Nem sempre é fácil encontrar as cores desejadas para pintar o cabelo em tintas convencionais e, por isso, a anilina é uma ótima opção a ser considerada. A vantagem de pintar o cabelo com anilina é que não estraga o cabelo. Além de ser possível misturar as cores até obter a desejada, é um material barato e ela sai com as lavagens semanais, permitindo assim que se mude de visual com mais frequência. Ficou curiosa? Abaixo, nós vamos te contar tudo sobre como pintar o cabelo com anilina. Além disso, vamos te dar o passo a passo de como renovar os seus fios usando esse material!
Faz mal pintar o cabelo com anilina?
Não é a anilina em si que estraga o cabelo, porém, antes de pintar o cabelo com anilina é necessário descolorir os fios para que o efeito seja como o desejado e é esse processo que pode deixá-los mais fragilizados e quebradiços. O segredo, portanto, é ter uma rotina de cuidados especiais para os fios tingidos, sendo o cronograma capilar, aquela rotina de cuidados com os fins que intercala hidratação, nutrição e reconstrução, uma excelente opção.
Qual anilina é usada para pintar o cabelo?
A anilina é usada para fabricação de corantes, estabilizadores e pinturas sintéticas, estando muitas vezes presentes em biscoitos, coberturas, chocolate, massas de bolo, entre outros. Ela pode ser de dois tipos, a comestível e a usada para pintura de madeira. Essa última, utilizada em carpintarias, é a indicada para pintar os fios, pois pode ser diluída em álcool. É importante destacar que de maneira alguma você deve usar a do tipo comestível para pintar os fios, pois pode ocasionar em aparecimento de fungos no couro cabeludo.
Para pintar o cabelo com anilina de madeira o custo é barato (cerca de R$ 3,00) e pode-se encontrar o material em lojas de materiais para artesanato e em armarinhos. Por isso, muitas pessoas optam por comprar várias cores diferentes e misturar, obtendo assim efeitos variados e muito diferentes.
Como pintar o cabelo com anilina?
Pintar o cabelo com anilina não é uma tarefa difícil, sendo sempre recomendado que se faça testes para verificar a cor antes de aplicar nos cabelos, somente para garantir que a coloração seja a desejada. Além disso, também é importante saber que quando se pinta o cabelo com anilina, a cor vai saindo aos poucos e que o único processo que consegue retirar a anilina é o chamado soap cap, um tipo de limpeza forte que pode agredir os fios.
Sem mais, confira abaixo o passo a passo para pintar o cabelo com anilina e transforme o seu visual!
Para pintar o cabelo com anilina, você vai precisar de:
- anilina em pó à base de álcool (meia colher de café);
- álcool líquido;
- creme para pentear ou de hidratação branco;
- recipiente plástico;
- luvas de silicone;
- pincel;
Passo a Passo de como pintar o cabelo com anilina:
1º Passo: Procure proteger a sua roupa e a pele do rosto, pois a anilina mancha bastante;
2º Passo: Coloque uma pequena quantidade da anilina em um potinho;
3º Passo: Dilua em meia colher de chá de álcool e misture até ficar bem homogêneo;
4º Passo: Adicione o creme para pentear e misture até ficar novamente homogêneo;
5º Passo: Separe os cabelos em mechas e não se esqueça de que o cabelo precisa estar desembaraçado;
6º Passo: Espalhe o produto nas mechas com a ajuda de um pincel;
7º Passo: Deixe agir por 30 minutos e lave normalmente após esse tempo.
Se acontecer da anilina manchar a sua pele, basta passar um pouquinho de álcool com a ajuda de um maço de algodão.
Quanto tempo dura a anilina no cabelo?
Logo depois de pintar o cabelo com anilina, o efeito dura em média de 15 dias. Após esse período, a cor irá saindo aos poucos durantes as lavagens. Como a cor tem duração relativamente pequena, é possível brincar com os fios e ir trocando a cor com mais frequência do que com as tintas convencionais.
Entretanto, como falamos anteriormente, é necessário descolorir os fios antes de pintar o cabelo com anilina e esse processo pode acabar danificando o cabelo, sendo necessário mais atenção aos cuidados diários, usar protetor térmico sempre que for usar a chapinha e o secador, utilizar protetor solar e também seguir um cronograma capilar.
Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3