CrespoTipos de Cabelo

Cabelo 4a: tudo que você precisa saber para cuidar desse tipo de crespo

cabelo 4a

Saber qual o seu tipo de cabelo é essencial para escolher os cuidados certos. Eles irão fazer com que seus fios fiquem mais bonitos e definidos em todo o seu potencial. O cabelo 4a é um tipo de cabelo cacheado que, com a hidratação adequada, fica ainda mais lindo. Entender quais são as características desse fio é muito importante.

Os cabelos cacheados e crespos eram geralmente colocados no mesmo grupo, sem aprofundamento sobre como cada tipo se comportava. Assim, não era falado sobre as formas adequadas de cuidar do seu cabelo de acordo com o tipo de curvatura e textura do fio.

Essa generalização é coisa do passado, ainda bem. Hoje em dia, os diferentes tipos de fios de cabelo ganharam nomenclatura própria, o que nos ajuda a entender a melhor maneira de cuidar e tratar dos nossos fios.

cabelo 4a
Instagram: @cachosmeel

Essa divisão vai desde o tipo 1a, que são os mais lisos, até o 4c, que é o mais crespo. Essa divisão foi importante para fazer com que as fórmulas de produtos de cabelo se tornassem tão específicas quanto possível.

Agora, quando vamos comprar produtos para tratar das nossas madeixas, podemos achar vários que são feitos pensando no cabelo 4a. Mas para saber se os seus fios se enquadram nesse tipo e entender as formas de cuidar deles, primeiro é preciso entender quais são as características desse tipo de cabelo.

Características do cabelo 4a

A divisão dos cabelos nas diferentes nomenclaturas se dá de acordo com o tipo de curvatura do fio. Conhecer essas características irá te ajudar a perceber quais são as necessidades das suas madeixas e a melhor forma de cuidar delas.

O cabelo 4a é classificado como um tipo de cabelo crespo, com cachos mais fechados e maior fator de encolhimento quando comparado com os tipos de cabelo da categoria 3.

Esses fios são macios e têm a capacidade de formar cachos definidos com o auxílio de um ativador de cachos mais consistente. Como todo cabelo crespo, esse tipo de fio é mais ressecado, o que acontece principalmente devido ao seu formato espiralado, que faz com que grande parte da oleosidade presente na raiz não consiga chegar nas pontas do cabelo.

Esse tipo de fio apresenta volume e, quando esticado, faz o formato da letra S. É o primeiro na classificação dos três tipos diferentes de cabelo crespo ou afro.

cabelo 4a
Instagram: @tayloranise

Como identificar o tipo de cabelo?

Pode ser que você esteja um pouco confusa em como identificar o seu tipo de cabelo crespo ou afro. Ainda que os três tipos compartilhem muitas características em comum, é necessário saber quais são as diferenças para poder identificar quais são os seus e poder focar seus cuidados.

O cabelo crespo do tipo 4a é o chamado crespo macio, que possui cachos pequenos e mais fechados, porém ainda muito definidos, semelhantes a molas.

O cabelo 4B é um tipo de cabelo crespo mais seco, que possui cachos ainda mais fechados e em formato de zigue-zague, sendo menos definidos do que os cachos do tipo anterior.

Por fim, o cabelo crespo do tipo 4c é um crespo sem formato definido, ou seja, sem definição e com maior volume. É o tipo de fio que geralmente forma o famoso black-power.

5 dicas essenciais para os cabelos 4a

Se você descobriu que tem cabelo 4a, está na hora de entender quais são as melhores formas de cuidar dos seus fios e quais dicas são essenciais para potencializar a beleza dos seus lindos cachinhos.

cabelo 4a
Instagram: @amaka.ae
  1. Faça um cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que alterna a reconstrução, nutrição e hidratação capilar. Cada uma dessas etapas é importante para fornecer diferentes ativos para os seus fios, como água, óleos e queratina, que são perdidos diariamente e são importantes para a saúde dos fios.

  1. Faça a umectação

Para além do cronograma capilar, o cabelo 4a precisa de um tratamento mais poderoso para mantê-lo hidratado e nutrido. A umectação com óleos é importante para manter os fios mais fortes e deixar o ressecamento longe.

  1. Cuidado na hora de lavar

Os cabelos cacheados e crespos não devem nunca ser lavados com água quente, pois isso fará com que eles fiquem ainda mais ressecados. Água sempre morna ou fria e, de preferência, procure não utilizar o shampoo antirresíduos com frequência, já que ele também contribui para ressecar os fios.

  1. Use produtos específicos para o seu tipo de fio

Muitos produtos têm em sua embalagem a denominação específica para cabelo 4a. Procure comprar sempre produtos específicos para o seu tipo de fio, já que a textura do seu cabelo é mais frágil e os produtos para o seu tipo de fio têm como ponto forte a hidratação da fibra capilar.cabelo 4a

  1. Não desembarace os fios secos

Os fios cacheados e crespos devem ser desembaraçados com os cabelos molhados ou úmidos, nunca secos, já que isso fará com que os fios se quebrem com mais facilidade.

cabelo 4a
Instagram: @naturally.endia

O cabelo 4a é um dos tipos de cabelo crespo, e saber as características dos seus fios é muito importante para cuidar deles. Se você tem cabelo 4c, veja esse artigo que é focadinho nos cuidados para os seus fios.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>