Entra moda, sai moda e o projeto rapunzel continua fazendo a cabeça de muitas mulheres. Na busca por madeixas maiores, é comum fazer buscas por receitas de como fazer o cabelo crescer. O segredo para quem quer ter cabelos compridos é ter paciência. Embora não exista nenhum milagre quando falamos em crescimento capilar, é possível, por meio de alguns cuidados específicos, acelerar um pouco o ritmo de crescimento.

Se você está no seu projeto Rapunzel e deseja desesperadamente saber como fazer o cabelo crescer, temos boas notícias: as dicas abaixo são eficientes para tornar suas madeixas mais saudáveis e fortes, o que irá auxiliar no crescimento.

Por que meu cabelo não cresce?

É no folículo piloso que o fio de cabelo é produzido. A multiplicação das células da raiz do cabelo empurra o fio, configurando o crescimento das madeixas. Os cabelos crescem, em média, 1,5cm por mês. Por isso, desconfie de produtos que prometem fazer a mágica de aumentar o fio em 10 cm em um período recorde.

Pessoas que tenham predisposição genética para o ritmo mais retardado de crescimento capilar, no entanto, podem se frustrar ao ver que seus cabelos crescem mais lentamente do que o dos outros. Outros fatores, como o tipo de cabelo, também são importantes. Donas de cabelos crespos e cacheados devem puxar seus cachinhos para fazer a comparação e determinar se de fato suas madeixas estão crescendo.

Se você anda muito estressada ou se alimentando mal, ou se você faz tratamentos com química com frequência, saiba que esses hábitos também interferem no projeto Rapunzel. 

Como fazer o cabelo crescer: começando o projeto rapunzel

Agora vamos ao que interessa: como aderir ao projeto Rapunzel e como fazer o cabelo crescer? As dicas abaixo irão te ajudar a intensificar os resultados dos tratamentos e, dessa forma, você poderá perceber um ritmo de crescimento mais acelerado. Vamos lá?

1. Use produtos específicos para seu tipo de cabelo

Acreditamos que, a essa altura do campeonato, não seja necessário ressaltar a importância de manter os cabelos hidratados, certo? No entanto, é igualmente importante se lembrar de usar produtos que sejam adequados para seu tipo de fio. Imagine o seguinte: um estudante está com dúvidas de matemática e, ao pedir ajuda para seu professor, o mesmo dá explicações de geografia. Por mais cheias de informações que aquelas explicações sejam, elas não são relevantes para o problema do estudante, que continuará com dúvidas de matemática.

O que queremos dizer com essa comprida analogia? Seu cabelo é o estudante e você é a professora. Seu papel é fornecer às suas madeixas exatamente o que elas precisam. E como fazer isso? Escolhendo os produtos com as informações certas para seu tipo de fio.

Saiba mais: Hidratação, nutrição ou reconstrução: qual etapa do cronograma capilar você precisa focar? [QUIZ]

2. Ativos de crescimento podem auxiliar

antes e depois projeto rapunzel
Antes e depois complexo vitamínico – @issoqueeamiga

Já dissemos que é importante tomar cuidado com produtos que prometem crescimento em tempo recorde. Contudo, existem no mercado alguns produtos que de fato auxiliam no crescimento capilar. Esses ativos de crescimento costumam ter jaborandi ou cafeína em sua composição, e aumentam a vascularização da região do couro cabeludo. Além disso, suplementos vitamínicos, sobretudo aqueles com zinco, B6 e cobre podem ser uma ótima escolha.

3. Tem que comer bem e beber água!

Um dos segredos do projeto Rapunzel está na alimentação. Essa dica, na verdade, é importante para qualquer pessoa que queira se manter saudável. A boa alimentação e a ingestão de água são fundamentais para regular as funções de nosso corpo.

Na hora de se alimentar, escolha alimentos como ovos, abacate, salmão e carnes magras, e mantenha sempre uma garrafinha de água com você. Mas não se esqueça de beber a água, é claro.

4. Não fuja da tesoura

É comum ignorarmos a existência da tesoura quando desejamos cabelos compridos. Mas para que seus cabelos fiquem saudáveis e, portanto, cresçam mais rapidamente, é importante eliminar as pontas duplas. Não é que elas impeçam o crescimento capilar: o cabelo continua a crescer, mas quebra com maior facilidade, dando a impressão de estar sempre no mesmo comprimento.

5. Nosso amigo, o couro cabeludo

Não se esqueça que é no couro cabeludo que ocorre o crescimento e, por isso, e essencial mantê-lo sempre limpo. Fazer massagens suaves na região também é importante, já que isso estimula a circulação sanguínea e aumenta o fornecimento de oxigênio para a região, fazendo com que os cabelos cresçam mais rapidamente.

6. Os óleos vegetais são importantes

Esses poderosos ativos têm o poder de criar uma camada de proteção no fio, impedindo que o mesmo resseque com facilidade. Esses óleos devem ser aplicados nas pontas dos cabelos antes da hora de lavar.  Dessa forma, é possível protegê-las da ação ressecadora do shampoo. E por falar nisso, lembre-se sempre dessa fórmula: o shampoo vai no couro cabeludo e o condicionador no comprimento, ok?

7. Aderir ao cronograma capilar

Já ressaltamos a importância da hidratação, mas há duas outras etapas que também devem ser levadas em consideração: a nutrição e a reconstrução. A primeira irá repor as vitaminas e lipídios e a segunda, a massa capilar. 

Saiba mais: Está no projeto rapunzel? Aprenda como fazer um cronograma capilar para crescimento

Se você quer saber como fazer o cabelo crescer, aderir ao projeto Rapunzel pode ser uma ótima ideia. Conta pra gente nos comentários o que está te ajudando no seu projeto rapunzel!