DicasLisos

Cabelo alisado: como cuidar e prolongar o efeito

Cabelo alisado

A tendência do cabelo alisado está sempre em alta. O que não é à toa, certo? Pois, além de elegantes, os fios lisos proporcionam muita praticidade para as rotinas do dia a dia.

Se você optou por esse estilo e não tem os fios naturalmente lisos, é preciso adotar alguns cuidados para garantir fios saudáveis e bonitos.

Mas, então, como lidar com o cabelo alisado? Como cuidar e prolongar o efeito? Confira essas respostas no artigo de hoje!

Cuidados com o cabelo alisado

O alisamento é uma alternativa extremamente eficiente e indicada para quem deseja fios mais leves, soltos e alinhados. Mas como esse tipo de tratamento envolve um processo químico bastante agressivo, é imprescindível apostar em algumas rotinas para manter a saúde da fibra capilar. Conheça, a seguir, os principais cuidados para quem tem o cabelo alisado:

  • A hidratação é ponto de partida na rotina do cabelo alisado. É por meio dela que se garantirá que os fios não se tornem frágeis e quebradiços. Por isso, é extremamente importante adotar uma rotina de hidratação inteligente, que recomponha os nutrientes da fibra capilar e dê vida aos cabelos.
  • O seu corte está em dia? Essa é uma reflexão muito importante e que precisa ser posta em prática para uma boa manutenção do cabelo alisado. É importante ter um cabeleireiro de confiança e manter uma rotina adequada de corte.

  • A proteção térmica faz toda a diferença para a manutenção das madeixas e precisa ser intensificada no tratamento do cabelo alisado. Aposte em leave-ins e protetores térmicos específicos para esse tipo de fio. Repita o uso desses antes de usar o secador ou se expor à ação de agentes externos (sol, vento, calor, etc.).
  • O alisamento é um processo que agride o fio e tende a deixá-lo bastante fragilizado. Por esse motivo, a recomendação é de que qualquer outra química (tinturas, descolorantes, etc.) seja, quando possível, evitada no cabelo alisado.

Como manter o cabelo alisado por mais tempo?

Outra das grandes reivindicações de quem tem o cabelo alisado é a durabilidade do efeito. Afinal, quem não quer cabelos lisos por mais tempo, né? A boa notícia é que, com alguns cuidados simples, é possível prorrogar a ação alisadora. Descubra aqui como:

  • Quanto mais você lavar o cabelo, mais rápida será a eliminação do alisamento. Por isso, uma dica importante é reduzir a frequência de lavagem dos fios. Quem sabe ao invés de você lavar as madeixas todos os dias, você não lava um dia sim, outro não? Além de prorrogar o efeito alisado, você conseguirá fios mais hidratados.

  • Apesar de o secador, muitas vezes, ser visto como vilão da história, ele é um ótimo aliado para a manutenção dos fios alisados. Isso porque o calor ajuda a estimular a ação do produto, fazendo com que os resultados sejam visíveis por mais tempo. Mas claro, antes de usar secador, não esqueça de aplicar o protetor térmico!
  • Na hora de escolher os seus produtos capilares, não deixe de pesquisar e avaliar aqueles com melhor atuação para o cabelo alisado. Hoje já temos muitas opções no mercado voltadas especialmente para quem passou pelo processo de alisamento, que, inclusive, ajudam a manter os fios alisados por mais tempo.

Lembre-se de que o resultado obtido com o alisamento também depende da sua rotina de manutenção e cuidados, certo?

Cronograma capilar para cabelo alisado

Então, que tal organizar essa rotina de cuidados? Aplique as dicas a seguir para estabelecer o seu cronograma capilar para cabelo alisado.

Semana 1: Reconstrução

A primeira etapa do cronograma capilar para cabelo alisado é a reconstrução. Afinal, seus fios passaram por um processo bastante agressivo e eles precisam ser recuperados.

Semana 2: Hidratação

Na segunda semana, você pode optar por um tratamento mais leve – uma hidratação. Ela irá recuperar a água perdida pelos fios com o processo, dando mais brilho e leveza.

Semana 3: Nutrição

Vamos devolver um pouco mais de nutrientes para o fio? Essa é a etapa da nutrição. Aqui, o seu fio vai se tornar mais forte e resistente à ação de agentes externos.

Semana 4: Hidratação

Hidratação nunca é demais, certo? A quarta semana do cronograma capilar inclui mais um pouco desse tipo de manutenção para o seu fio.

E você sabia que pode fazer esse cronograma capilar sem sair de casa? Essa é a melhor notícia! Há muitas opções de kits e de linhas específicas para cronograma capilar, com produtos desenvolvidos para cada etapa do processo! Não deixe de experimentar!

cabelo alisado

Cuidar do cabelo alisado não é difícil, mas exige um pouquinho de dedicação. Coloque em prática os cuidados que compartilhamos aqui e você vai ver como é possível ter cabelos lindos e cheios de vida!

E você, como cuida de seu cabelo alisado? Tem algum outro segredinho que garante seus resultados? Deixe sua mensagem nos comentários.

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
>