DicasRessecados ou Secos

Blindagem capilar: o que é e como proteger os fios em casa

Blindagem capilar @rowisinghBlindagem capilar @rowisingh

Nossos cabelos necessitam de manutenção para manter a saúde em dia. Geralmente, quando falamos de cuidados capilares, pensamos em fazer uma hidratação ou mudar a cor dos nossos fios. No entanto, há uma técnica que é muito recomendada para quem quer reparar os danos em seus fios. Esse procedimento é chamado de blindagem capilar.

Se seus cabelos estão ressecados e sem brilho, seja pela ação de procedimentos químicos ou pela exposição diária a agentes externos como o sol, o vento e a poluição, a blindagem capilar pode ser o tratamento adequado para recuperá-los.

Se você não sabe a diferença entre a blindagem capilar e os demais tratamentos existentes, não se preocupe. Neste artigo explicaremos direitinho o que é esse procedimento e como você pode fazê-lo em casa.

O que é a blindagem capilar

A blindagem capilar é um tratamento que surgiu para recuperar cabelos opacos e com alto grau de ressecamento. Seu funcionamento é semelhante ao de uma reconstrução capilar, de modo que o produto age de dentro para fora.

Blindagem capilar @franzy
Blindagem capilar @franzy

Esse é um tratamento considerado preventivo, de modo a assegurar que seus fios estejam protegidos contra a ação de agentes que possam prejudicar a sua saúde.

Dessa forma, recomenda-se a blindagem capilar principalmente para aquelas que submetem suas madeixas a procedimentos químicos com frequência e, por isso, percebem um maior nível de ressecamento da fibra capilar.

Os benefícios desse procedimento podem durar por até quatro meses, a depender dos cuidados tomados após a sua realização. Indicado para todos os tipos de fios, esse tratamento irá literalmente blindar as madeixas, assim como se faz com carros para impedir agressões externas.

A blindagem capilar pode ser feita no salão, mas também pode ser feita em casa e com resultados excelentes. Se você sente que seus fios estão muito danificados, ela pode ser a solução perfeita para recuperar a vida de suas madeixas e protege-las contra possíveis agressões futuras.

Selagem x Blindagem

A selagem capilar é outro tratamento comum para cuidar de cabelos danificados, reduzindo o frizz e controlando o volume. Também pode ser realizada em qualquer tipo de cabelo, mas tem como principal diferença o fato de geralmente ser uma técnica alisadora.

Isso quer dizer que, ao fazer a selagem capilar, é comum finalizar os fios com um alisamento, o que geralmente não ocorre na blindagem capilar.

Outra diferença em relação aos tratamentos está no tempo de duração, já que a blindagem capilar costuma ter resultados mais duradouros do que a selagem.

Para escolher entre uma e outra, é necessário analisar os resultados e entender quais são as necessidades dos seus fios.

A selagem capilar busca também reduzir o volume dos fios, por isso o efeito de alisamento. Ela deve ser feita por quem busca um tratamento mais natural e menos agressivo que tenha como resultado a redução do volume e o alisamento dos fios.

Já a blindagem capilar é a solução perfeita para a reconstrução de fios quimicamente tratados, sem vida ou danificados. Esse processo busca reconstruir e cauterizar a cutícula capilar, não tendo, no entanto, um efeito de alisamento.

Ele irá agir diretamente na fibra capilar para recompô-la, tornando os fios mais fortes e menos propensos às ações danificadoras dos agentes externos, como se estivessem em uma capa de proteção.

Como fazer a blindagem capilar em casa

Uma das vantagens da blindagem capilar é ser um tratamento facilmente acessível, podendo ser feito em casa com resultados de salão. Existem muitos produtos específicos para esse tratamento disponíveis no mercado. Na hora de comprar, fique atenta ao rótulo para verificar se escolheu o produto adequado.

Para fazer a blindagem capilar em casa, é primeiramente necessário lavar os cabelos com um shampoo antirresíduos, a fim de remover possíveis resquícios de outros produtos capilares. No Kit Limpeza Profunda da Yenzah você encontra o shampoo antirresíduo e uma máscara de tratamento, que também vai ser utilizada nesse procedimento.

Então, enxague bem os fios e retire todo o excesso de água com a ajuda de uma toalha, lembrando de não a esfregar nos fios. Isso apenas irá fazer com que os mesmos se quebrem mais facilmente.

Divida os cabelos em mechas e aplique a queratina concentrada em cada uma dessas mechas, evitando a raiz e procurando fazer a aplicação de forma homogênea. Deixe o produto agir durante cerca de 10 minutos e enxague novamente, usando sempre água morna ou fria.

Então, aplique a máscara de tratamento de sua preferência, dividindo novamente mecha por mecha para uma aplicação igual por todo o cabelo. Enluve cada mecha com o produto.

Enrole o cabelo em uma touca plástica, para que o calor ative a ação do produto mais facilmente. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem. Aplique o leave-in com os cabelos ainda úmidos e finalize suas madeixas como de costume.

A blindagem capilar é o tratamento ideal para recuperar a saúde e o brilho de fios opacos e danificados. Ela pode ser aliada ao cronograma capilar para resultados ainda mais eficientes.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>