CacheadosDicas

Botox em cabelo cacheado: destrói os cachos? Para que serve? Respondemos suas principais dúvidas

Botox em cabelo cacheado: destrói os cachos? Para que serve? Respondemos suas principais dúvidas

É provável que se alguém te perguntar se você costuma fazer botox, seu pensamento vá parar no tratamento estético de rejuvenescimento do rosto. Mas você sabia que é possível fazer esse tratamento em cabelo? O botox em cabelo cacheado é uma alternativa para fazer com que a saúde dos fios fique em dia.

Se você é cacheada e já ouviu falar na técnica de botox capilar, pode ser que tenha sido acompanhada da informação de que ela não serve para os seus fios porque irá alisá-los. Sendo esse o caso, quero te informar que não, o botox em cabelo cacheado não fará com que seus fios fiquem lisos. Isso desde que você tome os cuidados certos. Agora se você nunca ouviu falar dessa técnica, então teremos que partir do princípio e esclarecer o que é o botox capilar e quando ele deve ser feito.

De qualquer modo, as respostas para todas as suas dúvidas estarão nesse artigo. Se você quer aprender sobre o botox em cabelo cacheado, basta continuar lendo até o fim.

O que é o botox capilar?

beneficios do botox em cabelo cacheado
Instagram: @fashionbombhair

O botox capilar nada mais é do que um tratamento que busca repor a massa perdida pelos nossos cabelos. Ele ajuda a selar a parte externa dos fios, conhecida como cutícula. Dessa forma, ele é uma excelente técnica para recuperar cabelos que sofreram danos mais severos, perdendo parte de sua massa. Geralmente, esse tipo de fio fica mais fraco e propenso a quebrar facilmente.

O botox capilar, a exemplo do tratamento feito no rosto, irá preencher os buraquinhos dessa fibra capilar. Assim, ele faz com que a estrutura do fio seja reconstruída. É um tratamento a base de proteínas, sendo a queratina e o colágeno as que mais merecem destaque. No entanto, o botox realizado no cabelo não possui a toxina que é utilizada na pele, chamada de botulínica tipo A. Ele recebe esse nome apenas pela semelhança do efeito.

Pode usar botox em cabelo cacheado?

Uma das grandes dúvidas de quem pesquisa a respeito desse tratamento é a possibilidade de realizar botox em cabelo cacheado.

Isso porque alguns tratamentos que buscam reconstituir a fibra capilar acabam agindo diretamente na textura dos fios. Elas fazem com que esses fiquem mais lisos. Esse é o caso das donas de madeixas onduladas, especialmente aquelas enquadradas nos tipos 2A e 2B. Esse tratamento pode de de fato haver um alisamento nesse tipo de fio. Isso não ocorre, no entanto, em casos de cachos mais fechados.

antes e depois botox em cabelo cacheado
Ibstagram: @michelllearaujo

Então, se você é cacheada dos tipos 3A a 3C ou ainda crespa dos tipos 4A e 4B, não se preocupe. Esse tratamento não irá alisar as suas lindas espirais. Pode ser que ele cause um efeito que irá abrir os seus cachos. No entanto, esse efeito é temporário e logo eles voltarão ao normal, o que não ocorre em caso de alisamentos.

Qual o efeito do Botox no cabelo cacheado?

Um dos benefícios do botox em cabelo cacheado é que ele com que suas cutículas fiquem seladas. Isso acaba protegendo os seus fios dos danos causados por agentes externos. Ele também será responsável por distribuir melhor a oleosidade natural dos cabelos por todo o comprimento, deixando os fios mais hidratados, com brilho e maciez.

A ação do botox em cabelo cacheado contribui também para deixar os cabelos mais fortes e diminuir o frizz e as pontas duplas, deixando as madeixas mais brilhantes e macias ao toque. Ele pode abrir os cachos, fazendo com que o volume fique um pouco menos volumosos, como resultado da reposição dos nutrientes. É importante apenas ter certeza de que o produto aplicado é para o botox capilar, e não um alisamento.

resultado botox em cabelo cacheado
Instagram: @dandara.beauty

Passo a passo de como fazer botox em cabelo cacheado

Para fazer o botox em cabelo cacheado, é necessário escolher o produto indicado para tal fim. Verifique a fórmula do produto para ter certeza de que não há agentes alisantes como formol, ácidos ou tioglicolato de amônia.

1º passo: Lave seus cabelos com um shampoo de limpeza profunda, que irá remover possíveis partículas de sujeira que possam atrapalhar a penetração do produto nos seus fios.

2º passo: Aplique o produto para o botox em cabelo cacheado mecha por mecha, massageando bem os fios.

3º passo: Deixe agir de acordo com o período indicado na embalagem.

4º passo: Enxague, condicionando e finalizando como de costume.

No caso das cacheadas, finalize os seus cabelos com a ajuda de um difusor, para garantir que o calor do secador irá ativar produto e fazer com que ele penetre na sua fibra capilar.

O botox em cabelo cacheado tem duração média entre 30 dias e dois meses, a depender da forma como você irá tratar os cabelos após a aplicação do produto. É possível realizar esse poderoso tratamento em casa ou no salão. O botox em cabelo cacheado irá reconstruir a sua fibra capilar, fazendo com que ela fique mais forte e menos suscetível à ação de agentes externos. É possível optar pelo botox capilar caseiro, com resultados muito bons para os fios.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>