CrescimentoProblemas e CuidadosQueda

Para que serve a biotina para cabelo? Entenda os benefícios

biotina para cabelo

A queda capilar pode incomodar bastante e ter diversas causas, como falta de vitaminas, má alimentação e até mesmo estresse. Uma das vitaminas que pode ajudar no tratamento da queda capilar, além de oferecer outros benefícios para o cabelo, unhas e pele, é a chamada biotina. Aprenda abaixo mais sobre essa vitamina, em que alimentos encontrar, suplementação e para que serve a biotina!

O que é biotina?

A biotina é uma vitamina essencial do complexo B e é chamada também de B7 ou H. Essa vitamina ajuda a manter a saúde da pele, do cabelo e do sistema nervoso. Em relação ao cabelo especificamente, a biotina auxilia no combate a queda capilar, além de ajudar a acelerar o crescimento dos fios, que muitas vezes podem estar sem força para crescer de forma saudável.

Para que serve a biotina para cabelo?

A biotina é uma grande aliada no tratamento da queda capilar. Ela atua como um estimulante para que o cabelo cresça mais forte. Para combater a queda capilar, por exemplo, geralmente o recomendado é que se ingira de 5 a 10mg de biotina diariamente. Vale destacar que é necessário sempre a orientação do seu médico ou nutricionista.

cabelo longo com biotina
Instagram: @holistichabits

Vale destacar que a biotina pode ser encontrada em alimentos, em suplementos e até mesmo em ampolas de vitaminas capilares. Agora que você já entendeu para que serve a biotina, é válido destacar que o excesso dessa vitamina (que só ocorre por meio da suplementação) não causa grandes complicações. Isso por que o excesso é eliminado pela urina. Além disso, a deficiência dessa vitamina é algo não muito comum, mas que pode apresentar sintomas como: fraqueza nas unhas e cabelos, calvície, pele seca e escamosa, conjuntivite, dores musculares, aumento da glicemia, etc.

Quais são os benefícios da biotina?

Depois de compreender para que serve a biotina, chegou a hora de ficar por dentro de quais são os benefícios da utilização dessa vitamina. Confira abaixo e veja se essa vitamina pode atender as suas necessidades!

Para o cabelo

A biotina, como falamos anteriormente, ajuda na queda capilar. Ela funciona como um estimulante para que os fios cresçam de forma mais rápida e saudável. Ao que se indica por diversos estudos, a biotina está relacionada com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo.

biotina para cabelo liso
Instagram: @anisasojka

Para a pele

Já em relação a pele, a biotina ajuda no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Isso auxilia na melhora da saúde e na aparência da sua pele. Para que se tenha uma ideia melhor para que serve a biotina em relação a pele, a falta dela pode ocasionar em pele seca, escamosa e vermelhidão ao redor da boca e nariz.

Para as unhas

A ausência ou falta de biotina pode acabar ocasionando no enfraquecimento das unhas. Estudos sugerem que isso acontece porque a vitamina tem relação direta com a produção de queratina, que compõe as unhas.

Absorção de nutrientes

Assim como na pele, a biotina, em conjunto com outras vitaminas do complexo B, ajuda no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Isso auxilia que o organismo os absorva da melhor maneira, aproveitando todos os seus nutrientes.

Em que alimentos encontrar a biotina?

Como destacado no paragrafo “Para que serve a biotina no cabelo”, não é comum que se haja a falta dessa vitamina, já que a biotina pode ser encontrada em diversos alimentos. Alguns alimentos ricos em biotina são: amendoim, nozes, tomate, gema do ovo, cebola, cenoura, alface, couve-flor, amêndoa, carne vermelha, leite, frutas, sementes, farelo de trigo, avelã, pão integral, entre outros.

alimentos ricos em biotina
Alimentos ricos em biotina.

Em caso da falta de biotina, é possível também obtê-la através da suplementação nutricional, mas sempre com orientações do médico ou do nutricionista. A quantidade pode variar de acordo com a marca do suplemento e também de pessoa para pessoa.

As vitaminas capilares também têm biotina?

Aqui vai outra opção interessante para se usar a biotina! Em caso de queda capilar ou para fortalecimento dos fios, as ampolas de vitaminas capilar com biotina ou então shampoos que contenham essa vitamina, podem ajudar a fortalecer as fibras do cabelo e auxiliar no crescimento mais rápido e saudável. Esses produtos são facilmente encontrados em farmácias ou lojas que vendem produtos para salões de beleza.

biotina para cabelo cacheado
Instagram: @allthingshairuk

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe <3

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>