Ondulado

Cabelo 2c: aprenda como cuidar desse tipo de cabelo ondulado mais fechado

Cabelo 2c: aprenda como cuidar desse tipo de cabelo ondulado mais fechado

O cabelo ondulado é dividido em três subcategorias diferentes, sendo elas a 2A, 2B e 2C. O cabelo 2C é o que mais se aproxima do cabelo cacheado e, dependendo da forma como for finalizado, pode de fato formar cachos.

A divisão dos cabelos em tipos diferentes tem como intenção dividir os cuidados para deixá-los ainda mais específicos. Porque, afinal de contas, identificar aquilo que é mais apropriado para o seu tipo de cabelo fará com que você consiga comprar os produtos certinhos para as suas madeixas.

Se você identificou que tem cabelo 2c, provavelmente está se perguntando quais são os cuidados mais indicados para o seu tipo de fio para poder potencializar as suas ondas (ou cachos) e ter os cabelos do jeitinho que sempre sonhou.

Primeiramente é preciso aprender quais são as características do cabelo com cachos 2C para, então, entender como conseguir a definição que você deseja e saber quais são os cuidados mais indicados para os seus fios.

Quais são as características do cabelo 2c

O cabelo 2C tem como uma de suas principais características o fato de apresentar a raiz mais lisa, com ondulações se formando a partir do meio do comprimento dos fios.

As ondulações formadas pelo cabelo 2C são mais marcadas do que aquelas dos tipos de cabelos 2A e 2B.

Esse tipo de fios ondulados apresenta mais tendência a apresentar frizz e maior volume e, por isso, os cachos 2C são com frequência confundidos com o cabelo do tipo 3A, que já se encontra na categoria dos fios cacheados.

cabelo 2c curto
Instagram: @mariliaaguena

A textura desse tipo de fio, no entanto, é bem mais leve. A diferença entre o tipo 2C e o 3A é que os cachos 2C formam-se abaixo da raiz, com a curvatura sendo apenas no comprimento e não na parte do couro cabeludo.

Ainda que as ondas desse tipo de fio sejam mais semelhantes aos cachos, elas não mostram cachos tão definidos assim. É a finalização que fará com que esses cachos se formem e é por isso que é tão importante saber como fazer os cachinhos se formarem.

3 formas de como definir cabelo 2c

Algumas dicas podem fazer com que o seu cabelo 2C forme cachos de forma mais intensa. Em primeiro lugar, é importante caprichar no corte certo. O corte em camadas é um dos mais indicados para quem deseja mais volume e definição.

Na verdade, os cortes assimétricos de forma geral ajudam a trazer mais definição para os cachos 2C, então aposte nisso. Além disso, as finalizações são essenciais para auxiliar na formação dos desejados cachinhos. Vou falar dos três tipos de finalização que você deve apostar.

como deixar o cabelo ondulado

Fitagem

Uma das finalizações mais simples e democráticas, ela consiste em dividir os cabelos em mechas pequenas, aplicando creme para pentear em cada uma dessas mechas e amassando-as com as mãos.

Esse simples processo ajuda a fazer com que os cachos se formem e traz mais volume para os fios. Você pode aplicar mousse para cabelo para garantir que os cachinhos ficarão no lugar.

fitagem no cabelo 2c
Instagram: @linen.curls

Método LOC

Essa técnica de finalização une uma mistura de água, creme e óleo para ajudar a fazer com que os cachos fiquem mais definidos e durem mais tempo. Ela ajuda a hidratar, garantir brilho e trazer mais definição sem fazer com que os fios fiquem pesados.

cabelo 2c grisalho
Instagram: @carrie_jessica

Basta aplicar o óleo do comprimento até as pontas dos fios já limpos e ainda úmidos. Depois, aplique o creme de pentear do comprimento até as pontas e penteie os cabelos com os dedos, amassando os fios de baixo para cima.

Twist

O twist é uma técnica muito utilizada pelas gringas para trazer mais definição para os cachos. A ideia é torcer as mechas em espiral. Divida todo o cabelo em pequenas mechas. Pegue cada uma dessas mechas e divida em duas, enrolando uma parte na outra.

Então, prenda a ponta com um elástico e deixe os fios secarem assim. Quando eles já estiverem secos, aplique o óleo capilar ou o leave-in com cuidado e desfaça as mechas, amassando os fios.

Quais cuidados ter com esse tipo de cabelo

Para cuidar do seu cabelo 2C, é importante ajudar a distribuir a oleosidade do couro cabeludo para as pontas.

Esse cabelo é comumente misto, pois a curvatura do comprimento faz com que a oleosidade da raiz tenha mais dificuldade de chegar até as pontas.

cuidados cabelo 2c
Instagram: @senseofbeautybystephanie
  • Invista em hidratações e técnicas como a nutrição capilar. Ela ambém irá ajudar a fazer com que os fios formem os cachos com maior facilidade.
  • Adotar um cronograma capilar também é uma boa opção.
  • Use sempre produtos indicados para o cabelo 2C e cuide dos fios com frequência para ter certeza de que eles estão sempre saudáveis.

O cabelo 2C é um ondulado quase cacheado. Para conseguir os cachinhos que você deseja, é importante apostar na definição. Invista em produtos como o gel, geleia ou gelatina. Você sabe qual a diferença entre os três?

Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário e compartilhe!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>