Aplique de cabelo: como saber o tipo ideal para você e como cuidar

Aplique de cabelo: como saber o tipo ideal para você e como cuidar

Está querendo alongar suas madeixas? Então, confira já nossas dicas de como encontrar o aplique de cabelo ideal para você e como cuidar de seu novo adereço.

aplique de cabelo
Instagram: @ateliedocabelo.oficial

O uso do aplique de cabelo – também chamado de alongamento ou mega hair – tem aumentado bastante nos últimos anos. Esse recurso utilizado sobretudo por quem quer apresentar mais rapidamente madeixas longas e cheias é bastante versátil, apresentando várias técnicas de colocação e tipos de fios.

Se, antes o recurso do aplique era visto fazendo a cabeça apenas de celebridades, hoje em dia, ele está muito mais acessível e difundido.

Você está pensando em também aderir a esse movimento? Tem dúvidas sobre como escolher o tipo de alongamento ideal? Então, continue aqui com a gente e descubra mais sobre o assunto a seguir!

O que é o aplique de cabelo?

Essa é uma técnica que acrescenta novos fios (que podem ser sintéticos ou naturais – isso é, humanos) ao cabelo. Por meio dela, se obtém mais volume, comprimento e pontas mais cheias. 

Geralmente, quem mais procura esse recurso são pessoas que não estão conseguindo conquistar o crescimento esperado, quem tem falhas de cabelo, quem quer mudar o visual e, mesmo, quem tem pressa e não quer esperar o ciclo de crescimento natural das madeixas. 

Hoje em dia, com a maior popularidade do alongamento, diversos avanços foram feitos, permitindo que se escolha entre as diferentes técnicas a que melhor corresponde às nossas necessidades.  

Como escolher seu tipo de aplique de cabelo?

Atualmente, entre os tipos de aplique de cabelo, os mais utilizados são o do tipo colado, entrelaçado, tela, de tic tac, de queratina, nó italiano, microlink e fita adesiva.

Na hora da escolha, é importante levar em consideração questões como a aplicabilidade e demanda de manutenção, a opção que menos prejudique seus fios e que tenha textura mais parecida com seu cabelo natural, a que melhor se adéque à sua rotina, entre outras coisas.

A seguir, saiba mais sobre três dos tipos de alongamento mais utilizados hoje.

1. Aplique de cabelo de tic tac

alongamento de cabelo
Alongamento de cabelo com tic tac – @elo7

O aplique de tic tac é composto por presilhas que prendem-se ao cabelo natural. Ele tem o benefício de permitir a fácil e rápida colocação e retirada sempre que se quiser desfilar de madeixas longas por aí.

Nesse caso, ele pode ser aplicado por qualquer pessoa, sem a necessidade de ir até um cabeleireiro. Outro ponto positivo é que seu valor tende a ser mais acessível do que o de outras técnicas e que, em caso de arrependimento, é só abrir o tic tac e pronto.

No entanto, ele tem algumas limitações. Por exemplo, não é recomendável entrar em piscina ou no mar com o aplique. Também não deve-se dormir com ele. As presilhas nunca devem ficar molhadas a fim de não enferrujarem. 

Outro ponto importante é que o uso contínuo, sobretudo em cabelo fragilizado pode acabar gerando danos às madeixas. 

2.  Aplique de cabelo de queratina

alongamento de cabelo
Alongamento com queratina – @arainhadomegahair

Já o aplique de cabelo de queratina é um dos tipos mais requisitados por artistas atualmente. Ele é aplicado com pontas de queratina para anexá-lo ao cabelo. Com isso, diferentemente do aplique de tic tac, esse é um modelo que não é removível no dia a dia, apenas com o auxílio de profissionais especializados, sendo que sua aplicação pode demandar algumas horinhas.

Ele apresenta um resultado de aspecto bastante natural às madeixas (desde que seja feito com cabelos humanos) e exige manutenção a cada trimestre feita em salões especializados.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é que, se precisar pintá-lo, se escolha um cabelo natural virgem, que apresentará mais resistência ao procedimento e melhores resultados. 

Como cuidados diários, é importante não escovar ou pentear próximo à emenda, evitar ao máximo o uso de secador – já que ferramenta de calor utilizada mais intensamente pode derreter a cola, o que fará seu aplique cair. 

3. Aplique com entrelaçamento

aplique de cabelo
Aplique com entrelaçamento – @beteeflorcabelereiro

Nesse método são feitas espécies de trancinhas no cabelo no local que receberá o entrelaçamento com o aplique. Assim, o mega hair fica como se fosse costurado no local. Esse tipo de aplique funciona bem, inclusive, para quem tem atualmente as madeixas bem curtas e tem como benefício não fazer uso de nenhum tipo de produto químico para a aplicação – por isso, é o tipo mais recomendado para quem tem alergia.

Como cuidados de rotina é muito importante não dormir com o cabelo úmido (mas vamos combinar que isso não é indicado nem para quem não usa apliques, certo?) e fazer uma higienização ainda mais cuidadosa das madeixas para que não fiquem resíduos de produtos acumulados no couro cabeludo.

Por tudo isso, esse método demanda manutenção mensal com profissionais. Nessa manutenção, o alongamento é tirado e recolocado, levando em conta também o crescimento dos fios naturais. 

Quanto tempo dura o aplique?

Essa questão depende muito de se seguir as orientações feitas pelo profissional que aplicou o alongamento. No caso do aplique de tic tac, dependerá bastante da frequência e da forma como você o utiliza e como o guarda também. 

Já o aplique feito com entrelaçamento, mesmo com a manutenção mensal, é recomendado que, após cinco meses, ele seja retirado a fim de que o couro cabeludo “respire” para, então, recolocá-lo. Tomando os cuidados devidos, os fios podem durar até mesmo anos.

Como cuidar do aplique de cabelo?

Cada tipo de aplique, como vimos, demanda cuidados mais específicos. Mas, de forma geral, para todos é importante higienizar bem o aplique e não deixá-lo úmido por muito tempo. Além disso, é muito importante penteá-lo com bastante cuidado para não danificar os fios. 

É essencial também seguir o cronograma de manutenções indicado pelo profissional que fez a aplicação. Ainda, as rotinas de cuidados com o cabelo natural também se aplicam ao alongamento – por exemplo, a hidratação é fundamental para manter o aplique bonito. 

E então, o que achou da ideia de utilizar aplique no cabelo? Você já utilizou mega hair e tem uma experiência para compartilhar? Conte tudinho pra gente aqui nos comentários!

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra