Diariamente somos expostos aos malefícios de agentes externos. A ação conjunta do vento, poeira e poluição, exposição prolongada ao sol e à umidade do ar causa danos à estrutura capilar, tornando-o opaco e ressecado. Para recuperar a saúde dos fios, recorremos a tratamentos como a hidratação. Mas existe um novo tratamento que tem atraído cada vez mais atenção de mulheres em busca de cabelos fortes e saudáveis: o botox. Não, não estamos falando do procedimento estético feito para eliminar rugas e linhas de expressão. O tratamento que citamos é o botox capilar, importante para quem deseja recuperar os cabelos dos danos sofridos diariamente.

Nunca ouviu falar? Então venha conosco que iremos explicar tudinho sobre essa técnica revolucionária para obter cabelos nutridos e protegidos de agentes externos, tão brilhantes que você achará que está em um comercial de shampoo.

O que é o botox capilar?

Antes de partir para o “como”, vamos descobrir o que é essa técnica. O botox capilar é um tratamento  que preenche os fios do cabelo a fim de devolver o brilho e elasticidade perdida pela ação conjunta dos chamados agentes externos.

Recompondo e nutrindo a fibra capilar, o botox evita a aparição de frizz e pontas duplas, dois grandes inimigos de qualquer pessoa que queira ter cabelos com aparência bonita. A proposta do tratamento é dar uma chance para que os fios recuperem seu aspecto saudável.

Embora o botox capilar não use a famosa toxina botulínica em sua composição, o tratamento recebeu esse nome porque sua forma de ação é parecida com a do botox facial, preenchendo os buracos que dão aspecto quebradiço aos fios, assim como o produto facial suaviza rugas e linhas de expressão no rosto.  

O botox capilar alisa o cabelo?

O produto contem uma série de nutrientes que agem em conjunto para recuperar o cabelo. Não há nenhum componente químico presente no tratamento, que é composto por aminoácidos e proteínas. 

Algumas pessoas tendem a confundir o botox capilar com a escova progressiva. Entretanto, é importante ressaltar que a progressiva possui formol em sua composição, produto químico responsável pelo alisamento dos fios e que tende a ressecá-lo. O botox capilar não irá alisar seu cabelo: ele irá hidratá-lo e nutri-lo de forma natural.

O que acontece muitas vezes é que, ao fornecer os nutrientes necessários ao cabelo, ele acaba se realinhando, o que dá a impressão de alisamento. Mas a intenção desse tratamento não é a de alisar. Por isso, é uma técnica indicada para todo tipo de cabelo para combater a falta de vitalidade.

Por não conter formol em sua composição, não há contra-indicação para o tratamento e, além disso, não há risco de coceira, alergia ou irritação nos olhos durante a aplicação, efeitos característicos da escova progressiva.

Como funciona e como fazer esse tratamento?

A forma de ação do botox capilar é muito simples: ele age nas partes do cabelo que precisam de reparo. A raiz do cabelo costuma ser mais grossa do que as pontas. Ao igualar a espessura de ambas, o tratamento elimina o volume excessivo, as pontas duplas e o frizz, deixando o cabelo sedoso e brilhoso.

Por ser um tratamento que oferece proteínas e vitaminas para a fibra capilar, ele é indicado principalmente para pessoas cujo cabelo é exposto diariamente aos danos causados pelo tempo e, também, por utensílios como secador e chapinha.

Dependendo do produto utilizado, seus resultados podem durar de 30 dias até cerca de dois meses, e após tal período é necessário fazer o retoque na raiz do cabelo. Embora esse seja um tratamento natural, também não é indicado pecar pelo excesso e realizá-lo semanalmente, pois as proteínas em demasia podem tornar os fios mais grossos. 

A aplicação é bem simples e costuma durar cerca de três horas. O primeiro será lavar o cabelo com um shampoo anti resíduos para retirar sujeira ou qualquer partícula que possa atrapalhar na penetração do produto.

Em seguida, deve-se remover o excesso de água do cabelo com o auxílio de um secador para, então, aplicar o produto mecha por mecha, da raiz até as pontas, massageando bem. Após deixar o produto agir pelo período indicado na embalagem, é chegada a hora de enxaguar o cabelo e selar com a ajuda do secador e da chapinha. E pronto, cabelos dignos de estarem em um outdoor!

Existe algum cuidado pós-aplicação?

Como a maioria dos tratamentos, o cuidado pós-aplicação será uma forma de garantir sua ação prolongada. Esses cuidados incluem lavar o cabelo com produtos indicados, geralmente especiais para quem realizou algum tipo de tratamento químico, além de realizar hidratações pelo menos a cada 15 dias.

Também é importante deixar o shampoo anti resíduos de lado após a realização do tratamento, pois tal produto pode remover o produto dos fios, além de reduzir tanto seu efeito quanto seu tempo de duração. 

Quais são os benefícios desse tratamento?

O botox capilar é um tratamento natural que repõe a massa perdida dos fios e que pode ser feito por qualquer pessoa que sente que poderia se beneficiar de hidratação e brilho extras. Isso significa que mesmo as cacheadas podem utilizar essa técnica sem medo: ele irá ajudar a controlar o frizz e a moldar aqueles cachos mais rebeldes que teimam em não tem forma assumida.

Esse também é um tratamento recomendado para quem não tem muita paciência para secar e passar chapinha nos cabelos todos os dias. Sabe quando você faz uma hidratação caseira e parece que fica mais rápido e fácil de finalizar o cabelo com o secador? Agora imagine isso multiplicado por semanas e você terá mais uma vantagem de fazer o botox capilar.

botox capilar