FrizzLoiroVolumosos e Rebeldes

Botox matizador: o que é e para que serve?

botox matizadorbotox matizador

O cabelo loiro nunca sai de moda, em todas as suas tonalidades, texturas e estilos. Sempre há alguém querendo aderir ao visual, mas é importante lembrar de manter os cuidados em dia para não correr risco de desbotar a cor. É aí que entra o botox matizador.

Na verdade, são muitos os tratamentos existentes para quem quer manter a saúde dos fios em dia. São tantos que fica até dificíl saber direitinho para que serve cada tratamento e qual a melhor forma de aplicá-los.

Seja no salão ou em casa, cuidar dos cabelos é essencial para manter o brilho em dia. No caso de quem adere a procedimentos químicos como a coloração, é ainda mais importante, já que tais procedimentos tornam nossos fios mais fracos e propensos à queda e a quebra.

Você provavelmente já ouviu falar em botox quando falamos de tratamentos de estética focados em rejuvenescimento, e talvez até tenha visto aquelas listas de celebridades que fizeram botox. Nesse caso, estamos falando do botox no rosto, que é cada vez mais popular. Mas, caso você não saiba, também existe o botox capilar.

Acredito que você já tenha ouvido falar nele, afinal de contas, o botox capilar é um tratamento capilar bem conhecido nos salões de beleza, mas você já ouviu falar do botox matizador? O procedimento é bem parecido com o do botox tradicional, mas a diferença é que a fórmula foi desenvolvida pensando especialmente no cabelo loiro, fazendo com que a cor fique mais radiante e que o tom amarelado, desbotado ou alaranjado suma de uma vez.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o botox matizador, tratamento super indicado para quem curte o efeito do Botox e tem fios loiros!

Botox matizador no cabelo loiro: Para que serve?

Nossa fibra capilar é formada por uma série de itens como proteínas, vitaminas, água e nutrientes. Esses itens são perdidos diariamente em quantidades menores devido à exposição a luz solar, ao vento e a poluição, chamados de agentes externos.

Se você é adepta de procedimentos químicos como a coloração ou a progressiva, por exemplo, essa perda é acentuada, e os tratamentos capilares se tornam ainda mais importantes para manter a saúde dos seus fios em dia.

Caso contrário, nossos cabelos ficam fracos, opacos e sem vida, e todo o esforço do procedimento químico para deixar as madeixas em dia será em vão.

O botox matizador é bem parecido com o botox capilar já conhecido, ou seja, preenche os espaços faltantes na estrutura interna dos fios, proporcionando uma verdadeira reconstrução. O resultado é menos frizz, cabelo mais alinhado e com menos volume, mais brilho e maciez, maior controle da porosidade, aumento da resistência do fio, proteção contra agentes externos (como sol, vento, etc) e, como é rico em queratina, realmente hidrata o cabelo de verdade.

Todos esses benefícios?? Siiim!!!

Porém, a fórmula do botox matizador é diretamente focada no cabelo loiro, então consegue trazer ainda mais benefícios para as loiras, como cor radiante, sem desbotamento ou aquele tom amarelado ou alaranjado que toda loira quer passar longe.

O botox matizador, portanto, é aquele tratamento que consegue os benefícios do botox capilar e ainda matizar o cabelo loiro. Prático, rápido e ainda econômico, já que cumpre diversas funções ao mesmo tempo.

Botox capilar alisa?

Uma das preocupações de cacheadas e crespas é se o tratamento realizado tem como finalidade ou consequência o alisamento dos fios. Entendemos perfeitamente. Se quisermos um tratamento para mudar a estrutura dos fios, então vamos buscá-lo, não é?

Não queremos que o tratamento que deveria potencializar a beleza das nossas madeixas acabe por alterar a estrutura delas. Bom, mas não se preocupe caso você seja uma ondulada, cacheada ou crespa, porque você pode fazer o botox capilar sem problemas.

O botox matizador, assim como o botox capilar, não alisa o cabelo, como muitas pessoas podem achar. Na realidade, o tratamento promove a recuperação da massa capilar, oferecendo maleabilidade, hidratação, redução do volume e frizz, entre outros.

É importante dizer que o botox matizador NÃO é um tratamento alisante, como a escova progressiva, em que o objetivo principal do tratamento é o alisamento, ok? Fique atenta a fórmula do botox capilar e, se você não quer um efeito alisante, opte pela fórmula original, sem substâncias alisantes, como amônia e guanidina.

botox matizador
Botox capilar não tem função de alisamento – antes e depois – @leticiarodriguez

Como matizar o cabelo?

Outra preocupação que temos com frequência em relação a tratamentos capilares é quanto vai custar. Claro que queremos madeixas lindas, mas pode ser que não tenhamos o tempo ou a verba para ir para o salão toda vez que queremos cuidar dos nossos fios de forma mais intensa.

O botox matizador, que une os efeitos do botox capilar ao da matização, pode ser feito em casa ou no salão, e possui duração de cerca de, no máximo, um mês e meio.

No salão, o tempo para fazer o procedimento varia conforme o comprimento do cabelo e também a quantidade, mas geralmente, o tratamento é feito em duas a três horas. Durante o botox matizador, o cabelo é lavado com shampoo de limpeza profunda e o produto do botox matizador é aplicado. Para finalizar, o profissional escolhe entre enxaguar o produto e finalizar com secador e chapinha, ou manter o produto no cabelo loiro enquanto seca e passa a chapinha.

botox matizador
Instagram: @gosia.uniejewska

Já para fazer o botox matizador em casa, é necessário comprar produto especifico para esse fim, que pode ser encontrado em farmácias e lojas que vendem produtos para salões de beleza, e fazer o teste de mecha antes de iniciar o procedimento. Bastante atenção nas instruções da embalagem para que o resultado saía como o esperado! Esse não é o momento de inventar moda, ok?

Quem pode fazer botox matizador no cabelo?

O procedimento é indicado para fios loiros e que buscam os efeitos do botox capilar unidos à matização. Se o seu cabelo loiro está ressecado, poroso, seco, com pontas duplas, sem volume, sem brilho, muito fino, danificado ou com cor desbotada, o botox matizador é altamente indicado.

É super importante lembrar que o tratamento pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo loiro, porém, algumas marcas utilizam produtos químicos em sua composição e que podem prejudicar o seu fio, caso ele já tenha química, por exemplo. Por este motivo, é imprescindível fazer o teste de mecha, caso você faça o procedimento em casa, ou que procure um profissional de confiança para que faça por você.

Cuidados pós botox matizador

O resultado do tratamento pode ser visto logo após a primeira vez que se faz o tratamento. Você vai notar que o seu cabelo fica indiscutivelmente com menos frizz, volume controlado, brilho intenso, maciez, maleabilidade e cor radiante. Porém, como qualquer tratamento, após o procedimento também é importante seguir algumas recomendações. Fique tranqüila, pois são muito fáceis e práticas!

escova progressiva
Antes e depois botox matizador – @lorenalysbeautysalon_

Em primeiro lugar, faça hidratações semanais ou quinzenais, e cauterização a cada 30 ou 45 dias. Manter o cabelo bem hidratado vai fazer com que os efeitos do botox matizador sejam ainda mais duradouros. Outra indicação: não use shampoos antiresíduos, pois como eles limpam os fios profundamente, podem acabar retirando o botox matizador dos fios e ninguém quer isso, né?

Fez o botox matizador? Gostou do resultado? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>