CuriosidadesMitos e Verdades

Botox capilar alisa? Qual a diferença para a escova progressiva? Saiba mais sobre o tratamento

botox capilar alisa

O botox é uma das febres para quem deseja conservar a aparência do rosto por mais tempo. E se essa técnica funciona para o rosto, por que não para o cabelo? Já ouviu falar que botox capilar alisa? Será que essa afirmação é verdadeira?

Nossos cabelos sofrem diariamente com a ação de agentes externos como o vento, o sol e a poluição. Quando juntamos a ação desses agentes com a de ferramentas de calor como a chapinha e o secador, o resultado são cabelos ressecados e com frizz. É aí que entram os tratamentos de recuperação dos fios. Mas o botox capilar alisa ou somente hidrata? Essa é uma dúvida comum, já que esse tratamento tem se tornado cada vez mais conhecido.

O que é botox capilar e para que serve?

Botox capilar é uma técnica de tratamento para os cabelos que busca preencher os fios e, dessa forma, devolver seu brilho e elasticidade. Ele ajuda a recuperar a saúde dos fios, fazendo com que fiquem mais brilhosos. Ao recompor a fibra capilar e fornecer nutrientes para a mesma, ele faz com que os indesejados frizz e pontas duplas diminuam e até mesmo desapareçam. Esse tratamento é aplicado diretamente nos fios do cabelo.

A proposta do botox capilar é ser um tratamento menos agressivo quando comparado, por exemplo, com a escova progressiva.

Quais os benefícios do botox para o cabelo?

Por ser um tratamento natural que busca repor massa e nutrientes nas nossas madeixas, o botox capilar alisa até certo ponto. Isso porque o que ele faz não é de fato alisar, e sim controlar o frizz e o volume, além de hidratar as madeixas.

Vamos fazer uma analogia: imagine que você está fazendo um bolo. Você pode colocar todos os ingredientes certinhos, mas se não tiver fermento,o bolo não vai crescer direitinho, certo?

Tratamentos que têm como objetivo a reconstrução dos fios funcionam como o fermento para os nossos cabelos. Isso porque é por meio deles que podemos repor a massa que é perdida diariamente e quando fazemos procedimentos químicos. Nossos cabelos necessitam de uma série de itens diferentes para ficarem saudáveis. Cada tratamento capilar tem como objetivo devolver esses itens. Se você fizer uma análise dos seus fios, conseguirá perceber do que ele está mais carente e decidir o tratamento ideal.

botox capilar alisa
Instagram: @elinis_perucci

Um problema que ocorre com frequência com mulheres cuja textura dos fios não é naturalmente lisa é se preocupar com o fato de alguns tratamentos terem como consequência o alisamento dos fios.

É importante deixar claro que nutrir e hidratar é diferente de alisar, e um não implica no outro. Há sim procedimentos químicos que alteram a estrutura dos fios, mas a intenção do botox não é mudar a textura. Esse é um tratamento capilar universal.

Isso significa que o tratamento pode ser feito por mulheres com todos os tipos de cabelo sem problemas. A ideia é tornar as finalizações mais rápidas e eficientes ao aumentar a maleabilidade dos cabelos. Esse tratamento vai selar as escamas dos seus fios, devolver a umidade natural de suas mechas e também a massa perdida.

Botox capilar alisa?

Já esclarecemos que botox capilar alisa até certo ponto. Esse método não chega de fato a alisar o cabelo, mas sim reduz o volume e promove o brilho.

Também mencionamos que tem gente que pode querer fazer um tratamento que alise e, ao mesmo tempo, cuide dos fios.

Parece lógico querer que um tratamento que vá mudar a textura dos seus fios também possa contribuir para a saúde deles. Assim, os  danos do alisamento são menores para a fibra capilar, certo?

Se esse for o seu caso, você provavelmente já ouviu falar de alguns dos métodos que falaremos abaixo.

Eles não são exatamente tratamentos, sendo classificados como procedimentos químicos. No entanto, a evolução das fórmulas faz com que seja possível, ao mesmo tempo, alisar e cuidar minimamente do cabelo.

