Curiosidades

Para que serve o ácido fólico no cabelo? Quais são os benefícios e onde encontrar

Para que serve o ácido fólico no cabelo? Quais são os benefícios e onde encontrar

Se o seu cabelo está caindo muito, é provável que você já tenha procurado por uma série de métodos de resolver esse problema. Você já tentou usar o ácido fólico no cabelo?

Pode parecer estranho pensar na saúde dos nossos fios utilizando algo que tem ácido em seu nome, mas acredite em mim. Isso pode ser ótimo para devolver a vitalidade das suas madeixas e ajudar a recuperar fios danificados.

O ácido fólico no cabelo é ótimo para a saúde dos fios. Além disso, contribui também para a pele e as unhas, faz bem para o sistema imunológico e para o cérebro. Ou seja, é um combo completo.

Mas o que é exatamente esse ácido e por que usá-los irá ajudar a potencializar a beleza dos seus cabelos?

Se você nunca ouviu falar de ácido fólico no cabelo e acha que estou falando grego, vem comigo que vou explicar tudinho que você precisa saber sobre ele.

O que é o ácido fólico?

Você já deve ter ouvido falar da importância das vitaminas do complexo B para a nossa saúde. Pois bem. O ácido fólico é uma delas, e uma bem importante.

O ácido fólico, também conhecido como folato, folacina ou vitamina B9 é, como você pode adivinhar, uma vitamina. Considerada essencial para a nossa saúde, ela faz parte do famoso complexo B, sendo um dos principais recursos para evitar a queda de cabelo e as unhas quebradiças.

ácido fólico no cabelo para crescimento
Instagram: @eujessibarbosa

Quem quer fazer os cabelos crescerem mais rapidamente pode se beneficiar do uso de ácido fólico no cabelo para manter as madeixas mais saudáveis, garantindo um crescimento que dure.

Ele contribui no combate à oleosidade excessiva, atuando na criação de células novas e exercendo papel fundamental para a prevenção da queda dos fios e do crescimento dos novos fios.

Quais são os benefícios do ácido fólico?

Para além dos benefícios já citados em relação à saúde dos nossos fios, o ácido fólico tem participação em diversas funções do nosso corpo. Uma de suas funções, por exemplo, é ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e do sistema nervoso.

Essa vitamina também ajuda a reduzir o risco de Alzheimer, derrame e evitar a perda auditiva em idosos.

No caso da nossa saúde mental, o ácido fólico age como co-fator para a produção de serotonina, responsável pelo equilíbrio do humor.

Deu para perceber que a vitamina B9 é importantíssima para o nosso corpo, não é mesmo?

E, quando a consumimos pensando na saúde dos nossos fios, é possível perceber que o ácido fólico no cabelo trará madeixas mais fortes, saudáveis e brilhantes, do jeitinho que tanto gostamos.

Qual a função do ácido fólico no cabelo?

O ácido fólico no cabelo será responsável por promover um equilíbrio da oleosidade dos fios. Nosso couro cabeludo produz oleosidade que é distribuída pelos fios e forma uma camada protetora nas nossas madeixas.

Quando essa oleosidade se dá em excesso, pode causar problemas para os fios. Quando não é distribuída corretamente, também pode causar problemas.

ácido fólico no cabelo diminui a oleosidade
Instagram: @frauenkopfbrasil

O ácido fólico no cabelo, portanto, fará com que o couro cabeludo se mantenha mais saudável, ajudando a distribuir essa oleosidade e fazendo com que os fios fiquem mais fortes, macios e brilhantes.

Dessa forma, ele contribui também para o crescimento saudável dos fios. É uma matemática bem simples: fios mais fortes quebram muito menos. Assim, o crescimento é percebido e mantido com muito mais facilidade.

O ácido fólico no cabelo permitirá um crescimento que não prejudica o couro cabeludo nem a fibra capilar.

Como usar esse produto no cabelo

Muitos alimentos são fonte de folato. As verduras com folhas verdes escuras, a exemplo de espinafre, couve, alface e brócolis, frutos secos, feijões, cogumelos, manga, tomate, banana, ovo e legumes em geral, são alguns exemplos.

ácido fólico no cabelo: alimentos
Instagram: @alicecunhanutri

Para além de consumi-lo na alimentação, o que significa basicamente manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes, é possível consumir o ácido fólico por meio de complexos vitamínicos.

Para tal, é necessário consultar um especialista. Isso é necessário para verificar qual a quantidade necessária para a ingestão. É possível combinar o folato com outros nutrientes considerados essenciais, como magnésio, vitamina C e biotina.

É importante ressaltar que a quantidade recomendada de consumo de ácido fólico é de 400 mg por dia. Devido ao fato de ser solúvel em água, o corpo consegue expulsá-la com facilidade.

Faça uma avaliação para verificar se há deficiência em vitamina B9 e entender os melhores modos de ingestão dela para garantir cabelos fortes, saudáveis e longos. E, é claro, suas unhas e pele também irão agradecer esse mimo extra.

ácido fólico no cabelo deixa mais saudável
Instagram: @janet_amrani

O ácido fólico no cabelo contribui para madeixas saudáveis. Ele promove melhor distribuição da oleosidade ao longo dos fios e fazendo com que eles fiquem mais protegidos. E por falar em oleosidade, você sabe como fazer para cuidar do seu couro cabeludo e qual a importância dessa região para a saúde dos seus cabelos?

O que achou dessa dica? Comente e compartilhe!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>