Alisamento caseiro funciona? Como fazer? 7 receitas para você tentar em casa

Alisamento caseiro funciona? Como fazer? 7 receitas para você tentar em casa

Há quem prefira cabelos crespos ou ondulados e há quem prefira cabelos lisinhos. E está tudo certo com isso! Nossos cabelos refletem nossa personalidade e nossa imagem, por isso, sendo bem tratados, podem assumir a forma que preferirmos! Nesse contexto, tratamentos do tipo DIY, como o alisamento caseiro vem ganhando destaque. 

Mas será que essa proposta para fios lisos e mais disciplinados funciona mesmo? Já adiantamos que a resposta é: depende! Quer entender melhor por quê? E conhecer algumas receitinhas de alisamento caseiro que são um sucesso? Então, não perca as dicas que preparamos no artigo de hoje!

Será que funciona mesmo? Vamos descobrir agora!

Alisamento caseiro funciona?

Essa é a pergunta mais recorrente quando o assunto é o alisamento caseiro. Afinal, ele realmente é eficiente? A resposta vai depender muito do seu tipo de fio, objetivo de resultado e qual alisamento caseiro você irá escolher.

Os resultados dessas alternativas geralmente são bastante eficientes, especialmente porque não agridem tanto os fios como alguns métodos tradicionais. Ainda, como não atuam de forma química no cabelo, não deixam os fios com aquele aspecto escorrido, sabe? O resultado é um aspecto de liso mais natural.

Como fazer alisamento caseiro?

Não há nenhum mistério para a realização de um alisamento caseiro: basta seguir a receita à risca e esperar a ação no cabelo. Com ingredientes simples, você pode conseguir resultados muito bons.

Vamos conferir algumas opções? Veja agora algumas receitinhas para fazer alisamento caseiro:

Receita 1: alisamento com leite de coco e limão

  • Ingredientes: 200 ml de leite de coco + 2 colheres (sopa) de óleo de coco + 1 colher (sopa) de suco de limão.
  • Preparo: adicione o leite e o óleo de coco em um recipiente, formando uma mistura homogênea. Adicione o suco de limão e mexa por mais um minuto.
  • Aplicação: separe o cabelo em mechas e passe a mistura dos fios, em movimento de cima para baixo. Deixe agir por 40 minutos e lave normalmente o cabelo.
Antes e depois do alisamento com leite de coco e limão – @mulheresdivando

Receita 2: alisamento caseiro com maisena

  • Ingredientes: 100 ml de água + 2 colheres (sopa) de maisena + 1 colher de máscara de hidratação + 1 colher (chá) de queratina líquida + 1 colher (chá) de óleo de vitamina A.
  • Preparo: misture os ingredientes até a maisena se dissolver bem. Após, leve ao fogo baixo até o caldo engrossar. Adicione a máscara de hidratação, a queratina liquida e o óleo de vitamina A, misturando bem.
  • Aplicação: aplique a mistura em todo o comprimento dos fios e deixe agir durante uma hora. Depois, basta enxaguar e lavar o cabelo como de costume.
Maisena é um ingrediente super comum nas receitinhas capilares – @salaobrasil

Receita 3: alisamento caseiro com coco verde e aveia

  • Ingredientes: polpa de 1 coco verde + 1 xícara (chá) de leite integral + 1 colher (sopa) de farinha de aveia + 1 colher (sopa) de amido de milho.
  • Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e leve-os ao fogo até formar a consistência de um mingau.
  • Aplicação: aplique a mistura ainda morna nos cabelos pós-lavagem. Deixe-a agir por uma hora e depois enxague em água corrente.

Receita 4: alisamento com chocolate em pó

  • Ingredientes: 200 ml de leite integral + 3 colheres (sopa) de chocolate em pó + 1 colher (sopa) de amido de milho + 2 colheres (sopa) de queratina líquida.
  • Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador durante 1 minuto, até adquirirem uma consistência mais sólida.
  • Aplicação: aplicar, mecha por mecha, a mistura nos cabelos. Deixar agir por um período de 2 horas. O enxague deve ser feito apenas com água e condicionador.
Alisamento caseiro com chocolate em pó – @seucorpoperfeito

Receita 5: alisamento caseiro com açúcar

  • Ingredientes: 100 ml de leite integral + 2 colheres (sopa) de amido de milho + 1 xícara (chá) de açúcar refinado.
  • Preparo: coloque todos os ingredientes em um panela, levando ao fogo. Quando a mistura engrossar, retire do fogo e deixe esfriar.
  • Aplicação: com os cabelos umedecidos, passar a mistura em todo a sua extensão. O tempo de ação da mistura é de 2 horas e, após esse período, o cabelo pode ser lavado como de costume.

Receita 6: alisamento com babosa

  • Ingredientes: 400 ml de água morna + 100 ml de óleo de coco + 40 ml de óleo de abacate + 2 folhas de babosa + ¼ de sabão de coco.
  • Preparo: retire o gel das duas folhas de babosa e rale ¼ de sabão de coco. Misture esses aos demais ingredientes no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea.
  • Aplicação: com o cabelo molhado, aplique a mistura em todo o seu comprimento (inclusive na raiz). Deixe a mistura agir por 40 minutos. Faça um primeiro enxague com água morna e depois lave os cabelos em água fria.
hidratação com babosa
Se joga na baboba, faça misturinhas, é tudo de bom!

Receita 7: alisamento caseiro com leite em pó e mel

  • Ingredientes: 4 colheres (sopa) de leite em pó + 2 colheres (sopa) de água + 1 colher (sopa) de mel.
  • Preparo: em um recipiente, misture todos os ingredientes até chegar a uma consistência homogênea.
  • Aplicação: com os cabelos secos, aplique a mistura em todo o cabelo, mecha por mecha. Deixe agir durante 1 hora e depois apenas enxague com água para retirar todo o produto. Após 24 horas, o cabelo pode ser lavado normalmente.

Seu cabelo não alisou o quanto você queria? Conheça outras formas de alisamento sem formol!

Se os resultados obtidos com o alisamento caseiro não foram os que esperava, você pode aderir a outras alternativas de tratamento. Hoje, o mercado conta com alisamentos sem formol, que são eficientes e não agridem o fio como os métodos tradicionais.

Entre eles, estão a progressiva sem formol, o alinhamento de fios e o botox capilar. Eles são feitos de modo a ter uma agressão menor nos cabelos, mesmo mantendo as madeixas mais lisinhas em diferentes níveis – o botox, por exemplo, não tem o objetivo principal do alisamento, mas pode causar esse efeito. Fizemos um artigo sobre isso, não deixe de conferir!

Antes e depois Botox Capilar – @lorenalysbeautysalon_

Então, o que você acha de testar as receitas de alisamento caseiro que apresentamos aqui? Elas são práticas, rápidas e trazem resultados muito eficientes! E se você não se adaptar, não se preocupe: há outras alternativas livres de formol para deixar o seu cabelo lisinho!

Depois de testar essas receitas ou mesmo se você preferiu ir direto para as outras alternativas em um salão, conte um pouquinho da sua experiência aqui nos comentários, combinado?

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra