Ondulado

Cabelo 2b: tudo que você precisa saber na hora de cuidar dos seus fios ondulados

Cabelo 2b

O cabelo 2b é uma das categorias do cabelo ondulado. Apesar de lindo, as donas desse tipo de madeixas podem sofrer com a dificuldade de definição dos seus fios. Porém, com alguns cuidados, é possível trazer a definição que você deseja para o seu cabelo.

As ondas do cabelo 2b costumam ser mais espaçadas e, além disso, esse tipo de fio apresenta uma quantidade maior de frizz.

A diferença de texturas ao longo do fio também contribui para que esse cabelo tenha maior dificuldade de definição.

Se o seu cabelo é do tipo 2b e você sofre para conseguir deixá-lo como quer, siga as dicas que serão apresentadas aqui para entender como transformar os seus fios.

Quais são as características do cabelo 2b?

O cabelo 2b é o cabelo do tipo ondulado. Nesse caso em específico, ele possui a raiz mais lisa do que o comprimento dos cabelos.

Essa característica é responsável por fazer com que toda a oleosidade natural dos fios fique concentrada na parte de cima da cabeça.

Quando essa oleosidade não é distribuída de forma igualitária, o comprimento tende a ser mais seco. Assim, fica mais propenso a problemas como a quebra dos fios.

As curvas do cabelo 2b são mais acentuadas do que as do cabelo de tipo 2a. No entanto, não tão fechadas quanto as do cabelo 2c, que é considerado quase cacheado.

A curvatura mediana e fina desses cabelos faz com que eles tenham a tendência de apresentar mais frizz quando comparados com os cabelos lisos.

cabelo 2b - finalização
Instagram: @onduladodeverdade

Quais os melhores cuidados do dia a dia para esse tipo de cabelo?

Alguns cuidados do dia a dia podem ajudar a fazer com que o cabelo 2b fique mais saudável, aumentando a definição das ondas e reduzindo o frizz.

Uma das principais dicas é a de fazer lavagens intercaladas, tomando o cuidado de não aplicar condicionador na raiz a fim de evitar o efeito rebote. A lavagem em dias alternados é um dos métodos mais indicados para esse tipo de fio.

Apostar em produtos mais leves, especialmente finalizadores, também pode ajudar a tornar os fios menos pesados. Apostar em cremes mais leves e umectação irá contribuir para a hidratação dos cabelos, fazendo com que a oleosidade seja melhor distribuída.

Além disso, secar os fios com o auxílio de uma toalha de microfibra ou camiseta de algodão é uma excelente forma de controlar o frizz em excesso. Aposte nesses itens ao invés de utilizar a toalha normal, que também contribui para aumentar a quebra dos fios.

Quais produtos usar no cabelo 2b?

Alguns produtos como a água termal para cabelo são muito indicados para quem tem cabelo ondulado. Esse produto irá aumentar a hidratação dos fios, fazendo com que eles fiquem mais fortes e saudáveis.

A gelatina é uma boa forma de aumentar a definição dos fios, já que a textura desse produto age na fibra capilar de modo a deixar as ondas mais definidas.

Aposte em leave-in leves, que penetram mais facilmente na fibra capilar, auxiliando na definição e finalização dos fios sem os deixar pesados.

cabelo 2b - leave-in

3 técnicas para finalizar o cabelo

Se você tem cabelo 2b e deseja aprender como finalizar os seus fios de forma a garantir definição, apresentaremos três técnicas que fazem muito sucessso.

Plopping

O plopping é uma técnica que consiste em secar os cabelos com o auxílio de uma camiseta de algodão e, ao mesmo tempo, ajudar na definição das ondas. Para tal, basta lavar e hidratar os cabelos como de costume.

Então, aplique um leave-in e penteie os fios com a ajuda de um pente de dentes largos. A seguir, amasse os fios e, por fim, jogue os cabelos para a frente, por cima da camiseta de algodão, usando-a para prendê-los em uma espécie de turbante.

cabelo 2b - plopping
Instagram: @confidenciasyalgomas

Durma com a camiseta na cabeça e, no dia seguinte, retire-a e solte os cachos do cabelo já seco. Ou você pode esperar até o cabelo secar mais e retirar a camiseta.

Difusor de cabelo

O difusor é um acessório muito conhecido das cacheadas, mas que também pode ajudar a dar mais definição ao cabelo 2b. Antes de utilizar esse instrumento, lembre-se de aplicar um protetor térmico para minimizar os efeitos do calor emanado pelo secador.

Fitagem

A técnica de finalização mais famosa entre as onduladas e cacheadas não poderia ficar de fora.

Para fazer a fitagem, escolha um creme de pentear de textura leve. Aplique nos cabelos, mecha por mecha, do comprimento até as pontas. Estique cada mecha após a aplicação, fazendo com que elas formem pequenas fitas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Julia Merética (@juliameretica) em

Então, use uma toalha de algodão para apertar as mechas de baixo para cima. Amassar os fios dessa forma irá ajudar a formar ondas mais definidas ou cachos.

O cabelo 2b, ou cabelo ondulado, é lindo e, com os cuidados certos, pode ter excelente definição. Utilizar um ativador de cachos também é uma forma reconhecida de fazer com que esses cabelos fiquem mais definidos.

Gostou dessas dicas? Compartilhe!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>