QuímicaTransformação

Alisante de cabelo: descubra o que é e como escolher o alisamento ideal pra você

Alisante de cabelo

O alisante de cabelo é um produto super comum usado pelas mulheres que desejam ter os fios lisos, mas o que muita gente não sabe bem é como ele age, que existem diversos tipos de alisante de cabelo e também como escolher o melhor alisamento. Nesse artigo, nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre alisante de cabelo antes de optar por um procedimento de alisamento dos fios ou outro. Vamos nessa!

O que é um produto alisante de cabelo? Como ele age?

Alisante de cabelo é um produto que possui como finalidade, como o nome mesmo já diz, alisar os fios, ou seja, deixá-los lisos. Esse tipo de química age no chamado ponte de dissulfeto, que é um elemento que forma a estrutura dos fios. Para que você entenda melhor: quanto mais pontes de dissulfeto um cabelo possui, mais ele será crespo. O alisante de cabelo age exatamente nos átomos de enxofre, que se ligam para formar as pontes de dissulfeto. A química faz com que esses átomos se soltem o máximo que der, para que haja então, o efeito liso tão desejado por muitas mulheres.

O quanto o cabelo ficará liso, entretanto, vai depender da estrutura do fio e também de qual será a química do alisante de cabelo que será utilizada, já que existem diversos tipos.

Alisante de cabelo
Instagram: @rawhairco

Quais são os tipos de alisante de cabelo?

Existem alguns tipos de alisantes de cabelo, mas o mais comum são os que possuem em sua composição compostos químicos de hidróxido de sódio, guanidina e tioglicolato de amônia.

Como escolher o melhor alisamento para o cabelo?

A melhor dica para escolher qual o alisamento é o ideal para você é saber os tipos que existem, como o realinhamento capilar, e qual atende melhor o que você está buscando, não se esquecendo, é claro, que o seu cabelo também precisa estar em condições de receber o alisante de cabelo, ok? Por esse motivo o teste de mecha é sempre fundamental antes de fazer qualquer alisamento.

Para te ajudar na escolha do alisamento ideal para o seu cabelo, vamos te apresentar abaixo 5 tipos de alisamento diferentes.

Alisante de cabelo
Instagram: @the.faashi

Escova definitiva

A escova definitiva oferece efeito duradouro, já que utiliza alisante de cabelo que agem na estrutura interna dos fios. O efeito liso pode durar até 6 meses e esse procedimento não é indicado para cabelos ressecados e danificados.

Escova inteligente

Se você quer alisar os fios, reduzir o volume e não perder o movimento natural do cabelo, a escova inteligente é uma excelente opção. Ela pode ser aplicada em cabelos quimicamente tratados e o efeito final, com duração de 3 a 5 meses, vai depender do seu tipo de cabelo.

Escova progressiva

A escova progressiva é um dos alisamentos mais populares. O efeito desse tipo de alisamento aumenta a cada aplicação, sendo ideal para quem tem fios crespos e cacheados. O resultado, geralmente, dura entre três a cinco meses, mas tudo depende do tempo de crescimento da raiz.

Alisante de cabelo

Relaxamento capilar

O relaxamento capilar é um procedimento para alisar os fios e diminuir o volume do mesmo, já que atua na estrutura natural do cabelo. Ele é super indicado para cabelos ondulados e cacheados. É possível que os efeitos do relaxamento capilar durem até 4 meses no cabelo, mas tudo vai depender da sua rotina de cuidados com os fios e também da estrutura do mesmo.

Cuidados pós alisamento

Se você alisou os fios, chegou a hora de cuidar do seu cabelo ainda mais, para que a química dure, mas também para que os seus fios permanecem fortes, brilhantes e saudáveis.

Uma ótima dica de cuidado para o seu cabelo alisado é seguir um cronograma capilar. Essa rotina de cuidados com os fios possui três etapas (hidratação, nutrição e reconstrução) e cada uma delas entrega benefícios específicos para o seu cabelo, como reposição da água e nutrientes.

Além disso, opte por usar produtos específicos para cabelos alisados e quimicamente tratados e, se for usar chapinha e secador, não se esqueça de passar um termoativo nos fios, para protege-los contra o calor. Também não se esqueça de usar produtos que contenham filtro UV e de cortar as pontas dos fios com certa frequência, para evitar que o cabelo  embarace e quebre.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>