Ativos encapsulados, nanocosméticos, cápsulas. Se você leu essas palavras e achou que abriu um texto de química por engano, não se assuste. Essa tecnologia inovadora que promete revolucionar o mercado de cosméticos começou a ser implementada recentemente no Brasil, e precisamos falar mais sobre ela e seu alto poder de hidratação e recuperação do cabelo danificado.

Vivemos a era em que a tecnologia se colocou a favor dos cosméticos, e constantes avanços tem sido feitos para tornar a vida daqueles que desejam cuidar de sua pele e madeixas mais fácil, prática e eficaz. A cosmetologia é o segmento que tem mais avançado na indústria de beleza, e a nanotecnologia é uma de suas inovações mais comentadas no momento. Mas como isso tudo se aplica ao seu cabelo?

Na busca por aliar beleza e praticidade, muitas mulheres recorrem a tratamentos como os alisamentos. No entanto, embora esse possa apresentar muitas vantagens, é também responsável por danificar o cabelo, fazendo com que surjam pontas duplas e frizz, além de deixá-lo mais quebradiço.

Em relação às hidratações, a maior queixa é em relação à sua baixa durabilidade e, em alguns casos, eficácia. Então, por isso, é comum que se busquem produtos que prometem maior intensidade e menos danos na hora de tratar o cabelo. E é aí que os ativos encapsulados vão entrar.

O que são os ativos encapsulados?

Se você costuma ler sobre o universo capilar com frequência, com certeza já se deparou com a palavra ativo, ou então com o termo princípio ativo, que nada mais é que do que a substância existente na formulação de produtos e medicamentos, responsável pelo seu efeito.

Quando procuramos por um remédio ou produto de beleza, é comum ouvir falar que o princípio ativo é esse ou aquele, e alguns ativos costumam ser mais indicados dependendo de qual é o problema que buscamos solucionar.

Os ativos encapsulados nada mais são do que esses ingredientes responsáveis pela ação do produto que são literalmente colocados dentro de cápsulas bem pequenas. Por isso se fala em nanopartículas: é tudo muito pequeno mesmo, embora seu efeito seja enorme.

Como esses ativos agem?

Os ativos encapsulados possuem grande afinidade com nosso cabelo e, por isso, se fixam de forma mais intensa na fibra capilar, não saindo mesmo após o enxague. Mas isso não significa que ele tornará o fio pesado.

Essas pequenas cápsulas serão responsáveis por fazer com que o efeito do produto seja ainda mais potencializado e, portanto, seus resultados serão extraordinários para a saúde do cabelo.

A escolha dos nutrientes aos quais a fibra capilar será exposta é feita de acordo com o que ela necessita.

Qual a diferença entre produtos com ou sem esses ativos encapsulados?

As moléculas de princípios ativos presentes em produtos capilares comuns são de diferentes tamanhos e, por isso, não costumam aderir à superfície da fibra capilar por mais tempo. Então, seu efeito se torna menos duradouro. Quando esse ativo é encapsulado, ele irá grudar na fibra capilar, e seus benefícios serão sentidos por mais tempo. Essas cápsulas irão se quebrar ao longo do dia, liberando os ativos diretamente no fio do cabelo e fazendo com que seu resultado se prolongue.

Desse modo, sua fibra capilar será regenerada a cada instante e seu cabelo se tornará mais saudável e brilhoso por um período maior. Ao repor os nutrientes que os fios precisam, os ativos corrigirão as falhas que causam a quebra do fio.

Quais são os benefícios desse tipo de tratamento?

Logo de cara é possível entender que o tratamento com ativos encapsulados é mais duradouro e gera menos resíduo do que os tratamentos convencionais. Imagine poder tratar do seu cabelo por mais tempo, tendo menos trabalho e conseguindo resultados de salão? Essa é a promessa dessa técnica.

Produtos com ativos encapsulados irão auxiliar na devolução do brilho e hidratação do seu cabelo, e sua composição e forma de ação garantem que ele não se acumule e não deixe o fio pesado ou oleoso em excesso.

Na verdade, esse produto também serve para combater a oleosidade excessiva, desidratação e descamação do couro cabeludo. De quebra, ele também ajudará na quebra e queda do cabelo, fazendo com que suas madeixas cresçam fortes e de forma saudável.

Esse tipo de tratamento é especialmente indicado para mulheres cujo cabelo se encontra muito danificado. Ele irá selar as cutículas do fio, proporcionando efeito anti-estático e condicionador que levará à redução de frizz, aumento do brilho e efeito macio, sem oleosidade. Parece que há muitas vantagens em recorrer a esse tratamento!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os ativos encapsulados e as vantagens que eles podem apresentar ao tratamento do cabelo, veja 5 dicas interessantes para aquelas que desejam acabar com o sebo dos fios e dizer tchau à oleosidade do cabelo.