Oleosos ou MistosProblemas e CuidadosQueda

Argila no cabelo: veja os benefícios de usar o produto no cabelo

argila no cabelo

A argila é uma velha conhecida de quem é adepta das máscaras caseiras para o rosto. Também é uma aliada valorosa para quem trata de questões como as celulites no corpo. Mas você sabia que é possível também aplicar a argila no cabelo?

A argila é rica em derivados do alumínio, silicatos, hidróxidos coloidais, ferro, cálcio, potássio, enxofre, magnésio, zinco, cobre, entre outros minerais e elementos. Por isso, a chamada argiloterapia é um tratamento tão poderoso que ajuda, entre outras coisas, a tratar o cabelo oleoso, a manter saudável o couro cabeludo e a nutrir os fios.

Que tal saber mais sobre como obter esses e outros benefícios da argila no cabelo? Confira tudo a seguir!

Quais são os benefícios de usar argila no cabelo?

Como vimos, a argila pode ser uma poderosa aliada para madeixas bonitas e saudáveis. Entre os potenciais benefícios de aplicar argila no cabelo, estão:

  • A argila é bastante eficiente para a nutrição capilar.
  • Ela ajuda a tratar de cabelos danificados.
  • A argila é uma aliada no combate ao cabelo oleoso.
  • Ela é um elemento bastante desintoxicante.
  • A argila ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo.
  • Esse é um recurso importante para repor minerais perdidos.
  • Ajuda a estimular a circulação sanguínea, o que favorece o crescimento saudável dos cabelos.
  • Esse elemento ajuda a limpar profundamente o couro cabeludo.
  • Favorece o controle da queda capilar.
  • A argila possui ação bactericida e antisséptica.

Quais são os tipos de argila?

argila no cabelo
@odaban

Há diversos tipos de argila que podem ser utilizados nos cabelos. Os principais são:

Argila verde para cabelo oleoso

A argila verde é rica em magnésio, manganês, silício e diversos oligoelementos. Ela tem uma atuação muito eficiente contra a oleosidade excessiva dos fios. Além disso, ajuda nos casos de seborreia.

Outros benefícios são esfoliar, desinflamar e ajudar a desintoxicar o couro cabeludo. E não para por aí: ela ajuda a eliminar os resíduos de química e progressiva, tendo uma poderosa ação adstringente, promovendo uma limpeza profunda do couro cabeludo.

Argila branca

Rica em silício, alumínio e variados oligoelementos, essa é tida como a mais suave entre as argilas. Ela tem uma ação importante para tratar os cabelos danificados e porosos e aqueles que passaram por alguma química intensa, sendo especialmente indicada para madeixas loiras ou platinadas.

A argila branca também favorece um crescimento saudável das madeixas e a hidratação dos fios.

argila no cabelo
@argila

Argila preta

Esse tipo possui elevado teor de titânio, alumínio e silício. Essa argila no cabelo atua como ativadora da circulação no couro cabeludo, tem função adstringente e favorece o combate à queda capilar – principalmente a ligada à idade.

Ainda, a argila preta ajuda a proteger os fios, promovendo uma espécie de blindagem e evitando sua quebra recorrente. Já para quem tem as madeixas de cor mais escura, essa argila proporciona um intenso banho de brilho.

Argila vermelha

Para as ruivas, essa é a argila recomendada! Ela ajuda a iluminar esse tipo de madeixa, prolongando sua tonalidade e hidratação. Ela também atua contra a queda capilar, ajudando a limpar e desintoxicar o couro cabeludo.

Argila roxa

Para quem tem madeixas loiras, essa argila pode ajudar a reduzir o efeito do amarelamento dos fios. No entanto, é preciso cautela em sua aplicação. A indicação é que seja utiliza apenas no couro cabeludo, então, é necessário avaliar se ela é a melhor indicação ou não para seu caso. Por isso, sua maior aplicação é realmente na pele.

argila no cabelo
@ohmymag

Argila rosa

Por fim, a argila rosa ajuda a hidratar e desintoxicar o couro cabeludo, sendo recomendada para casos de queda excessiva dos cabelos e, também, de alopecias.

Como usar argila no cabelo?

Há diversas formas de usar argila no cabelo. Que tal aprender uma das receitinhas caseiras para isso?

  1. Misture 4 colheres de argila seca com água filtrada. Mexa bem, até ela ficar com uma consistência nem muito fina, nem muito grossa.
  2. Então, lave as madeixas com shampoo neutro.
  3. Depois, aplique a mistura no couro cabeludo. Você pode utilizar um pincel para isso. Também é possível misturar a argila a uma máscara capilar.
  4. Deixe o produto agir no cabelo, não ultrapassando uma hora de ação.
  5. Lave o cabelo com atenção, de modo a não deixar resquícios da argila no couro cabeludo.
  6. Não é necessário utilizar o condicionador, apenas se você preferir.

Outra possibilidade é misturar a argila com queratina líquida para a etapa de reconstrução de seu cronograma capilar. Ou mesmo, com óleos vegetais para potencializar a nutrição dos fios.

argila no cabelo
@oralmedica

Apesar de todos os benefícios da argila no cabelo, como sempre, é preciso moderação: se utilizada exageradamente, ela pode ressecar suas madeixas. Por isso, de modo geral, a recomendação é utilizá-la entre uma vez na semana ou a cada 15 dias.

E então, o que você achou da ideia de utilizar argila no cabelo? Já experimentou essa prática? Conte para a gente pelos comentários!

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
  • >