ficando, literalmente, de pé. Os motivos, como já falamos, são os mais diversos, como uso excessivo da chapinha, falta de delicadeza ao pentear o cabelo, entre outros. O que ocorre, independente da situação adversa que o cabelo tenha passado, é que as cutículas dos fios ficam abertas e acabam perdendo o sentido correto, ficando então, arrepiados. 

Como acabar com o cabelo arrepiado?

O frizz tem solução, tá? É necessário apenas, um pouquinho de paciência e mais atenção no cuidado com os seus fios para que eles não fiquem arrepiados. Nós vamos te ensinar, a seguir, 10 maneiras de dar adeus ao frizz! Que tal começar hoje mesmo a tomar algumas atitudes para que o cabelo arrepiado, que tanto te incomoda, suma de uma vez? 

Abuse dos óleos

Como já falamos a umidade é um dos grandes fatores para o cabelo arrepiado e, por isso, tentar retê-la pode ser uma excelente opção. Para isso, use e abuse dos óleos nos seus fios! É esse produtinho que vai funcionar como um selante neles e evitar que a umidade consiga penetrar nos fios. 

Proteja os fios do calor do secador

Pode ser o uso do secador e de outras ferramentas, como baby liss e chapinha, que esteja fazendo com que os seus fios fiquem arrepiados. Neste caso, você não precisa parar de usar a chapinha ou o secador, mas é recomendado que proteja os fios contra o calor. Para isso, não se esqueça de aplicar um antitérmico nos fios!

Invista em uma boa hidratação

O seu cabelo pode estar arrepiado por falta de hidratação, sabia? Escolha uma máscara de tratamento potente e faça uma hidratação nos seus fios semanalmente ou, ao menos, a cada 15 dias. Com os fios hidratados, a chance de o cabelo arrepiado aparecer é bem menor!

Use produtos anti-frizz específicos

O mercado de cosméticos é vasto e existem diversos produtos focados especialmente para o cabelo arrepiado. Aposte neles!

Não esfregue o cabelo na toalha após o banho

Se você ter horror ao frizz, invista mais nos cuidados com os seus fios, que devem ser tratados com delicadeza. Ao sair do banho, não esfregue os seus fios na toalha, seque-os de forma delicada, tirando apenas o excesso de umidade. 

Prefira acessórios de madeira

O cabelo é muito sensível a eletricidade e, quando você penteia os fios com escovas ou pentes de plástico, a probabilidade deles arrepiarem é ainda maior. Opte por usar acessórios de madeira!

Experimente a técnica co-wash

 A técnica co-wash, que utiliza apenas condicionador na lavagem pode ser bastante interesse caso o seu cabelo esteja ressecado e com muito frizz. 

Último enxágue com água fria

A água fria funciona como uma espécie de selante nos fios, sabia? Por isso, para evitar o frizz, aposte no último enxágüe com água fria. Se for água filtrada, melhor ainda!

Evite shampoos com sulfato

A maioria dos shampoos do mercado possuem sulfatos, que ao mesmo tempo em que limpam os fios, podem acabar deixando os muito ressecados e com frizz. Procure pelas opções sem sulfato e você vai perceber menos frizz nos seus fios, sem dúvidas!

Aprender a conviver é fundamenta

Embora existam diversas formas de evitar o frizz, é muito importante aprender a conviver com o cabelo arrepiado naqueles dias que, infelizmente, ele pode aparecer. Nesses dias, que tal fazer uma trança boxeadora ou um rabo de cavalo usando um acessório que você goste?

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>