DicasProblemas e Cuidados

As melhores dicas de cabelo para conquistar fios mais bonitos

dicas de cabelo

Toda hora é hora de cuidados capilares. Afinal de contas, queremos que nossas madeixas estejam sempre lindas e saudáveis e, para isso, é necessário dar atenção a elas. Neste artigo elencarei algumas das principais dicas de cabelo para que você tenha reunido, em um único lugar, tudo aquilo que precisa saber sobre seus cabelos.

Quando falamos em dicas de cabelo e cuidados capilares, estamos tratando de um assunto muito abrangente. Afinal de contas, saber cuidar dos cabelos vai desde entender quais produtos escolher até aprender a melhor finalização ou como reparar as pontas duplas.

Cada tipo de cabelo merece cuidados diferentes e, por isso, existem cada vez mais produtos específicos no mercado, focados nos diversos estilos capilares. Uma análise do seu tipo de fio e das condições dele é essencial para poder focar ainda mais os cuidados.

As principais dicas de cabelo

dicas de cabelo
Instagram: @tmzcaroline

Lavar, condicionar, hidratar. Esse be-a-bá dos cuidados capilares parece já nascer com a gente, mas será que sabemos como fazer cada uma dessas etapas direitinho?

Pode ser que, por estarmos acostumadas a pensar nessas tarefas de maneira automática, não damos a atenção necessária para que elas sejam executadas como devem.

Isso quer dizer que, ainda que você esteja cuidando dos seus cabelos de acordo com o recomendado, pode estar aplicando técnicas que mais atrapalham do que ajudam.

Entre as diferentes dicas de cabelo, deve-se apontar escolher os produtos adequados para o seu tipo de fio, bem como comprar acessórios como escova que sejam indicados para cuidar das suas madeixas.

  1. A lavagem dos cabelos

A hora de lavar é muito importante para os cuidados capilares, e deve-se ter atenção para algumas etapas a fim de obter os melhores resultados possíveis.

Por exemplo, se você tem mania de lavar os cabelos com água quente, saiba que essa prática não é nada boa.

A água quente contribui para abrir as escamas da fibra capilar, deixando que a hidratação que está ali retida escape com maior facilidade. Por isso, lave sempre com água morna ou fria.

  1. O uso do condicionador

Também deve-se prestar atenção a forma como você aplica os produtos nos cabelos na hora de lavar. O shampoo, por exemplo, deve ser aplicado somente na raiz, e o condicionador no comprimento, nunca o contrário.

O produto aplicado na raiz será suficiente para higienizar todo o comprimento e as pontas, então não se preocupe.

Aplicar condicionador na raiz fará com que ela fique oleosa em excesso, o que é prejudicial para a saúde dos fios.

  1. Corte

Um corte certo pode fazer maravilhas pela saúde do seu cabelo. O ideal é dar aquela aparadinha a cada três meses para eliminar as indesejadas pontas duplas que atrapalham o crescimento saudável dos fios.

É aconselhável que cortes mais elaborados sejam feitos no cabeleireiro. Busque pesquisar o tipo de corte que você deseja de acordo com o seu formato de rosto. Além disso, é também importante fazer a manutenção do corte.

  1. Proteção térmica

Na hora de usar ferramentas de calor como o secador, a chapinha e o babyliss, é essencial aplicar antes o protetor térmico. Vou explicar o porquê.

Essas ferramentas usam do calor emanado para modelar nossos fios. Esse calor abre as escamas da fibra capilar, fazendo com que a hidratação ali retida escape. Ao utilizar um protetor térmico, você formará uma camada protetora em volta do fio que servirá para reter a hidratação.

  1. A hidratação dos cabelos

Claro que dicas de cabelo não estão completas se não falarmos de hidratação. Não há uma fórmula mágica no que tange os cuidados de hidratação.

É importante ressaltar isso: todo cabelo precisa de hidratação. Se suas madeixas forem mais ressecadas, hidrate semanalmente. Caso contrário, a cada 15 dias.

  1. Cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que alterna a hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Por meio dessa rotina, é possível dar atenção completa a saúde dos cabelos e devolver a água, nutrientes e proteínas perdidos diariamente.

Monte o seu cronograma capilar de acordo com o seu tipo de cabelo e experimente produtos diferentes para decidir quais mais te agradam.dicas de cabelo

  1. Como usar a máscara de tratamento

Uma parte muito importante é  uso correto da máscara. Ela não deve ser aplicada na raiz dos fios. Respeite a distância de 1 cm da raiz e separe seus cabelos em mechas para facilitar a aplicação e garantir que o produto será aplicado homogeneamente por todo o cabelo.

  1. Preste atenção no rótulo dos produtos

Os rótulos são desenvolvidos de modo a mostrar os ingredientes que compõe aquele produto e as melhores formas de uso. É importante estar atenta aos rótulos para verificar os principais princípios ativos do produto e entender se ele é o mais adequado de acordo com as necessidades do seu fio.

  1. Atenção para o couro cabeludo

A saúde capilar começa pelo couro cabeludo. Higienize bem a área e faça massagens para ativar a circulação sanguínea e promover o crescimento dos fios.

Não economize na massagem 

  1. O seu amigo óleo capilar

O óleo capilar é ótimo para a saúde dos fios. Use-o para selar as pontas dos cabelos e para fazer a umectação, que traz brilho intenso aos fios. Essa técnica é especialmente recomendada para as crespas e cacheadas, mas é válida para todos os tipos de cabelo.

  1. Pare de esfregar os cabelos

Esfregar os cabelos na toalha irá causar frizz. Esse atrito pode enfraquecer as cutículas e levar a uma quebra mais acentuada dos fios. Procure torcer levemente os fios com a toalha ou utilizar uma camisa de algodão.

Há muitas dicas de cabelo que podem facilitar os cuidados com as nossas madeixas. Deixamos de mencionar alguma? Conte nos comentários.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>