ColoraçãoDicas

Banho de petróleo no cabelo: uma técnica para renovar a cor dos cabelos escuros do jeito certo

Banho de petróleo no cabelo: uma técnica para renovar a cor dos cabelos escuros do jeito certo

Se você tem cabelo preto, pode ser que já tenha ouvido falar da nova técnica que está fazendo a cabeça das donas de madeixas escuras: o banho de petróleo no cabelo.

Independente da cor dos seus fios, na verdade, você deve pensar quais são as melhores formas de dar mais brilho para os cabelos e fazer com que eles fiquem com aspecto saudável por mais tempo.

São muitos os tratamentos existentes para todas cores de cabelos e tipos de fio. De vez em quando surgem técnicas indicadas de forma mais específica para as donas de certas tonalidades.

Digamos que isso faz sentido, vai: não é todo produto que vai em cabelo escuro que pode ser aplicado nas madeixas mais claras e vice-versa. O banho de petróleo no cabelo é uma dessas técnicas.

Esse tratamento irá promover pigmentação intensa, maciez e brilho extra para os seus cabelos. Ou seja, só li coisas boas.

Mas se você nunca ouviu falar do banho de petróleo no cabelo e não faz ideia de como funciona essa técnica, não se preocupe. Eu vou explicar cada detalhe.

Para que serve o banho de petróleo no cabelo?

Eu sei que pelo nome parece que o próximo passo vai ser dizer para você mergulhar a cabeça em um barril de petróleo ou algo digno de desenho animado, mas relaxa que não é nada disso.

O banho de petróleo no cabelo tem esse nome somente porque o principal componente desse procedimento é um óleo super nutritivo chamado quina de petróleo.

resultado do banho de petróleo no cabelo
Instagram: @_juulianamello

Esse óleo promove um efeito ultra brilhante nos fios e é super pigmentado, exatamente por vir do petróleo. Por isso, ele tem a capacidade de devolver o escuro intenso dos fios pretos, fazendo com que eles fiquem ainda mais brilhantes.

Tem diferença entre banho de brilho e banho de petróleo?

Pode ser que você esteja se perguntando se o banho de petróleo no cabelo não é nada além de um banho de brilho, mas acredite, há diferença entre ambos os tratamentos.

O banho de brilho não contém quina de petróleo em sua composição, sendo feito somente com uma máscara de hidratação comum e o tonalizante indicado para a cor dos seus fios.

Portanto, esse tratamento pode ser feito em basicamente todas as cores de cabelo. Já o banho de petróleo é indicado apenas para cabelos escuros, devido ao seu alto poder de pigmentação.

Além disso, é possível fazer com que o banho de petróleo no cabelo fique ainda mais potente ao acrescentar máscara reconstrutora na sua misturinha.

Ampolas de vitamina também podem ser utilizadas para potencializar o brilho. Dê preferência para a vitamina E e vitamina A. Seus cabelos com certeza irão agradecer esse tratamento tão poderoso e brilharão como nunca.

reconstrução caseira

De quanto em quanto tempo precisar fazer essa técnica?

O banho de petróleo no cabelo pode ser feito quando você perceber que seus fios estão ficando opacos e sem vida.

A duração média desse tratamento é de cerca de dois meses. É possível prolongar o efeito tomando alguns cuidados básicos. Por exemplo, não utilizar shampoo antirresíduos e prestar atenção na temperatura da água ao lavar os fios. Quanto mais você lavar os seus fios, mais rapidamente a pigmentação irá desbotar.

É importante ressaltar também que os cuidados rotineiros com os fios irão garantir que o efeito do banho de petróleo no cabelo dure mais tempo.

anho de petróleo no cabelo cacheado
Instagram: @jasmeannnn

Por isso, mantenha a sua rotina de cuidados capilares em dia para garantir que seus fios receberão toda a água, vitamina e nutrientes que necessitam para ficarem fortes e saudáveis.

Como fazer o banho de petróleo no cabelo

Como esse tratamento tem alto poder de pigmentação, é importante usar roupas velhas e luvas. Para fazer o banho de petróleo no cabelo, você vai precisar de:

– Tonalizante

– Máscara de tratamento da sua preferência

– Quina de petróleo

Passo a passo

1º Você deve colocar o tonalizante escuro de sua preferência em um recipiente de plástico.

2º Adicione três colheres de sopa da máscara que você costuma usar e uma colher de sopa de quina de petróleo, que é facilmente encontrável em farmácias.

3º Mexa a mistura até ficar homogênea e aplique nos fios lavados e ainda úmidos, enluvando mecha por mecha.

4º Aguarde cerca de 30 minutos e enxague com água morna ou fria, retirando toda a mistura dos fios.

5º Condicione e finalize como de costume.

Também é possível fazer o banho de petróleo no cabelo sem utilizar a quina de petróleo.

Nesse caso, você irá precisar do tonalizante, de um fixador de cor, uma ampola de vitamina. Além de três colheres de sopa da sua máscara de hidratação preferida.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Arautos Store (@arautosstore) em

Misture todos os ingredientes em um recipiente plástico e aplique nos fios seguindo o mesmo passo a passo acima.

O banho de petróleo no cabelo é um tratamento indicado para as donas de madeixas escuras que desejam fazer com que seus fios recuperem o brilho. É uma das formas de escurecer o cabelo naturalmente e pode ser facilmente feito em casa.

O que achou dessa dica? Deixe aqui nos comentários, e não esqueça de compartilhar!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>