CrespoCuriosidades

Cabelo 4C: tudo o que você precisa saber sobre cabelo crespo

cabelo 4c

Cadê as crespas lindas desse mundo? Chega mais que esse post é todo dedicado a vocês. Principalmente para aquelas que tem o cabelo 4C, um incrível crespo que deixa todo mundo babando. Não sabe qual é? A gente explica suas características, e, se você tem esse tipo de cacho, nós preparamos dicas especiais e tudo o que você precisa saber para deixar os fios crespos ainda mais lindo!

Se engana quem pensa que só existe um tipo de cabelo crespo. Na verdade, cada tipo de cabelo é dividido em três subcategorias. Ou seja, além de liso, ondulado, cacheado e crespo, temos categorias menores dentro de cada uma delas.

Essa divisão é muito importante para poder categorizar os produtos capilares de forma a tornar nossas escolhas mais eficientes e específicas para nossos fios.

Se você tem outras amigas de cabelos crespos ou tem familiares com cabelos crespos, provavelmente já percebeu que suas madeixas têm características diferentes.

É essa divisão que faz com que alguns cabelos crespos formem cachos, enquanto outros estejam mais propensos para o black power, com cachos mínimos.

Se esse é o seu caso, você provavelmente se enquadra no cabelo de tipo 4C, e é importante entender quais são as características do seu fio a fim de poder fazer com que seus cuidados sejam ainda mais focados em potencializar toda a beleza dos seus cabelos.

Características do cabelo 4C

Antes de analisarmos mais de perto como funciona o cabelo do tipo 4C e entendermos quais cuidados são específicos para esse tipo de fio, é necessário explicar melhor quais são os fios que se enquadram nessa categoria.

Se você não sabe qual tipo de cabelo crespo é o seu fio, nós podemos te ajudar. Será que ele é um 4C? Os cabelos do tipo 4 são os mais crespos e o 4C é o último da lista e nem por isso o menos importante. Ele quase não forma cachos, pois seu fio é bem fininho, dessa forma, sua curvatura vem em formato de Z, além disso, sua aparência é mais opaca.

Por ser tão fininho, ele tende a encolher mais que os outros tipos de cabelo, assim consegue fazer aqueles black powers cheios de atitude. Mas não se engane, apesar de encolher, ele cresce sim! Tem muita gente que acha que não, mas o cabelo crespo disfarça o crescimento com o encolhimento.

cabelo 4C
Instagram: @4chairclub

Tipos de cabelo crespo

Como citamos acima, os cabelos crespos se dividem entre 4A, 4B e 4C. Cada um com uma característica própria.

  • O 4A tem cachinhos finos em forma de mola, com uma estrutura mais aberta entre os crespos;
  • O 4B fica no meio, entre ter alguns fios com cachos e outros não tão definidos;
  • O 4C é o mais crespo de todos e o foco do nosso post.
cabelo crespo masculino
Fios crespos curvatura – @gauchazh

Uma das características dos cabelos crespos é que eles precisam de bastante hidratação e nutrição, e o 4C precisa ainda mais, pois tendem a ter o aspecto mais ressecado, já que o óleo natural do couro cabeludo não conseguem chegar até as pontas, isso acontece devido a curvatura dos fios.

Hidratação para cabelo crespo

Já que citamos o assunto, vamos falar sobre hidratação para cabelos cacheados ou crespos. Por terem tantas curvinhas lindas, os cabelos precisam de mais hidratação, e quando falamos no cabelo 4C, essa hidratação deve ser ainda maior! Para facilitar ainda mais a nossa vida, existem diversas maneiras de fazer a hidratação em casa.

cabelo 4c
Instagram: @alexuscrown

Para isso, fique sempre ligada nos produtos que são para o seu tipo de curvatura, ou seja, que tenham indicação para cabelo 4C na embalagem. O processo de hidratação é bem simples, siga as instruções:

  • Lave o cabelo com um shampoo apropriado para os fios 4C e água fria;
  • Separe o cabelo em mechas;
  • Passe a máscara de tratamento mecha por mecha;
  • Espere o tempo determinado na embalagem;
  • Retire o creme lavando com água fria ou na temperatura ambiente;
  • Em seguida, passe o condicionador da sua preferência para fechar as cutículas;
  • Enxágue e pronto, um cabelo bem hidratado! Para potencializar o efeito, se jogue em produtos de finalização 😉

Outra dica, importante, é na hora de desembaraçar o cabelo. Tenha paciência para não arrebentar os fios e use sempre um pente com as cerdas largas. Use, também, cremes para ajudar. Para hidratar o cabelo ainda mais, faça um cronograma capilar. Os cabelos crespos tem falta de óleos, então uma hidratação com nutrição e restauração vão deixar seus fios crespos ainda mais lindos.

Cronograma para cabelos cacheados e crespos

Como cachear o cabelo crespo

Já sabemos que o cabelo 4C não cacheia naturalmente, e sua curvatura tem formato de Z, então, como cachear o cabelo? Existem diversas formas de cachear o cabelo, e as melhores são aquelas que não usam utensílios de calor, como a chapinha ou o babyliss. Mas, tem como? Tem sim!

Dedoliss <3

Para aquelas que vão usar apenas as mãos, é bem prático! Separe mechinhas e faça os cachinhos com os dedos. Um bom creme pode ajudar a mantê-los no lugar.

Bigudinho <3

São acessórios super fáceis de usar e os melhores amigos de quem está no período de transição capilar. Eles são compridos e basta enrolar nas mechas do cabelo. É legal fazer a noite e tirar no dia seguinte. Se não conseguir encontrar em lojas físicas, você pode adquirir esses novos aliados em lojas online

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por 4c Hair Daily Tips Styles (@4chairclub) em

Leave-in <3

O leave-in é um dos produtos mais queridos para quem gosta de cachear os cabelos. Além dele, existem diversos produtos que prometem deixar o cabelo com aspecto cacheado com mais facilidade.

O cabelo crespo merece todos esses mimos, mas sabemos que muitas vezes, quem tem o cabelo 4C está passando por transição para assumir de vez, e, também sabemos que esse período é difícil e exige muita paciência, principalmente na hora de fazer penteados e cortes.cabelo 4c

Corte de cabelo crespo

Geralmente, quem está passando por uma transição capilar, opta pelo corte para tirar as partes alisadas de química do cabelo e deixar o cabelo tomar uma forma mais natural.

Big Chop – @belezainterativa

As crespas de plantão estão sempre em busca de cortes que se adequem ao cabelo 4C, pois existe a questão do cabelo encolher bastante e não ficar do modo que se espera. Hoje, existem diversos profissionais especializados em cabelo crespo que sabem exatamente como tratar esse tipo de fio. Um dos cortes mais pedidos é o cabelo curto, pois além de ser sempre atual, ele dá mais forma, podendo até ser um black power poderoso.

E aí, curtiu as dicas? Conta para a gente como você trata o seu cabelo crespo poderoso 😉

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
  • Acho que o texto ficaria melhor se tivesse mais exemplos de cabelo tipo 4c. Muitas modelos com cabelo cacheado, saindo do foco do tipo 4c.

  • Tenho cabelo 4 c…
    E fico muito tristeza, quando tratamento para ele e vejo exemplos com fotos de outros tipo de cabelo. Pare que não funciona, entende?
    A proposta é para o cabelo ” indomável” 4c, mas a foto que aparece é de um cabelo 3a…

    • Oie, Marta!
      Colocamos mais inpirações de cabelo 4c, espero que goste! Tem alguma indicação de influencer que admire com esse tipo de cacho? Vou adorar conhecer 💜

  • >