O cronograma capilar vem se tornando cada vez mais popular e o que não faltam são benefícios dessa rotina de cuidados. Ela intercala três etapas diferentes: hidratação, nutrição e reconstrução. Apesar da popularidade, ainda existem mitos sobre cronograma capilar. Esse mitos podem gerar bastante dúvidas e até mesmo impedir que as pessoas sigam essa rotina capaz de deixar os fios realmente saudáveis.
Vamos derrubar esses mitos sobre cronograma capilar de uma vez por todas? Confira abaixo!
Para o cronograma funcionar, precisa tratar o cabelo 3 vezes por semana
É mito! Apesar do cronograma capilar mais comum ser aquele com 3 tratamentos por semana, também é possível fazer um cronograma em que se faz apenas 2 tratamentos por semana ou até mesmo 1 tratamento por semana. Você deve seguir o cronograma de acordo com os seus objetivos, tipo de cabelo…. Enfim, é possível intercalar os tratamentos seja 3 vezes por semana, 2 vezes ou 1 vez, sem problema algum!
O shampoo e condicionador não influenciam no tratamento
Mito! O shampoo e o condicionador influenciam sim no tratamento e esse é mais um mito cronograma capilar. Por isso, para potencializar ainda mais o cronograma, prefira usar shampoos e condicionadores que sejam específicos para o seu tipo de cabelo. Além disso invista em marcas confiáveis e testadas.
As três etapas precisam ser feitas toda semana
Mais um dos mitos sobre cronograma capilar. Essa rotina deve ser de acordo o seu cabelo. Por isso, nem sempre as três etapas estão toda semana, ok? Além disso, como falamos anteriormente também não é preciso que sejam feitas obrigatoriamente três etapas (qualquer que sejam elas) por semana. Isso porque é possível fazer um tratamento por semana ou dois por semana, sem problema algum.
Todo cabelo precisa de cronograma capilar, estando saudável ou não
Mito cronograma capilar! Na realidade, se o seu cabelo está saudável, o cronograma capilar é opcional. Isso não significa que não precisa cuidar, ok? É necessário usar protetor térmico sempre que for usar chapinha e secador, lavar os fios com água fria ou morna e também usar um leave-in para proteger os fios dos raios ultravioletas, da poluição, do vento, etc. O que queremos dizer é que se o seu cabelo está saudável você não precisa seguir um cronograma capilar fixo, ok? Pode ir variando os tratamentos de acordo com as necessidades que o cabelo for mostrando.
Todo cronograma é igual
Esse é mais um mito cronograma capilar, já que a rotina de cuidados com os fios não é sempre igual. Existem diversas tabelas de cronograma capilar e o importante é escolher aquela que tem haver com as necessidades do seu cabelo. Além disso, também é possível escolher por cronograma capilar específicos para cabelos cacheados, liso, ondulado ou crespo. Existem excelentes opções para cuidar do seu cabelo hoje mesmo!
Preciso comprar muitos produtos para fazer o cronograma capilar
Não! Esse é um super mito cronograma capilar e que precisa ser derrubado, já que pode ser o que está impedindo algumas pessoas de seguir essa rotina de cuidados e ter os cabelos mais saudáveis.
Na realidade o cronograma capilar pode ser feito apenas com produtos naturais, com produtos e máscaras industrializados ou até mesmo misturando os dois, sabia? Quem vai fazer essa escolha é você. O importante é que se use tanto produtos naturais quanto industrializados que sejam os específicos para cada etapa, mas o que não faltam são bons produtos e uma infinidade de excelentes receitas de cronograma capilar com produtos naturais na internet!
O cronograma capilar só deve ser feito em cabelos cacheados ou crespos
O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, seja cacheado, ondulado, crespo ou liso. Essa é uma rotina de cuidados excelente para que o cabelo, independente do tipo, fique mais saudável, brilhante e macio. Como o cabelo cacheado e crespo tem a tendência de ser mais ressecado, já que a oleosidade tem um pouco mais de dificuldade de chegar até as pontas devido aos cachos, é comum que se confunda que o cronograma é apenas para esse tipo de cabelo, mas isso é um mito cronograma capilar!
Quem lava o cabelo todo dia pode fazer o cronograma em dias seguidos
Mito! O intervalo de pelo menos 48h entre uma etapa do cronograma e outra é muito importante, já que é o tempo em que o produto aplicado ainda vai estar agindo nos fios. Além disso, lavar os cabelos todos os dias não é legal, sabia? É indicado pelo menos intercalar um dia sim e outro não para as lavagens.