Nutrição CapilarTendência

Blend de óleos para cabelo: segredinhos para fazer a mistura de óleos ideal para seus fios

óleos para cabelo

Não é nenhuma novidade que os óleos ajudam muito na saúde dos fios. Eles trazem maciez, brilho e muita nutrição, não é mesmo? Mas, com tanta variedade de óleos para cabelo, é comum que surjam dúvidas em relação a como escolher o melhor óleo e também como usá-lo no cabelo.

Pensando nisso, nós criamos esse artigo, para te explicar tudo sobre óleos para cabelo. Assim, vamos te ajudar a potencializar ainda mais os benefícios desses queridinhos, através do chamado blend de óleos, uma misturinha com resultados mágicos!

Como escolher os óleos para cabelo?

óleos para cabelo
Instagram: @cachos_para_toda_vida

Existem tantos óleos diferentes, como de jojoba e o de coco, que pode ser bastante difícil escolher um só. A dica de ouro para saber qual óleo escolher para o seu cabelo é perceber qual é a necessidade dele naquele momento. Por exemplo, se você quer um óleo para cabelo que estimule o crescimento capilar, o óleo de alecrim e de cedro são excelentes opções a serem consideradas.  Já se você está em busca de nutrição profunda, o óleo de argan é uma ótima alternativa.

Entenda os benefícios de diferentes óleos

Cada óleo para cabelo oferece benefícios específicos para o fio. Para te ajudar na escolha entre um óleo ou outro, nós selecionamos 4 óleos para cabelo e vamos te apresentar quais são os benefícios de cada um deles.

Óleo de coco – É rico em vitamina K e ácido graxos, sendo ideal para tratamento de pontas duplas, de caspa e de excesso de oleosidade;

Óleo de rícino: Extraído da mamona e rico em ômega 6 e 9. Esse óleo acelera o crescimento capilar, hidrata, auxilia na queda e ajuda no combate da oleosidade;

Azeite de oliva: Rico em vitamina E e A, o azeite de oliva prolonga a vitalidade dos fios e protege o cabelo de fatores externos, como sol e vento;

Óleo de Argan:  É rico em vitamina D, A e ácidos graxos, possui ação antioxidante, trata a fibra capilar e o couro cabeludo, e é muito nutritiva.

óleos para cabelo

Como usar óleos para cabelo?

O óleo para cabelo pode ser usado de diferentes formas, como reparador de pontas, como potencializador da máscara de hidratação e até mesmo para massagens no couro cabeludo.

Uma das formas mais comuns e poderosas de usar o óleo no cabelo é através da umectação capilar. Na umectação noturna, por exemplo, basta passar o óleo escolhido nos fios secos, mecha por mecha, e massageá-los. Depois é necessário enrolar o cabelo em uma toalha ou tecido, para evitar o contato com o travesseiro. A etapa de lavar só deve ser feita depois de uma boa noite de sono. A lavagem deve ser feita com shampoo e condicionador, e o resultado é um cabelo nutrido, brilhante e macio.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Tamires Soares (@tamiressooarees) em

O que é o blend de óleos para cabelo?

Blend nada mais é do que uma combinação de óleos para cabelo. Essa combinação, feita de forma harmoniosa e equilibrada, é capaz de potencializar as características dos óleos. O blend de óleos é uma excelente forma de conseguir os benefícios de mais de um óleo de uma vez só. Bem bacana, né?

Porém, é super importante dizer que não adianta ir misturando vários óleos diferentes, para se criar um blend de óleos poderoso é necessário saber quais podem ser misturados, pois caso contrário o resultado pode não ser o desejado.

Quais óleos podem ser misturados?

Saber quais óleos para cabelo podem ser misturados não é algo complicado. Os óleos vegetais, como o de coco e o azeite de oliva, servem sempre como a base do blend. Já os óleos essenciais são um extrato de óleo e não devem ser aplicados sozinhos no cabelo ou no couro cabeludo.

óleos para cabelo
Um mix de óleos para tratar seus fios – @sna.agr

O blend de óleos, portanto, deve ser uma mistura de óleo vegetal + óleo essencial, sempre lembrando que a medida de óleo vegetal precisa ser maior. Vale destacar, também, que geralmente o uso de apenas um óleo essencial no blend já o torna poderoso. Veja abaixo duas receitinhas de blend de óleo, que podem ser usados na umectação diurna ou mesmo como reparador de pontas.

Para proteção do couro cabeludo e fortalecimentos do cabelo

– 1 gota de óleo essencial de lavanda;

– 1 gota de óleo essencial de melaleuca;

– 1 gota de óleo essencial de hortelã;

– 10ml de óleo de jojoba ou óleo de semente de uva.

Para fios sem brilho e com pontas duplas

– 30ml de óleo de argan;

– 3 gotas de óleo essencial de alecrim;

– 1 gotas de óleo essencial de gerânio.

Inserir os óleos nos cuidados capilares realmente traz muitos benefícios, mas é importante saber utilizá-los. Falamos sobre a propriedade de alguns óleos mas existem outro, como por exemplo o de rosa mosqueta que as cacheadas vão amar.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>