7 dicas para fazer o cabelo crescer mais forte e rápido

7 dicas para fazer o cabelo crescer mais forte e rápido

amino wheySeu sonho é ter madeixas compridas, mas sente que  o seu cabelo não está cooperando? Ou, por acaso, foi ao cabeleireiro para cortar os famosos “dois dedos” e voltou de lá faltando quase uma mão de comprimento? Se uma das duas opções já aconteceu com você, provavelmente sua maior vontade é ver seu cabelo crescer rapidamente.

O cabelo comprido faz parte do imaginário feminino, e muitas mulheres recorrem a técnicas diversas na tentativa de fazer o cabelo crescer mais rápido. Além das mulheres que sonham com o projeto Rapunzel, há aquelas que sofreram na mão de um cabeleireiro.

Sabemos que, em muitos casos, o único jeito de arrumar um corte ruim é esperando o cabelo crescer. Mas, para algumas pessoas, essa é uma solução que parece demorar meses ou anos. Antes de saber como fazer o cabelo crescer, é preciso entender como funciona o crescimento capilar.

Como funciona o crescimento do cabelo

O ciclo de vida do nosso cabelo ocorre no folículo piloso. É dentro dessa estrutura que nosso cabelo é produzido. No fundo dela há a raiz, repleta de células que se multiplicam constantemente.

Quando essas células se multiplicam, empurram o fio de cabelo para fora, fazendo, assim, com que ele cresça. A fase de crescimento é seguida pela de transição e regressão e, então, vem a etapa de repouso, que é a fase em que o fio de cabelo cairá e o crescimento irá reiniciar. A média de crescimento capilar é de 1,5 cm por mês.

7 dicas para fazer o cabelo crescer

Apesar de não existir nenhuma fórmula mágica que fará seu cabelo crescer 10 centímetros em um mês, há algumas coisas que podem ser feitas para dar aquela ajudinha extra para as nossas madeixas. Basta seguir as dicas abaixo.

1. Usar babosa no cabelo

Você provavelmente já ouviu falar das propriedades mágicas da babosa, ou aloe vera. Essa planta é recomendada para variados usos que envolvem o universo da beleza. Um desses usos é, exatamente, para fazer o cabelo crescer.

Para usá-la no cabelo, basta abrir a folha de babosa e, com o auxílio de uma colher, retirar o recheio gelatinoso de dentro. Pode-se passar esse recheio no couro cabeludo sozinho ou misturá-lo com um óleo apropriado para o cabelo.

2. Cortar o cabelo

Essa dica provavelmente soa muito estranha, não é mesmo? Se o objetivo é fazer o cabelo crescer, como cortá-lo irá ajudar?

O importante é fazer o corte certo para retirar as pontas duplas sem alterar o comprimento do cabelo. Isso porque as pontas duplas são grandes responsáveis pela quebra da fibra capilar, o que torna mais difícil perceber seu crescimento.

3. Aplicar óleo vegetal

Outro queridinho no cuidado capilar é o óleo vegetal. O ideal é aplicar este óleo nas pontas do cabelo antes de lavá-los, para que eles funcionem como uma camada de proteção contra o ressecamento do fio.

Desse modo, ele impedirá que o cabelo quebre, tornando mais fácil perceber seu crescimento.

4. Massageie o couro cabeludo

Massagear o couro cabeludo por alguns minutos é um simples método para estimular a região e fazer o cabelo crescer. Isso porque a massagem aumentará o fluxo sanguíneo na região da raiz, fazendo com que ela receba mais oxigênio, fator que ajudará a fazer com que o fio cresça rapidamente.

5. Use produtos para crescimento do cabelo

Máscara, shampoo, vitaminas. Muitos são os produtos que prometem fazer o cabelo crescer mais rápido. Embora esses produtos não operem nenhum milagre, eles podem ser um auxílio extra para quem deseja ter madeixas de Rapunzel.

O que esses produtos fazem é fornecer ao cabelo as vitaminas que ele necessita para poder crescer forte e saudável. Assim, seu cabelo ficará nutrido e hidratado e quebrará menos, fazendo com que o crescimento se torne mais aparente.

6. Beba muita água

Não é nenhum segredo que beber água é essencial para a saúde do corpo. Mas manter-se hidratado também é importante para quem deseja fazer o cabelo crescer mais rápido.

Isso porque a água ajudará o corpo a eliminar toxinas indesejadas e hidratar cabelo e pele, que são sempre os primeiros a sofrer com os sinais de desidratação. Sua pele, cabelo e unhas agradecerão por toda essa hidratação!

7. Cuidado na hora de lavar o cabelo

O couro cabeludo precisa estar limpo para que o cabelo cresça forte e saudável. Manter uma rotina de cuidados e de lavagem é importante para a saúde de suas madeixas e, portanto, ajudará a fazer o cabelo crescer.

Resista à tentação de esfregar o shampoo no cabelo e limite o uso de shampoos anti-resíduos para uma vez a cada duas semanas, preferindo os shampoos sem sulfato para o dia a dia. Lembre-se também de evitar a água quente, que estimulará a oleosidade na região da raiz e fará com que as pontas se tornem ressecadas e quebradiças.

Se você seguir essas dicas para fazer o cabelo crescer e sentir que mesmo assim seu cabelo demora a crescer, pode ser que haja algum outro fator influenciando no ritmo de crescimento do seu cabelo. Busque se informar e bons cuidados.

cabelo crescer

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra