7 formas de fazer hidratação com óleo de coco no cabelo

7 formas de fazer hidratação com óleo de coco no cabelo

O óleo de coco você provavelmente já conhece, mas você sabia que uma das maiores vantagens dele é a versatilidade? Dá para usar durante o banho, misturando com produtos que você já tem (até mesmo os que você tem na geladeira!) e também aplicar para uma hidratação noturna superprofunda. Mas, já vamos falar sobre cada uma delas! Neste post, te mostraremos 7 formas diferentes de fazer hidratação com óleo de coco.

Então, vamos ao que interessa?

Os benefícios de utilizar o óleo de coco na hidratação

Antes de meter a mão na massa, é bom saber o que esperar, certo? Pois bem, ao fazer hidratação com óleo de coco, pode se preparar para notar cabelos muito mais brilhosos, com cutículas seladas que evitam a perda de umidade dos fios, e com uma película protetora que combate o ressecamento e mantém os fios mais alinhados, reduzindo o frizz.

O óleo de coco é rico em algumas das mais poderosas vitaminas para o cabelo, como:

  • vitamina A: ela promove a elasticidade dos fios e regula a multiplicação celular;
  • vitamina D: a ausência dessa vitamina deixa os cabelos ásperos e bastante suscetíveis à quebra;
  • vitamina E: poderoso antioxidante e protege os fios da ação dos raios UV.

A vitamina K e ácidos graxos também estão presentes no óleo de coco e agem fundo nas cutículas do cabelo, repondo nutrientes essenciais para a saúde dos fios.

Mas, para conseguir extrair o melhor que o produto pode oferecer, é bom não usar qualquer óleo de coco que encontrar na prateleira. Dê preferência para os virgens ou 100% vegetais. Mas, o melhor mesmo é procurar pelo óleo de coco específico para cabelos, muito mais seguros e sem o uso de substâncias químicas que podem danificar os fios, ideais para a hidratação com óleo de coco. 

7 maneiras de fazer hidratação com óleo de coco

Ele apareceu como uma opção para a cozinha, logo depois vieram os rumores de que fazia milagres para quem quer emagrecer e não demorou muito para subir à cabeça e chegar às madeixas. O óleo de coco é poderoso quando o assunto é a hidratação dos fios que, sempre é bom lembrar, é indispensável para todos os tipos de cabelo, até mesmo os oleosos.

1. Hidratação com óleo de coco e nada mais

O óleo de coco pode ser usado sozinho para a umectação, não precisando ser misturado com outros produtos. Basta aplicar o óleo mecha por mecha e deixar agir por 1h e lavar na sequência.

Ah! E pode aplicar na raiz sem medo! Você também pode aplicar antes de dormir para lavar na manhã seguinte, basta usar uma touca plástica para proteger seu travesseiro.

2. Com a máscara de hidratação

Não tem segredo: basta adicionar um pouquinho de óleo de coco na sua máscara de hidratação preferida e deixar agir pelo tempo indicado na embalagem da máscara. Se quiser potencializar a misturinha, use touca térmica e deixe agir por 30 minutos.

hidratação com óleo de coco

3. Óleo de coco e mel

Misture os dois ingredientes na mesma proporção e, com os cabelos úmidos e limpos, aplique mecha a mecha. Massageie bem o couro cabeludo e deixe a mistura agir por 30 minutos antes de enxaguar.

4. Óleo de coco e Bepantol

O Bepantol já é um velho conhecido de quem está atenta à hidratação dos cabelos. E misturá-lo com óleo de coco vai dar um efeito ainda melhor! Para essa hidratação, você deve adicionar uma tampinha de Bepantol para duas colheres (das de sopa) de óleo de coco ― pode ser que você precise de um pouco mais, vai depender do comprimento e da quantidade de cabelo.

Misturou bem? Agora é hora de enluvar o cabelo seco, mecha por mecha, com a mistura e, então, deixar agir por 30 minutos. Depois, é só lavar o cabelo.

5. Óleo de coco e ovo

1 ovo e 2 colheres de sopa de óleo de coco. É tudo o que você precisa para essa hidratação poderosa! Mas, atenção, essa receitinha precisa ser feita em duas etapas:

  • na primeira, você deve misturar os ingredientes, passar por todo o cabelo (que deve estar seco), deixar agir por 1h e enxaguar apenas com água;
  • antes de dormir, aplique apenas óleo de coco para agir durante a noite. Na manhã seguinte, é só lavar os cabelos normalmente.

6. Óleo de coco e óleo de rícino

Para essa hidratação, você não irá precisar misturar os produtos. Use primeiro o óleo de rícino no couro cabeludo seco e massageie com as pontas dos dedos. Só então você irá aplicar o óleo de coco em todo o cabelo. O tempo de ação é de 2h e a lavagem posterior pode ser feita normalmente.

7. Óleo de coco e tônico para cabelos

Esta dica é especial para as cacheadas! Em um recipiente, misture:

  • 1 colher de óleo de coco;
  • 1 colher de tônico para cabelos;
  • 2 colheres de máscara de hidratação.

Essa mistura será usada entre o shampoo e o condicionador, superprática para quem quer resolver tudo no banho mesmo. Lave com shampoo, aplique a máscara e deixe agir por 5 minutinhos. Enxágue e aplique o condicionador.

Viu como o óleo de coco é mesmo versátil? Você conhece alguma outra receita de hidratação utilizando este produto? Então, compartilhe com a gente nos comentários!


Tuany Fraga

Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?