Se você é cacheada ou está em transição capilar para assumir seus cachos, com certeza deve ficar feliz com a quantidade de informações que tem se tornado disponível a respeito do cabelo cacheado.

Durante muito tempo, a moda do cabelo liso levou muitas donas de madeixas cacheadas a alisarem seu cabelo. Agora, no entanto, com a tendência a buscar assumir seu cabelo natural, o número de cacheadas vem aumentando cada vez mais.

O problema é que, dentre tantas informações que tem surgido, é fácil se confundir em relação aos procedimentos indicados para cuidar da madeixa cacheada. Por isso, trazemos aqui uma lista com 7 dicas que toda mulher cacheada deve saber para poder manter seu cabelo lindo e saudável (e cheio das lindas curvas que amamos).

1. Procure produtos específicos para a madeixa cacheada

Pense conosco: se seu cabelo é cacheado, não adianta nada usar produtos para madeixas lisas ou alisadas, certo? Cada tipo de cabelo exige um cuidado específico e nutrientes que se encontram presentes nos produtos certos para o tipo de fio.

Usar o shampoo, condicionador, leave-in e máscara certos para a madeixa cacheada tem grande influência na definição, volume, controle de frizz e hidratação de um cabelo que é naturalmente mais ressecado.

Muitas marcas têm linhas específicas para o cabelo cacheado. Procure aqueles que mais te agradam e bora se cuidar!

2. Não penteie o cabelo seco

Embora essa dica pareça óbvia, muitas mulheres que tem as madeixas cacheadas caem no erro de tentar penteá-las e finalizá-las quando estão secas. Isso apenas irá causar mais frizz e destruir toda a forma dos seus lindos cachos.

A cacheada deve escolher o momento em que seu cabelo está molhado para desembaraçá-lo, de preferência após o banho (não durante, ok, porque isso fará com que os fios quebrem mais facilmente).

 Além disso, a ferramenta ideal para pentear o cabelo da cacheada é um pente de dentes largos, de preferência de madeira, ou então os próprios dedos.

3. Faça o cronograma capilar

Hidratação, nutrição e reconstrução. Essas são as palavras mágicas para toda cacheada que deseja madeixas lindas e saudáveis. Essa rotina semanal de cuidados é importante para fornecer ao cabelo os nutrientes dos quais ele carece.

Cuidar do seu cabelo é a chave para mantê-lo sempre nutrido, hidratado, sedoso e brilhante, repondo a umidade perdida dos fios. Além disso, não se esqueça de manter o corpo também nutrido e hidratado: coma direito e beba muita água!

4. Existem tipos diferentes de cabelo cacheado

Se você tem cabelo crespo ou cacheado ou sonha em ter, provavelmente já se deparou com diversas fotos diferentes de madeixas que apresentavam os mais variados formatos de cachos.

Isso porque existem tipos diferentes de cabelo cacheado, e saber qual é o seu será importante para entender a melhor forma de cuidar dele e finalizar o penteado para obter os cachos que deseja. Tem cacheada que tem cachos abertos e bem espirais; outras tem cachos fechados e pequenos. Faça um diagnóstico de seu cabelo e descubra qual seu tipo de cacho.

 5. Cuide do cabelo na hora de dormir

Dormir de cabelo solto é um costume que não é indicado para nenhum tipo de cabelo, principalmente para o cacheado. Muitas cacheadas utilizam uma touca de cetim para dormir, pois o tecido diminui o atrito causado pelos movimentos noturnos.

Dessa forma, seu cabelo quebrará menos e não perderá o brilho enquanto você estiver dormindo, além de não deformar os cachos. Garantimos que essa simples técnica fará com que o seu day after capilar seja maravilhoso.

6. A hora de lavar também é importante

Nada de esfregar o cabelo na hora de lavar, pois isso irá ressecá-lo ainda mais. Opte por utilizar shampoos com pouco ou sem nenhum sulfato. As técnicas de low poo e no poo tem feito cada vez mais sucesso entre as cacheadas que julgam que tais produtos limpam sem ressecar as madeixas.

Além disso, esqueça os banhos com água quente. A temperatura ideal para lavar o cabelo é morna ou fria. Dessa forma, a agressão causada pela água será menor e não ressecará o cabelo com tanta intensidade.

7. Seque o cabelo do jeito certo

Já dizia aquela música, “Deixa acontecer naturalmente…”. A melhor forma de deixar o cabelo cacheado secar é ao natural, sem submetê-lo ao calor agressivo do secador. Se tiver que utilizar o instrumento, lembre-se sempre de aplicar um protetor térmico antes, para amenizar o efeito de agressão causado nas madeixas.

Também não se deve esfregar o cabelo na toalha de banho, pois isso causará um excesso de atrito que trará o frizz. Prefira tecidos de algodão.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você, cacheada, a saber um pouco mais sobre seu cabelo. Aproveitando que está chegando o calor, veja também as melhores formas de cuidar dos cachos depois de um banho de mar ou da piscina.

cacheadas