Os aminoácidos para cabelo têm um papel importante na saúde dos fios e, embora o cabelo já possua esses elementos por meio da queratina, é possível que eles acabem perdendo força devido a diversos fatores como poluição, radiação solar, procedimentos químicos, entre outros.
A boa notícia é que a reposição desses aminoácidos é possível, através de produtos específicos, como ampolas de hidratações, máscaras reparadoras, leave-in, entre outros.
Para ter fios realmente saudáveis, ter uma noção maior sobre os aminoácidos e como fazer essa reposição faz muita diferença. Então, descubra abaixo mais sobre os poderes dos aminoácidos para cabelo e comece já a cuidar mais dos seus fios!
O que são aminoácidos para cabelo e por que são importantes?
Compõe o cabelo uma proteína chamada de queratina e é exatamente ela que dá força e resistência aos fios. No entanto, essa proteína é formada por ao menos 16 tipos de aminoácidos diferentes, como: arginina, cisteína, cistina, tirosina, entre outros.
Assim, os aminoácidos são essenciais para que os fios fiquem fortes e resistentes, além de ajudarem na produção de glóbulos vermelhos, que fornecem vitaminas essenciais para os folículos pilosos, promovendo o crescimento dos fios.
Quais os principais aminoácidos para cabelo?
Entre os principais aminoácidos para cabelo, podemos citar:
Cisteína – Esse aminoácido liga as proteínas do cabelo e tem um papel de extrema importância no crescimento capilar. Além disso, a Cisteína ajuda na redução de volume, fortalecimento das fibras e alinhamento das cutículas. Está em carnes e aves, leite, grãos, vegetais e também em produtos para cabelo.
Metionina – Aminoácido que ajuda no processo de crescimento capilar, já que aumenta o fornecimento de sangue nos folículos pilosos e couro cabeludo. Peixes, ovos, castanha do pará, semente de gergelim, etc. são ricos nesse aminoácido.
Arginina – A arginina é um aminoácido poderoso, pois ajuda a conservar as fibras capilares e promove o crescimento delas. Está no caju, avelã, coco, girassol, peixe, germe de trigo, entre outros.
Cistina – A Cistina está presente na construção do cabelo e ajuda no combate a queda e no crescimento capilar. Entre as fontes alimentares de Cistina estão as carnes e aves, queijo, vegetais, como brócolis e cebola, entre outros.
Tirosina – A Tirosina é um aminoácido que está relacionada ao crescimento capilar e que também tem importância na coloração dos fios. Além disso, a Tirosina ajuda a combater a ansiedade, estresse e insônia, problemas que podem levar a queda capilar. São ricos desse aminoácido produtos lácteos, soja, feijão, sementes de abóbora, peixe, entre outros.
Como saber se o cabelo precisa de aminoácidos?
Não é difícil saber se o seu cabelo está precisando de aminoácidos. Quando os seus fios estão porosos, ressecados, quebradiços e opacos, com certeza eles estão necessitando de aminoácidos para cabelo. Além disso, fios que passaram por procedimentos químicos, como alisamentos e descoloração, ou que usam a chapinha e secador com frequência, necessitam de aminoácidos para cabelo.
Quais as formas de fazer reposição de aminoácidos nos fios?
A reposição de aminoácidos para cabelo é feita, normalmente, através de tratamentos reconstrutores, que são ricos em proteínas. Além disso, também existem shampoos, condicionadores e máscaras que conseguem fazer essa reposição que é tão necessária para que os fios fiquem fortes e resistentes.
Se você quiser um tratamento caseiro e concentrado para reposição de aminoácidos para cabelo, uma excelente opção são as ampolas de aminoácidos, que ajudam a repor proteínas, contribuem para uma recuperação da saúde do cabelo em geral e, consequentemente, ajudam no crescimento capilar. O passo a passo de uso depende de cada fabricante, ok? Então, basta seguir à risca as recomendações da embalagem!
Outra boa opção para reposição de aminoácidos para cabelo é a escova de aminoácidos, um procedimento de alisamento que leva aminoácidos ao invés de formol. Esse tratamento tem duração de cerca de 3 meses e consegue alisar e diminuir o volume e o frizz.
É de extrema importância destacar que não é recomendado o uso em excesso de produtos para reposição de aminoácidos de cabelo, pois podem acabar endurecendo a fibra capilar. O recomendado é que essa reposição aconteça semanalmente em fios danificados, muitos frágeis, ressecados e sem vida. Caso os seus fios estejam saudáveis, o indicado é que a reposição de aminoácidos para cabelo seja feita uma vez por mês. Equilíbrio é tudo, né?