CacheadosEstilo

Bigudinho: conheça um novo aliado para a definição dos cachos

bigudinho

Quem tem cabelos cacheados ou crespos sabe que, por vezes, pode ser complicado conseguir o nível de definição que queremos. Por isso, existem muitas técnicas que podem ajudar a definir os fios, desde a fitagem até o uso do bigudinho.

Cada mulher tem sua técnica favorita para conseguir a definição dos sonhos e deixar os famosos espirais dignos de estampar a capa de uma revista.

É claro que, para conseguir definir as molinhas do jeito que queremos, é preciso manter os cuidados capilares em dia. Assim, os fios estarão mais maleáveis e saudáveis.

Se você não conhece muitas técnicas de texturização ou nunca ouviu falar no bigudinho, não se preocupe que iremos apresentar esse poderoso acessório e explicar direitinho como usá-lo.

O que é o bigudinho

O bigudinho, também conhecido por bigudins ou bigodim, é um acessório de texturização que dá grande auxílio para conseguir os cachos perfeitos.

Ele tem formato espiralado e, quando utilizado nas madeixas na hora da texturização garante cachos mais definidos e com pouco frizz.

Esse acessório é muito interessante porque permite mudar o nosso tipo de cacho. De acordo com o bigudinho escolhido, também ajuda a igualar as texturas para aquelas que estão passando pela fase da transição capilar.

Assim, ele é um acessório muito versátil que permite dar formatos diferentes para os fios,. Isso porque, com o bigudinho, será possível desenhar o cacho da forma quisermos.

Quais os tipos de bigudinho que existem?

Como deu para perceber, existem muitos tipos de bigudinho disponíveis no mercado, variando de acordo com o modelo e a espessura.

A parte boa é que esse é um acessório facilmente encontrável em lojas de cosméticos e que costuma ter um preço bem acessível. Vamos ver, então, os principais tipos de bigudinho?

bigudinho
Instagram: @emtran.sicao

O bigudinho do tipo espiral é o mais clássico entre todos, sendo geralmente indicado para quem tem cabelos curtos. Ele tem, como o nome ressalta formato em espiral e deve ser usado na vertical, enrolando na mecha de cabelo até chegar na raiz.

O bigudinho flexível tem espessura variada, permitindo que você escolha aquela que acreditar ser mais adequada de acordo com o tamanho das suas madeixas. Ele deve ser colocado na horizontal, enrolando até chegar na raiz.

Já o bigudinho tipo circular é um acessório que deve ser colocado na ponta do cabelo e enrolado até chegar na raiz e, então, as duas pontas devem ser unidas de modo a formar um círculo.

É importante ressaltar que podemos misturar os diferentes tipos de bigudinho para conseguir um visual mais natural, com cachos de tamanho variado.

Alguns acessórios são feitos de modo que seja possível prendê-los nos fios sozinhos, sem a necessidade de grampos ou elásticos. Outros precisam desses acessórios para garantir que permaneçam nos fios. Preste atenção nisso na hora de comprar o bigudinho escolhido.

Como fazer essa texturização?

bigudinho
Instagram: @emtran.sicao

Fazer a texturização com a ajuda do bigudinho é muito simples. Seus cabelos devem estar já limpos e desembaraçados, mas ainda úmidos.

Então, divida as madeixas em seções iguais, procurando fazer com que as mechas de cabelo não sejam grandes. Assim fica mais fácil na hora de enrolar o acessório nos fios.

Então, pegue uma mecha e aplique o creme de pentear na quantidade que você costuma usar. Alguns tipos de creme de pentear possuem óleos nutritivos em sua fórmula, garantindo com que o efeito dure mais tempo.

Comece a enrolar o acessório pelas pontas, indo na direção da raiz. Alguns bigudinhos vêm com elástico para que possamos prender o acessório.

Outros devem ser presos com a ajuda de grampos ou presilhas. O circular se prende sozinho, bastando unir as pontas do bigudinho.

Repita esse procedimento em todas as mechas, aplicando sempre a quantidade de creme ideal para que o cabelo não fique muito pesado e dificulte a formação dos cachos.

Quando todos os fios estiverem enrolados nos bigudinhos, está na hora de esperar as madeixas secarem.

Dica

Você pode esperar secar naturalmente ou utilizar um secador de forma a acelerar o processo.

No entanto, se você for usar o secador, lembre-se de escolher um produto que possua proteção térmica. Esse  tipo produto irá minimizar a ação do calor do utensílio nos seus fios e garantir que eles não fiquem ressecados.

Finalizando a texturização

Quando os cabelos estiverem secos, está na hora de remover os bigudinhos. Essa remoção deve ser feita com cuidado, mecha por mecha, para facilitar a abertura dos cachos.

É nessa hora que você pode decidir o formato final dos cachos, dependendo do tanto que os abrir. Abrir mais evita um efeito artificial. Então, a texturização está feita e você está pronta para arrasar com seus lindos cachos.

O bigudinho é um excelente acessório para quem deseja cachos definidos. Você pode seguir o formato natural dos cabelos, se souber qual o seu tipo de cacho, ou defini-los de forma diferente para inovar.

A @thuaanycordeiro fez um passo-a-passo super legal!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Maria (@dicas.para_cacheadas) em

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>