CacheadosDicasTipos de Cabelo

Cabelo 3c: 5 dicas para realçar a beleza desse tipo de fio

cabelo 3c

Os cabelos cacheados são lindos e, com os cuidados certos, têm sua beleza ainda mais potencializada. Conseguir os cachos perfeitos depende também de entender qual o seu tipo de cabelo a fim de poder comprar os produtos certos e escolher a finalização que mais se adequa ao seu tipo de cacho. O cabelo 3c, por exemplo, precisa de cuidados diferentes do cabelo 3A ou 4C.

Os diferentes tipos de cabelo são divididos em categorias exatamente com o intuito de tornar mais fácil a procura por produtos específicos. Essas indicações geralmente são apresentadas nas embalagens dos produtos, tornando mais fácil a vida das compradoras. Que maravilha, não é?

O cabelo 3c é  semelhante ao tipo 4A, e pode ser difícil entender qual o limite que separa um do outro. Por isso, apresentaremos nesse artigo todas as informações que você precisa para entender seus fios e saber a forma certa de cuidar deles.

Como é o cabelo 3c?

O cabelo cacheado do tipo 3C apresenta cachos bem fechados e definidos. O fio do cabelo é mais grosso e tende a ser mais ressecado, devido ao fato de que o formato espiral dificulta que a oleosidade da raiz chegue até as pontas dos fios.

Os cachos presentes no cabelo 3C se apresentam desde a raiz, com ondulações bem apertadas. O fato de ele começar a enrolar desde a raiz é um dos principais motivos para o ressecamento.

cabelo 3c
Instagram: @raianysusu

Por isso, é essencial que os cuidados para esse tipo de cabelo sejam focados em devolver aos fios a hidratação necessária para combater o ressecamento em excesso e evitar problemas como o frizz e as pontas duplas.

Dicas para o cabelo 3C

Conforme dissemos, os cuidados específicos podem ajudar os seus fios a se manterem bonitos por mais tempo, para que você possa fazer o famoso day after, e, dessa forma, evitar aquele momento quando, após lavar e finalizar os fios, temos um dia seguinte com cachos não tão definidos e fios amassados.

  1. Use os produtos adequados

O segredo para os cuidados do cabelo 3C é apostar nos produtos certos para esse tipo de fio. Ao utilizar produtos para cabelos cacheados, você fornecerá os nutrientes que irão devolver a nutrição necessária para os fios ficarem lindos.

Por isso, aposte em linhas completas para cabelos cacheados, dando prioridade para aqueles que são indicados para o tipo de cabelo 3C. De shampoo a condicionador, de máscara a creme para pentear, a variedade é grande.

cabelo 3c

  1. O corte ideal

O tipo de corte certo também faz maravilhas para o cabelo 3C. Pesquise para verificar quais os cortes de cabelo que mais te agradam e que podem facilitar a formação dos seus cachos de forma mais eficiente.

cabelo 3c
Instagram: @_parischardonnay
  1. Aposte na finalização

A finalização também é muito importante para os fios de cabelo cacheado.

Teste diferentes tipos de finalização para verificar qual é a que mais te agrada. Existem finalizações que focam na definição, outras focam no volume, e há ainda as que trazem ambas.

A texturização e a fitagem, por exemplo, são muito populares entre as cacheadas, e podem ser feitas de formas diferentes. O segredo é testar para verificar qual é o jeito que mais te agrada.

A fitagem consiste em enluvar mecha por mecha dos fios com o creme de pentear, com os fios ainda úmidos, esticando as mechas com os dedos para facilitar a penetração do produto. Ela ajuda a obter cachos mais definidos e com o volume controlado.

  1. Dê um toque de cor

A palavra aqui é versatilidade. O cabelo tipo 3C combina com qualquer cor. Se você está pensando em mudar a cor dos seus fios, faça suas pesquisas de acordo com o seu tom de pele para escolher a cor mais adequada.

Lembre-se que a coloração, assim como todo procedimento químico, é algo agressivo para os fios. Por isso, redobre os cuidados com as suas madeixas para que elas estejam fortes e saudáveis para receber a cor sem danificar os fios.

Os cuidados devem ocorrer antes, durante e depois da coloração, então mãos à obra e nada de preguiça, tá bem?

  1. Tenha os tratamentos como seus aliados

O cronograma capilar é o tratamento mais indicado para as cacheadas, já que consiste em uma rotina de cuidados capilares que alterna a hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

Dessa forma, teus fios receberão toda a água, vitaminas, nutrientes e proteínas que são perdidos naturalmente no dia a dia e de forma mais acentuada em cabelos com formato espiralado, fazendo com que eles fiquem mais lindos e hidratados.

cabelo 3c
Instagram: @prettywitty77

Existem muitas formas de montar um cronograma capilar, então faça uma análise dos seus fios para entender quais são as principais necessidades e monte um cronograma capilar com os produtos certos para o seu cabelo do tipo 3C.

Além dessas dicas, que tal testar luzes? O cabelo 3C também fica lindo com mechas. Sejam mais claras ou mais escuras, é uma excelente forma de mudar o visual. Não esqueça de manter os cuidados em dia para arrasar!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>