DicasProblemas e Cuidados

Aprenda como cortar as pontas do cabelo e a importância desse processo

Aprenda como cortar as pontas do cabelo e a importância desse processo

Você sabia que as pontas do cabelo são as que mais sofrem com as agressões externas do dia a dia, como sol e vento? É verdade! O corte de cabelo não é só importante para dar um up no visual e fazer você se sentir ainda mais bonita, mas também para manter a saúde dos fios em dia, o que é fundamental para que eles fiquem fortes e resistentes. Aprenda abaixo mais sobre a importância e também como cortar as pontas do cabelo em casa. Vamos nessa?

É necessário cortar as pontas do cabelo?

Que um bom corte de cabelo rejuvenesce e deixa o visual mais leve todo mundo já sabe, né? Mas você sabe também que o corte de cabelo elimina as pontas duplas? E sobre distribui melhor o volume do cabelo, alguém já te contou? Você sabia que ele também faz com que os fios cresçam de forma mais rápida e saudável?

como cortar as pontas do cabelo para harmonizar o volume
Instagram: @cachocacheados

Pois é! Você não precisa se preocupar se não quiser mudar o visual, não é necessário adotar o cabelo curto. O mais importante é que as pontinhas do seu cabelo sejam cortadas a cada três meses para que os fios continuem saudáveis.

Para que você tenha uma ideia melhor de como cortar as pontas do cabelo é importante, elas são as primeiras a sofrer com as agressões do dia a dia e também com o ressecamento dos fios. Caso não sejam eliminadas, acabam ficando ásperas e espigadas, contribuindo para que o cabelo não fique bonito como um todo.

como cortar as pontas do cabelo para tirar pontas duplas
Instagram: @sstudio_a

Também é muito importante dizer que se você é daquelas que ama cabelo comprido, a tesoura deve ser uma aliada e não uma inimiga. Deixar de cortar as pontas do cabelo só vai prejudicar os seus fios, fazendo com que as pontas fiquem ralas.

Além disso, se você tem cabelo cacheado ou crespo, aprender como cortar as pontas do cabelo também pode ser bem interessante. Isso vai contribuir para que as suas madeixas fiquem com forma e volume ainda mais bonito. Cortar as pontinha também vai facilitar a finalização e ajudando a desembaraçar os fios.

Como saber quando cortar as pontas do cabelo?

Antes de saber como cortar as pontas do cabelo, é interessante que se saiba mais em relação a frequência recomendada. Geralmente, o indicado é cortar as pontas do cabelo a cada três meses para que os fios continuem saudáveis e até mesmo para que consigam crescer fortes.

como cortar as pontas do cabelo  antes e depois
Instagram: @mascarenhashair

Porém, a dica principal é perceber se suas pontas estão ressecadas, com pontas duplas, espigadas e ásperas. Quando elas estiverem assim, chegou a hora de cortar as pontas do cabelo. Assim, vai garantir mais saúde para os seus fios. Como já dissemos anteriormente, as pontas do cabelo são as primeiras a sofrer com as agressões externas diárias, como vento e sol. Por isso, atenção especial a elas é algo essencial para quem quer ter um cabelo saudável e bonito de verdade.

Como cortar as pontas do cabelo quando estão danificadas

A boa notícia é que é possível aprender como cortar as pontas do cabelo em casa, eliminando de vez as pontas duplas, com nível de dificuldade baixo. Porém, caso você tenha qualquer insegurança ou não esteja acostumada a cortar o cabelo sozinha, não deixe de procurar um profissional para te ajudar, ok? Confira abaixo o passo a passo bem fácil de como aparar as pontas do cabelo em casa!

como cortar as pontas do cabelo antes e depois
Instagram: @denilande_hair

Passo a passo fácil

1º Passo: Lave os fios, retire o excesso de água com uma toalha macia e desembarace-os. É super importante que o cabelo esteja apenas úmido e não encharcado;

2º Passo: Com a ajuda de um pente fino, alinhe todo o cabelo e divida-o ao meio;

3º Passo: Estique bem os fios e prenda a mecha entre os dedos para que seja mais fácil cortar apenas as pontinhas ressecadas;

4º Passo: Desça com os dedos até o local onde você deseja cortar;

5º Passo: Esse procedimento deve ser repetido do outro lado. Não se esqueça de certificar-se de cortar os dois lados igualmente para que o corte não fique torto.

6º Passo: Prontinho! O indicado é que as pontas sejam aparadas a cada três meses ou sempre que você perceber que elas estão ásperas, ressecadas, espigadas e com pontas duplas.

Gostou dessa dica? Comente e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>