Crescimento

Projeto rapunzel: 7 dicas infalíveis para fazer o cabelo crescer mais rápido

projeto rapunzelprojeto rapunzel

É bastante frustrante saber que não existe uma fórmula milagrosa para fazer o cabelo crescer, né? A boa notícia é que existem alguns hábitos que você pode ter para dar uma força a mais para o seu Projeto Rapunzel. Existem realmente algumas atitudes que podem fazer com que os seus fios cresçam um pouquinho mais rápido e mais saudáveis também.

Neste artigo, vamos te contar sobre alguns motivos pelos quais o seu cabelo pode não estar crescendo e também 7 dicas infalíveis que vão dar uma empurrada a mais no seu projeto Rapunzel! Vamos nessa?

Por que meu cabelo não cresce?

Advertisement

É no folículo piloso que o fio de cabelo é produzido. A multiplicação das células da raiz do cabelo empurra o fio, configurando o crescimento das madeixas. Os cabelos crescem, em média, 1,5cm por mês. Por isso, desconfie de produtos que prometem fazer a mágica de aumentar o fio em 10 cm em um período recorde.

resultado do projeto rapunzel
Instagram: @martanastula

Pessoas que tenham predisposição genética para o ritmo mais retardado de crescimento capilar, no entanto, podem se frustrar ao ver que seus cabelos crescem mais lentamente do que o dos outros. Outros fatores, como o tipo de cabelo, também são importantes. Donas de cabelos crespos e cacheados devem puxar seus cachinhos para fazer a comparação e determinar se de fato suas madeixas estão crescendo.

Se você anda muito estressada ou se alimentando mal, ou se você faz tratamentos com química com frequência, saiba que esses hábitos também interferem no projeto Rapunzel. 

Como fazer o cabelo crescer: começando o projeto rapunzel

Chegou a hora de saber como aderir ao projeto Rapunzel para que os seus fios cresçam um pouco mais rápido e o mais importante: saudáveis. Ninguém quer um cabelo longo que seja ressecado, frágil, poroso e sem brilho, né?

Com as nossas 7 dicas infalíveis para um projeto Rapunzel que seja eficiente, você vai conseguir intensificar a potência dos tratamentos que vem fazendo nos seus fios e também conseguir ver um crescimento acelerado e com fios saudáveis.

Confira as nossas dicas! Ah, e não precisa se preocupar, ok? São hábitos simples, práticos e que vão fazer toda a diferença no projeto Rapunzel!

1. Use produtos específicos para seu tipo de cabelo

Acredito que, a essa altura do campeonato, não seja necessário ressaltar a importância de manter os cabelos hidratados, certo? No entanto, é igualmente importante se lembrar de usar produtos que sejam adequados para seu tipo de fio.

Quando estamos nos referindo a produtos está na lista os mais diferentes tipos, como shampoo, condicionador, máscara de hidratação, leave-in, entr e outros. Para escolher o ideal, é só dar uma olhadinha no rótulo e ver qual é o tipo de cabelo que o produto é indicado (ex: cacheado, liso, ondulado, crespo) e para quais necessidades o mesmo foi desenvolvido, como, por exemplo, para tratar cabelo seco, ressecado, oleoso, para evitar pontas duplas, entre outros.

Advertisement

como fazer shampoo bomba

Saiba mais: Hidratação, nutrição ou reconstrução: qual etapa do cronograma capilar você precisa focar? [QUIZ]

2. Ativos de crescimento podem auxiliar

Já dissemos que é importante tomar cuidado com produtos que prometem crescimento em tempo recorde. Contudo, existem no mercado alguns tônicos que de fato auxiliam no crescimento capilar. Esses ativos de crescimento costumam ter jaborandi ou cafeína em sua composição, e aumentam a vascularização da região do couro cabeludo. Além disso, suplementos vitamínicos, sobretudo aqueles com zinco, B6 e cobre, podem ser uma escolha interessante, mas sempre com indicação médica.

antes e depois projeto rapunzel
Antes e depois complexo vitamínico – @issoqueeamiga

3. Tem que comer bem e beber água!

Comer bem e beber antes água é o segredo de basicamente qualquer coisa que queremos fazer com o nosso corpo. O segredo de uma vida saudável está na boa alimentação, e não seria diferente com o projeto Rapunzel.

Se alimentar direitinho fará com que você consiga regular as funções do seu corpo e, portanto, seus cabelos ficarão mais saudáveis.

Na hora de se alimentar, escolha alimentos como ovos, abacate, salmão e carnes magras, e mantenha sempre uma garrafinha de água com você. Além disso, não se esqueça de beber pelo menos 2L de água todos os dias! Um ótimo truque é ter sempre com você uma garrafinha de água e ir enchendo ao longo do dia.

4. Não fuja da tesoura no projeto rapunzel

É comum ignorarmos a existência da tesoura quando desejamos cabelos compridos. Mas para que seus cabelos fiquem saudáveis e, portanto, cresçam mais rapidamente, é importante eliminar as pontas duplas. Não é que elas impeçam o crescimento capilar: o cabelo continua a crescer, mas quebra com maior facilidade, dando a impressão de estar sempre no mesmo comprimento. Além disso, as pontas duplas dão um aspecto de cabelo mal tratado, frágil e sem brilho, nada legal, não é mesmo?

corte no projeto rapunzel
Instagram: @cheiasdecharme.salao

5. Nosso amigo, o couro cabeludo

Não se esqueça que é no couro cabeludo que ocorre o crescimento e, por isso, e essencial mantê-lo sempre limpo. Fazer massagens suaves na região também é importante. Isso estimula a circulação sanguínea e aumenta o fornecimento de oxigênio para a região, fazendo com que os cabelos cresçam mais rapidamente.

Na hora da massagem capilar do projeto Rapunzel, o indicado é que se use as pontas dos dedos, tomando cuidado com as unhas, e que sejam feitos movimentos leves e circulares.

6. Os óleos vegetais são importantes durante o projeto rapunzel

Esses poderosos ativos têm o poder de criar uma camada de proteção no fio, impedindo que o mesmo resseque com facilidade. Esses óleos devem ser aplicados nas pontas dos cabelos antes da hora de lavar.  Dessa forma, é possível protegê-las da ação ressecadora do shampoo. E por falar nisso, lembre-se sempre dessa fórmula: o shampoo vai no couro cabeludo e o condicionador no comprimento, ok?

projeto rapunzel cacheado
Instagram: @fris.ee

7. Aderir ao cronograma capilar

Uma das dicas mais valiosas para o seu projeto Rapunzel é seguir um cronograma capilar, aquela rotina de cuidados com os fios que intercala três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Cada uma dessas etapas tem objetivos específicos como repor a massa capilar, as vitaminas e os lipídeos e também a água. Esses nutrientes vão se perdendo do cabelo devido a diversos fatores, como sol, vento, água do mar, procedimentos químicos, uso da chapinha e secador, entre outros.

Saiba mais: Está no projeto rapunzel? Aprenda como fazer um cronograma capilar para crescimento

Advertisement
Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • Meu cabelo é pouco ondulado, e é ressecado nas pontas.
    Oq devo fazer para mantê-lo macio e saudável?

  • Em quanto tempo o cabelo atinge a altura dos seios ?o meu ta um pouco acima dos seios e abaixo dos ombros..mas quero que ele “cubra” os seios quanto tempo levara ainda ? Cortei as pontas haquase 5 dias..

  • >