Dicas

Autocuidado: qual é a sua importância, o que cuidado capilar tem a ver com isso e como começar hoje mesmo uma nova rotina!

Autocuidado: qual é a sua importância, o que cuidado capilar tem a ver com isso e como começar hoje mesmo uma nova rotina!

A rotina é cheia de compromissos, mas ela não pode ser um impeditivo para que a gente se esqueça do autocuidado, que faz bem para a alma e para a saúde em geral. Se cuidar é um ato de amor com si próprio e o mais bacana é que criar uma rotina de autocuidado não é algo complicado, sabia?

É necessário se permitir apertar o botão da pausa de vez em quando. Vem com a gente aprender mais sobre autocuidado, dicas de autocuidado e o que o cuidado com os fios tem a ver com isso!

A importância de manter uma rotina de autocuidado

Em tempos cada vez mais confusos e em que as pessoas estão mais ansiosas como o que vivemos, ter autocuidado, como manter hábitos saudáveis com o corpo e prestar atenção na saúde mental, se torna ainda mais importante.

momento de autocuidado
Instagram: @melissa.frusco

Você anda ocupada demais com as responsabilidades e esquecendo do seu bem-estar e da sua saúde em geral? Talvez seja a hora de rever a sua rotina e criar novos hábitos, para que a sua saúde melhore, e também o seu bem-estar, que é fundamental para que as atividades do dia a dia possam ser feitas da melhor maneira possível.

Cuidar do cabelo é autocuidado

Autocuidado está relacionado a tudo que se faz com o objetivo de cuidar de si mesmo. Nesse sentido, fazer os seus exames regularmente, praticar exercícios físicos e se alimentar bem é autocuidado.

Até mesmo ter relações saudáveis, dormir bem e também fazer coisas de que gosta, como assistir um bom filme, ler um livro, fazer uma limpeza de pele, cuidar do cabelo, entre outras coisas é cuidar de si.

Em relação aos cuidados capilares, que também são uma forma de autocuidado, é muito importante que aconteça, em conjunto, o autoconhecimento capilar, que nada mais é do que a gente conhecer o nosso cabelo e entender as suas características. Os cuidados capilares podem ser, então, uma maneira de se cuidar, mas também de descoberta de identidade e até uma ajuda para se posicionar no mundo, se autoconhecendo melhor.

Como praticar o autocuidado?

Como falamos, o autocuidado pode ser praticado das mais diferentes formas, como manter seus exames em dia, se alimentar bem e até mesmo tirar um dia para relaxar e descansar.

Você pode começar praticando hoje mesmo, sabia? Dormir bem já é autocuidado.

Tenha um momento para si: como montar seu Day Spa

Se animou para começar a sua rotina de autocuidado? Nós vamos te mostrar algumas dicas de como montar seu Day Spa, um dia de relaxamento, descanso e muito autocuidado.

Confira abaixo nossas dicas de autocuidado e já planeje quando vai acontecer o seu Day Spa! Que tal repetir esse dia de autocuidado uma vez por semana ou a cada 10 dias? Tirar um tempo pra você é importante para a sua saúde em geral!

rotina de autocuidado
Instagram: @lacandi.dayspa

Faça um tratamento caseiro para os cabelos

Não deixe de cuidar do seu cabelo no seu Day Spa. A hidratação caseira com babosa é realmente eficaz, fácil de fazer e com resultados imediatos. Confira abaixo o passo a passo de como fazer!

1º passo: Corte uma folha de babosa e retire a parte pastosa;

2º passo: Bata o miolo no liquidificador junto com um copo de água fria;

3º passo: Em um bowl, coloque a mistura e o seu creme de hidratação;

4º passo: Passe no cabelo e deixe agir por 45 minutos;

5º passo: Lave o seu cabelo com água corrente e passe shampoo e condicionador. Prontinho!

Assista um filme ou série

No seu Day Spa não deixe de ver filmes e séries que você gosta. Algumas dicas de filmes inspiradores: “Comer, Rezar e Amar”, “ Uma linda mulher”, “O menino que descobriu o vento”, “O despertar de Motti”, “Felicidade por um fio”, “Amor sem escalas”, “Para todos os garotos que já amei” e “Minha mãe é uma Peça”. Já se você é fã de séries, “Downtown Abbey” e “Uma amiga genial” são boas opções para serem pesquisadas. Você pode assistir alguns desses filmes online.

assistir um filme é autocuidado
Instagram: @stellciaa

Medite

Meditar também pode te ajudar a relaxar no seu Day Spa. Acenda velas aromáticas para que o ambiente fique mais zen e aconchegante. Depois, sente-se com as pernas cruzadas e a coluna ereta e inicie a sua medição.

Uma boa dica é procurar por aplicativos de meditação guiada, que podem te ajudar a relaxar ainda mais.

Gostou dessa  dica? Conta aqui nos comentários como você pratica autocuidado e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>