Cabelo afro: 5 mitos e 4 verdades sobre o cabelo crespo

Cabelo afro: 5 mitos e 4 verdades sobre o cabelo crespo

Cadê as crespinhas de plantão? Vem cá para a gente bater um papo sobre mitos e verdades. Tem muita coisa na internet sobre cabelo crespo, também tem muita coisa que a gente escuta tanto tempo que acaba achando que é verdade, outras que você nem imaginava que poderia ser um grande mito.

Tá duvidando? Fica por aqui que a gente vai junto nessa caminhada sobre o cabelo afro.

Tipos de cabelo crespo

Antes de mais nada, precisamos explicar o que é um cabelo crespo, afinal, ainda tem gente que não sabe que tipo de cabelo tem.

O cabelo crespo pode ser dividido nos fios tipo 4 e tem como sua característica principal os cachos não formarem uma molinha, serem bem fechados e até terem a forma da letra Z. Existem 3 tipos de cabelo crespo e vamos explicar agora:

cabelo crespo masculino
@gauchazh

Crespo tipo 4A

Cachos em espiral bem fechadinhos e definidos. O cabelo apresenta volume e quando o fio é esticado faz o formato de S.

Crespo tipo 4B

Tem mais volume que o anterior e os cachos são mais finos e frágeis.

Crespo tipo 4C

Esse aqui é o mais crespo da lista. Ele não forma cachos naturalmente e pode ter a forma de um black power poderoso.

cacho tipo 4

Cabelo afro: Mitos e verdades

Agora, chegamos na hora da verdade… ou seria mito? Brincadeiras a parte, vamos saber um pouco mais sobre os mitos e verdades dos cabelos crespos.

Mito 1 – Cabelo crespo não cresce

Agora vê se pode uma afirmação dessas. Cabelo crespo cresce sim, mas assim como o cacheado ele encolhe devido as suas curvinhas, mas cresce sim e se bem tratado, cresce muito!

Fator encolhimento @cindybrittoo

Verdade 1 – O cabelo crespo tem mais frizz

Infelizmente essa é uma verdade, os cabelos do tipo 4 tendem a ter mais frizz, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Existem vários produtos no mercado que podem ajudar a controlar o frizz em cabelo afro.

Mito 2 – O cabelo afro é ressecado

Muitas pessoas que tem o cabelo afro acham que ele é ressecado, mas não é bem assim. O óleo natural do cabelo tem dificuldade de chegar em todas as partes do cabelo cacheado ou crespo, isso porque as curvas impedem que ele chegue até o fim do cabelo, dessa forma, pode parecer que o cabelo está ressecado, mas ele está apenas seco.

Para solucionar esse problema faça uma boa hidratação!

cronograma capilar caseiro
Antes e depois hidratação com babosa – @olook

Verdade 2 – Mais volume no day after

No dia seguinte de lavar o cabelo, os cachos ficam bem soltinhos e o volume pode aumentar. Para algumas isso não é problemas, mas para outras sim.

A dica é saber controlar com produtos específicos para cabelo afro e day after.

Mito 3 – Quanto mais creme mais definição

Muita gente acha que quanto mais creme passar no cabelo crespo, ele irá ficar mais definido. Isso não é verdade. Para ter a definição dos cachinhos é necessário uma rotina de tratamento para os fios, assim eles nem vão precisar de tanto creme na hora de finalizar.

Verdade 3 – Usar muita chapinha altera os cachos

Quem gosta de alternar entre o cabelo crespo e cabelo liso, tem que tomar cuidado. O calor da chapinha pode alterar o formato dos fios e ocasionando uma falta de definição depois que você lavar. Além disso, também pode fazer os fios quebrarem e caírem.

Mito 4 – Para ter um black power só com pente garfo

O pente garfo é um ótimo aliado para o black power, mas não só ele. Todos os pentes com dentes largos podem ajudar a manter o black no lugar.

Verdade 4 – Melhor não pentear o cabelo crespo seco

Essa regrinha também vale para as cacheadas. Os cabelos desse tipo tendem a embaraçar mais e por isso, quando penteados a seco, podem quebrar ou arrebentar. O ideal é pentear o cabelo úmido com a ajuda de um creme de desembaraçar.

Mito 5 – Cabelo crespo tem o fio grosso

Não necessariamente, a textura do fio varia de pessoa para pessoa. Geralmente os cabelos com mais cachos são os mais finos e necessitam de cuidados.

Como cuidar do cabelo afro

Agora que você já sabe um pouco mais sobre mitos e verdades do cabelo crespo, está na hora de saber como cuidar desse belo afro.

Uma dica super importante é a hidratação, nessa etapa você repõe a umidade dos fios, deixando os cachos com muito mais vida. Você também pode fazer toda o cronograma capilar, os seus fios vão agradecer e muito.

Além desses cuidados, o cabelo crespo merece atenção especial todos os dias, para isso existem diversos produtos no mercado que ajudam a controlar o frizz, dar brilho, devolver a oleosidade natural, melhorar o day after e definir os cachos. São diversas opções para sua cabeleira.

Gostou do post? Tem o cabelo crespo? Conta para a gente o que você faz para deixar ele maravilhoso.

Juliana Alvarenga

Juliana Alvarenga

Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra