DicasReceitas caseiras

Chá de alecrim no cabelo combate a queda? Conheça esses e outros benefícios do alecrim para o cabelo

alecrim no cabelo

As receitinhas caseiras são excelentes para dar aquele trato extra nos nossos fios. Eficientes e baratinhas, elas têm sido a opção número um de cada vez mais pessoas, inclusive pelo fato de a variedade ser bem grande. Você sabia, por exemplo, que é possível passar chá de alecrim no cabelo?

Quando alguém fala em alecrim, a primeira coisa que vem à cabeça são os benefícios desse chá para a digestão ou, quem sabe, a música do alecrim dourado que nasceu no campo e não foi semeado.

Se você for muito adepta da internet, vai lembrar de todos os memes com alecrim dourado instantaneamente e, nesse caso, acho que devíamos ser amigas.

meme de alecrim no cabelo
Nesse caso pode se achar mesmo porque faz milagre!

Mas para além de todas essas lembranças, está na hora de associar o alecrim com mais uma coisa, que é passar chá de alecrim no cabelo. Essa receitinha caseira tem ganhado cada vez mais espaço devido aos seus benefícios para os nossos fios.

O alecrim é, por si só, uma das ervas mais antigas de que se tem conhecimento. Ele possui propriedades estimulantes, adstringentes, tônicas, antioxidantes e anti-inflamatórias, o que faz com que seja amplamente utilizada na gastronomia e, com uma frequência maior, também na indústria de cosméticos, na fabricação de produtos de beleza.

O chá de alecrim no cabelo oferece muitas vantagens. Se você quer saber quais são elas, veja abaixo algumas maneiras de utilizá-lo e os principais benefícios.

Quais os benefícios do alecrim no cabelo?

 os benefícios do alecrim no cabelo
Instagram: @cabelodossonhosja

Já estabelecemos que usar o alecrim no cabelo pode trazer uma série de benefícios para a saúde dos seus fios. Esses benefícios vão desde aumentar o brilho das suas madeixas e conferir mais maciez até fortalecer a fibra capilar, além de ajudar a prevenir o envelhecimento precoced dos fios.

Veja abaixo outros 7 benefícios de usar alecrim no cabelo.

  • Prevenção da queda de cabelo

O uso de alecrim no cabelo está associado à melhora da circulação sanguínea na região do couro cabeludo. Por isso, ele tem efeito antiestresse, o que ajuda a fortalecer os fios e evitar a queda. Em pessoas com sinais de calvície, é indicado o uso do óleo de alecrim.

  • Prevenção do envelhecimento precoce

O alecrim também é poderoso para retardar o processo natural de envelhecimento dos fios, já que conta com antioxidantes capazes de combater os radicais livres e também ajudar na proteção do couro cabeludo diante dos raios ultravioletas.

  • Fortalecimento dos fios

O uso frequente de ferramentas de calor como o secador e chapinha, bem como a realização de tratamentos químicos variados e a ação do sol, vento e poluição fazem com que nossos cabelos percam força.  Nesse quesito o alecrim também pode ajudar, já que é fonte de vitamina C e ajuda a estimular a produção de colágeno.

 cabelos mais fortes com alecrim no cabelo
Instagram: @dudahsantossl
  • Efeito bactericida e anticaspa

Usar o alecrim no cabelo também ajuda a protege-lo contra bactérias, fungos e também a evitar a caspa. Isso acontece devido as suas propriedades anti-inflamatórios, que ajudam a manter a região do couro cabeludo limpa de verdade e livre de infecções.

  • Crescimento mais rápido do cabelo

Como o alecrim é rico em nutrientes como ferro e magnésio, ele também é um grande aliado quando o assunto é crescimento capilar, já que melhora a circulação sanguínea. Vale dizer que o alecrim não ajuda somente no crescimento dos fios, mas sim no crescimento de fios fortes, saudáveis e nutridos.

 resultado do alecrim no cabelo
Instagram: @contoslisosecachos
  • Reduz a oleosidade

Se você tem cabelo oleoso, o alecrim pode ser um excelente aliado, já que ajuda a melhorar a textura dos fios sem que eles fiquem opacos e sem vida.

  • Redução do frizz

O óleo de alecrim ajuda a selar as cutículas dos fios e assim a umidade fica mais tempo neles, reduzindo o frizz sem perder a hidratação.

Como usar o alecrim no cabelo?

Como vimos, usar o alecrim no cabelo irá ajudar a fazer com que suas madeixas fiquem muito mais bonitas e saudáveis.

Além disso, não é uma tarefa complicada de ser feita, já que existem diferentes maneiras de usar o alecrim no cabelo. Entenda quais são essas maneiras e utilize de acordo com as necessidades dos seus fios.

Como fazer o tônico de alecrim para cabelo? 

O tônico de alecrim é fácil de ser feito, limpa o couro cabeludo e ajuda no crescimento dos fios. Para fazer o tônico basta colocar alguns ramos de alecrim em água fervente, aguardar alguns minutos, coar e esperar esfriar. Com o chá frio é só aplicar no couro cabeludo com o auxilio de um pedaço de algodão.

O tônico deve ser aplicado nos fios úmidos ou secos e é essencial que o couro cabeludo esteja limpo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cristina Maciel (@cristinam.sobrancelhas) em

No shampoo

Também é possível usar o alecrim diretamente no shampoo. Nesta receita, você também pode acrescentar cravo, que ajuda a diminuir a queda capilar e canela, que ajuda no tratamento da caspa e hidrata o couro cabeludo.

Para essa receita, você vai precisar de:

– 100ml de shampoo;

– 1 colher de sopa de alecrim;

– 1 colher de sopa de cravo da índia;

– 3 colheres de sopa de canela em pó

Modo de fazer: Misture todos os ingredientes e deixe descansar por uma semana. Utilize intercalado com o seu shampoo de costume. O indicado é uma pausa de 1 mês a cada 3 meses de uso do shampoo de alecrim.

Óleo de alecrim

O óleo de alecrim é facilmente encontrado em lojas que vendem produtos naturais e, se você está em busca de hidratação para os seus fios, não deixe de experimentar esse óleo mágico.

Uma das maneiras de usar o óleo de alecrim no cabelo com o objetivo de hidrata-lo é aquecer o óleo e aplica-lo nos fios quando o óleo estiver em temperatura morna. Massageie o couro cabeludo por cerca de 10 minutos e deixe agir por 30 minutos. Depois é só lavar como de costume. Se você quiser potencializar a hidratação, misture o óleo de alecrim com óleo de coco, de amêndoas ou azeite.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>