Alisamento: veja como escolher o ideal para o seu cabelo

Alisamento: veja como escolher o ideal para o seu cabelo

Ter o cabelo superliso ainda é o sonho de muitas mulheres, que acabam fazendo qualquer tipo de alisamento por falta de informação. É normal que surjam dúvidas na hora de escolher o alisamento ideal, já que são diversos tipos disponíveis no mercado, mas é importante prestar atenção em qual deles é indicado para o seu tipo de fio, pois, caso contrário, é possível que o resultado não seja o esperado, e que o seu cabelo fique ressecado, quebradiço e sem vitalidade. Ninguém quer isso, não é mesmo?

Você pode respirar aliviada! O seu sonho de ter o cabelo superliso e com brilho não está muito longe de acontecer! Nós criamos uma lista com diferentes tipos de alisamento e as suas características, para que você possa escolher qual é o alisamento ideal para o seu cabelo. 

Existem até opções que agridem menos a saúde capilar, sabia? Não se esqueça também de fazer o teste de mecha e a prova de toque para verificar se os seus fios podem receber a química escolhida e também se você tem alguma alergia ao produto. Confira a seguir qual alisamento é o melhor para o seu cabelo!

Para começar: Como funciona o alisamento?

Embora o alisamento dos fios seja muito comum entre as mulheres, uma grande parcela não sabe o que, de fato, acontece com o cabelo durante o processo de alisá-lo. Vamos aprender um pouco mais!

Nossos fios são formados, entre outras coisas, por pontes de dissulfeto, que determinam a textura do fio, ou seja, se ele é liso, cacheado, ondulado, entre outros. Essas pontes são formadas por átomos de enxofre e é justamente nele que o alisante de cabelo atua.  O objetivo do produto alisante, portanto, é fazer com que os átomos de enxofre se soltem ao máximo e, assim, a estrutura do cabelo se modifique.  

Fique por dentro dos principais tipos de alisamento

Alisamento é coisa séria! Como são utilizados diferentes compostos químicos na fórmula alisante, como hidróxido de sódio, guanidina e o tioglicolato de amônia, é necessário atenção em qual é o tipo de alisamento ideal para o seu fio. Uma dica: alise o seu cabelo somente em salões de beleza que você confia de verdade, ok?

Veja a seguir os principais tipos de alisamento e as suas características!

1. Escova Progressiva

A escova progressiva é, sem dúvidas, a mais procurada e tradicional. Seu efeito é temporário e ela reduz o volume dos cabelos cacheados e ondulados, fazendo com que os fios fiquem sedosos e brilhantes.

A durabilidade da escova progressiva é de, em média, dois a três meses, não sendo recomendado que seja feita com intervalos menores do que esse tempo, já que pode resultar no aumento da oleosidade e no enrijecimento dos fios.

alisamento
Antes e depois da escova progressiva – @samuk_hairmakeup

2. Botox Capilar

Já o botox capilar, procedimento que tem cada vez mais chamado atenção, repõe os nutrientes dos fios, fazendo com que fiquem mais hidratados e menos volumosos. Apesar de deixar os fios com aspecto mais liso e com menos volume, o botox capilar é diferente da escova progressiva, já que é menos agressivo e não se trata de um alisamento com química. O efeito do botox capilar dura em torno de dois meses, mas se você for adepta da hidratação quinzenal, o efeito pode ser um pouco mais duradouro.

alisamento
Antes e depois Botox Capilar – @lorenalysbeautysalon_

3. Escova Definitiva

A escova definitiva, como o nome já diz, é o tipo de alisamento com os efeitos mais duradouros, em torno de 6 meses. O procedimento atua na estrutura interna dos fios e, por isso, é imprescindível que eles estejam bem hidratados antes da aplicação da química.

Como o efeito é mais duradouro, o produto utilizado também é mais forte e agressivo e, por isso, é importante que as adeptas da Escova Definitiva façam hidratações regulares, uma vez por semana ou a cada dez dias.

alisamento
Antes e depois Escova Definitiva – @studio_remonteiro

4. Alisamento sem formol

Antigamente, as escovas progressivas costumavam ter uma porcentagem grande de formol, mas hoje, de acordo com a Anvisa, os produtos usados nesse procedimento podem ter o máximo de 0,2% do elemento químico.

Para quem quer alisar o cabelo, mas deseja que a fórmula alisante não tenha formol, existe a opção da escova progressiva sem formol, que é indicada para mulheres com fios cacheados e ondulados, e que desejam diminuir o volume e o frizz. 

Nessa escova, que tem duração de 2 a 3 meses, o formol é substituído pelo tioglicolato de amônia e a etalonamina, que causam menos danos aos fios e diminuem a possibilidade de alergia ou descamação do couro cabeludo.

alisamento
Antes e depois do alisamento sem formol – @danielle_barbbosa

Aprenda como cuidar dos fios após o alisamento

Sempre que o cabelo passa por qualquer procedimento químico, são necessários alguns cuidados especiais e, em se tratando do alisamento, não é diferente. Depois de alisar os fios, eles vão precisar ser hidratados mais constantemente e o recomendado é que seja feita uma hidratação uma vez por semana ou a cada 10 dias. Além disso, é muito importante escolher produtos específicos para cabelos alisados, que são desenvolvidos para esse tipo de fio e ainda ajudam na durabilidade do alisamento.

Nos cabelos alisados, também é relevante usar um leave-in que proteja os fios contra os efeitos externos e também um termoativo sempre que for usar aparelhos de alta temperatura, como chapinha e secador. Para terminar, evite tomar banho com água muito quente e organize um cronograma capilar de acordo com as necessidades dos seus fios!


Samira Chalom

Samira Chalom

Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?