EstiloTendência

Box braids: 4 erros que você não pode cometer para as tranças durarem mais

box braids

As box braids são as mais famosas entre as tranças afro e tem tido um número cada vez maior de adeptas devido à sua beleza e praticidade.

Esse famoso trançado é um exemplo de resistência e originalidade. Essas tranças requerem cuidados para que se mantenham na nossa cabeça por mais tempo.

Dependendo da forma como cuidamos das nossas box braids, o tempo de duração desse estiloso penteado pode diminuir.

Sua duração depende também do ritmo de crescimento dos nossos fios, já que a raiz começa a ficar mais aparente conforme os nossos cabelos crescem.

O que são as box braids?

As box braids são tranças que são feitas desde a raiz e continuam por toda a extensão dos nossos fios. Elas podem ser mais finas ou mais grossas e unem os fios de cabelo natural com fios sintéticos.

Esses fios sintéticos podem ser de materiais diversos como o Jumbo, kanekalon ou a . O Jumbo é um material mais fácil de ser encontrado, mais leve e mais barato do que o kanekalon, sendo aquele que é mais utilizado pelas trancistas brasileiras.

Essa técnica de trançado tem forte cunho cultural e carrega muito peso histórico, representando a reconexão com as raízes africanas.

Muitas pessoas que estão passando pela transição capilar optam pelas box braids para poder mudar o visual e deixar que os fios cresçam naturalmente.

box braids
Instagram: @emily_rana

Ações que diminuem a durabilidade da trança

Após fazer as suas box braids, há algumas ações que podem ajudar a aumentar a durabilidade do penteado.

Em média, essas tranças duram três meses. Dependendo da forma como cuidamos delas e do nosso tipo de cabelo, esse tempo pode diminuir.

Quem tem fios finos pode perceber que suas box braids talvez durem menos tempo. É importante conversar com a trancista para entender como será a duração do seu penteado.

Não ter atenção ao couro cabeludo

Já sabemos da importância do couro cabeludo saudável para o bom crescimento dos fios. Quando fazemos as box braids, nossos fios de cabelo ficam protegidos pelo cabelo sintético, mas o couro cabeludo continua exposto.

box braids
Instagram: @boxbraidsbrasiloriginal

É preciso higienizar o couro cabeludo e aplicar produtos para a hidratação a fim de permitir que os fios que estão crescendo venham fortes e saudáveis.

Você pode colocar o shampoo em um borrifador para tornar o trabalho de lavar os cabelos mais fácil.

Procure também não lavar os fios com água quente, já que essa é mais prejudicial tanto para os seus fios naturais quanto para o cabelo sintético que será adicionado à sua cabeça.

Dormir com as tranças molhadas

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que as box braids não são muito fãs de água. Isso significa que você não deve lavar os cabelos com muita frequência quando estiver com esse penteado.

Além disso, a regra de não dormir com o cabelo molhado também serve para quem está com os cabelos trançados.

O atrito com o travesseiro quando os fios estão molhados fará com que a vida útil das suas tranças diminua bastante, então nada de dormir de cabelo molhado, tá?

Procure retirar o excesso de água dos cabelos após lavar as suas madeixas e dormir com os cabelos soltos, já que prender as tranças também poderá causar atrito excessivo e fazer com que os fios se quebrem.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Emily Rana (@emily_rana) em

Acúmulo de produtos

O acúmulo de produtos é outra prática que nunca é boa. É preciso enxaguar bem os fios para ter certeza que todos os produtos foram retirados.

Deixar muito produto acumulado nas suas box braids e no seu couro cabeludo fará com que seus fios fiquem pesados e prejudicará a saúde e o crescimento saudável dos seus cabelos, além de danificar os fios de cabelo sintético.

Também não é necessário aplicar produtos em excesso nas tranças. Apenas um óleo será suficiente para nutrir os fios e fazer com que as tranças durem mais.

Apertar demais as tranças

É claro que queremos fazer penteados mil com as nossas box braids, mas é preciso ter cuidado na hora de moldar as trancinhas.

Apertar demais as suas box braids em um coque ou com elástico poderá fazer com que os fios de cabelo sintético se quebrem com maior facilidade e também poderá fazer com que eles se soltem.

Prefira elásticos mais macios para prender os seus cabelos e não aperte demais para fazer coques ou rabos de cavalo. Grampos também podem ser usados, mas com cuidado para não machucar o couro cabeludo e com atenção para que eles não danifiquem as tranças.

box braids
Instagram: @jacyjuly

Além disso, apertar demais também poderá causar problemas como dor de cabeça em excesso, então nada de apertar, hein?

As box braids são lindas e uma excelente forma de inovar no visual e garantir estilo e atitude. Os cuidados certos farão com que suas tranças durem muito mais tempo. Você conhece os outros estilos de tranças bonitas que fazem a cabeça da mulherada? Comenta aqui!

Gostou dessa matéria? Compartilhe 

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>