Ad
FrizzPorosoProblemas e Cuidados

Ácido lático no cabelo é mocinho ou vilão dos cuidados capilares? Descubra!

ácido lático cabelo

Transformar os fios, com colorações e alisamentos, pode acabar deixando o cabelo mais danificado e fragilizado, com porosidades, quebra, frizz e ressecamento. Para que esse quadro seja revertido, uma série de procedimentos de reparação podem ser feitos e um dos mais indicados são os tratamentos que utilizam ácido lático no cabelo.

como usar ácido lático no cabelo cacheado
Instragram: @cachossrecuperados

Vamos entender melhor o que de fato é o ácido lático? Ele gera muitas confusões e dúvidas, podendo até mesmo ser apontado como vilão. Entenda abaixo tudo sobre o ácido lático no cabelo e para que serve de fato!

O que é ácido lático?

Devido ao nome “ácido”, o ácido lático muitas vezes é confundido com os ácidos liberadores de formol, mas é importante dizer que eles não têm nada em comum. O ácido lático é um ácido orgânico, ou seja, natural, de fórmula química C3H6O3, cor cristalina, ligeiramente salino e solúvel em água.

A produção desse ácido se dá através da fermentação da lactose (açúcar presente no leite) e, devido as suas propriedades umectante e acidulante, é frequentemente usado na indústria de cosméticos, para tratamentos de cabelo e pele.

qual a função do ácido lático no cabelo
Instagram: @sh.vets

Ácido lático no cabelo traz benefícios?

Apesar de muitas vezes ser apontado como vilão, a verdade é que o ácido lático no cabelo realmente oferece benefícios. Isso acontece porque o peso molecular desse tipo de ácido é muito baixo. Ele é menor do que algumas proteínas dos cabelos e, por isso, consegue penetrar de forma profunda entre suas camadas.

Entre os benefícios do ácido lático no cabelo, podemos citar o fato de regular o pH dos fios. Ele deixa os fios mais alinhados e sem frizz. Já quando aquecido, vale dizer que o ácido lático consegue preencher espaços abertos da cutícula dos fios, fato comum em cabelos danificados quimicamente.

Além disso, o uso do ácido lático no cabelo aumenta a massa do fio. Isso gera uma reestruturação da fibra e altera a carga iônica das moléculas do cabelo, deixando-os mais resistentes e brilhantes.

Esse ácido alisa os cabelos?

É comum que se pense que o ácido lático alisa os fios, mas isso é um mito, já que esse tipo de ácido não alisa nem modifica a estrutura do fio. O ácido lático é combinado com outros procedimentos, como a escova progressiva, porque consegue equilibrar o pH dos fios e alterar a carga iônica das moléculas, auxiliando assim no alinhamento dos fios e no controle do frizz e do volume.

ácido lático no cabelo alisa?
Instagram: @cabelo.alinhado

Ele pode ser usado com outros tratamentos?

Sim! Uma das grandes vantagens do uso do ácido lático é que ele pode ser usado com outros tratamentos, como escova progressiva e selagem capilar. Entretanto, é sempre importante lembrar que é necessário ficar de olho nas composições. Principalmente para verificar se ele não está associado com outros ácidos. Nesses casos, quando aquecidos, podem ser liberadores de formol e, portanto, não ser compatível com o seu cabelo.

A melhor forma de tirar esse tipo de dúvida não é arriscar e ver no que vai dar, ok? Pois em se tratando de cabelos os resultados podem ser trágicos e pode demorar para que os fios se recuperem. Sempre que tiver qualquer dúvida em relação a compatibilidade de um produto com outras químicas, não deixe de procurar por um profissional. É ele que vai conseguir te ajudar nesse quesito e evitar assim consequências capilares que podem levar tempo para serem recuperadas.

efeitos do ácido lático no cabelo cacheado
Instragram: @cachossrecuperados

Uma das grandes vantagens do uso do ácido lático no cabelo é que ele não possui contraindicação. Dessa forma, pode ser usado em todos os tipos de cabelo, seja cacheado, liso, ondulado ou crespo.

Além disso, o ácido lático é compatível com outras químicas, como a escova progressiva. Porém, apesar de ser compatível e não oferecer qualquer risco em relação a outras químicas, é importante saber que muitas vezes o ácido lático pode vir combinado com outros tipos de ácidos. Eles podem não ser compatíveis com as químicas presentes no seu cabelo.

Por este motivo, e como já falamos anteriormente, não deixe de procurar por um profissional caso surja qualquer dúvida. A combinação de produtos incompatíveis no cabelo pode acabar gerando consequências desastrosas e difíceis de serem recuperadas a curto prazo.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>