1 – Botox x selagem

A diferença entre a selagem e o botox capilar está nos produtos utilizados, ainda que a intenção de ambos os tratamentos seja a mesma. Dessa forma, a selagem também pode ser feita por qualquer mulher com cabelos danificados que desejam recuperar um pouco do brilho e da elasticidade.

O resultado na finalização é muito semelhante entre os tratamentos – @suelen_ferreiraw @adrianahairoficial

A selagem é focada na reconstrução por meio da queratina. Em alguns casos, ela pode ser finalizada com algum produto focado no alisamento. Portanto, se você quer fazer a selagem, especifique que tipo de finalização você quer, sendo apenas para tratar ou também para alisar.

2 – Botox x escova progressiva

A escova progressiva é um procedimento químico de alisamento capilar. Isso significa dizer que ela não trata os cabelos, ao contrário do botox capilar. O produto utilizado na escova progressiva age na estrutura do fio, modificando-a.

escova progressiva
A escova progressiva garante um efeito liso por mais tempo – @samuk_hairmakeup

Por isso, a progressiva é muitas vezes responsável pela perda de massa capilar e de nutrientes. Esse procedimento pode ser feito com ou sem o uso de formol, e as quantidades dessa substância são reguladas pela ANVISA.

Botox capilar caseiro: veja como fazer em casa

Geralmente associamos tratamentos e procedimentos capilares com uma ida ao cabeleireiro. Sempre é interessante procurar um profissional para fazer mudanças radicais nos fios, mas é possível fazer tratamentos capilares em casa.

Muitos dos tratamentos que antes eram exclusivos de salões agora podem ser feitos no conforto do nosso lar. Para isso, basta comprar os produtos certos e seguir as instruções disponíveis na embalagem.

A aplicação de botox capilar é muito simples de ser feita, o que significa que você pode fazer o procedimento em casa. O primeiro passo é escolher o produto adequado. Para tal, veja a fórmula do produto a fim de verificar a presença de agentes alisantes como ácidos, formol ou tioglicolato de amônia.

Cheque se o produto não tem os ingredientes acima 😉

Se algum desses ingredientes estiver presente, não use o produto, pois ele é uma progressiva e não botox capilar. Isso acontece porque, devido ao grande sucesso do botox, algumas empresas fabricantes de escovas progressiva trocaram os nomes de seus produtos a fim de vender mais.

Próximos passos

Após escolher o produto indicado, lave seus cabelos com um shampoo antirresíduos para remover partículas de sujeira que possam interferir na penetração do produto. Lembre-se sempre de aplicar o shampoo apenas na raiz, o que será suficiente para que ele escorra e limpe o comprimento.

Então, remova o excesso de água e aplique o produto mecha por mecha, massageando bem. Deixe agir de acordo com o período indicado na embalagem e enxague bem. Finalize com o secador e a chapinha. Nesse passo você pode usar o Kit Sensation Secador e Prancha da Gama.

 botox capilar alisa
Instagram: @rapunzelcaseira

Cacheadas, não se preocupem, porque o secador e a chapinha servem apenas para ativar o produto, fazendo com que ele penetre ainda mais no fio. Seus cabelos não vão ficar lisos que nem na progressiva, tá bom?

Esse tratamento tem duração média entre 30 dias e dois meses, sendo necessário o retoque após esse período.

Quando dizemos que botox capilar alisa, a verdade é que ele ajuda a controlar o volume e eliminar o frizz, sendo o tratamento ideal para recuperar a saúde dos fios. Se a sua intenção é alisar, faça nosso quiz e descubra que tipo de alisamento é ideal para você.botox capilar alisa

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • Gostaria de saber se esse retoque que disse que é preciso dar após o uso do Botox é no cabelo como um todo ou na raiz? Ou seja, gostaria de saber se o produto sai do cabelo todo ou se a raiz que vai nascendo que é precisa de retoque?

  • >