Meu assunto favorito: cabelo colorido! Com uma longa história de mudanças de cores eu aprendi como manter a cor bonita por mais tempo e principalmente de como cuidar para que esse cabelo esteja sempre saudável. Hoje eu conto pra vocês 5 dicas valiosas que toda colorida (ou aspirante ;)) deve saber, confira o post completinho.

Influencer GIF - Find & Share on GIPHY

1. Descolorante

A descoloração é o passo chave e deve ser feita por um profissional, por anos fiz esse processo em casa e te garanto que ele fica muito melhor quando é feito por quem entende do assunto. Quando passamos pelo processo de descoloração perdemos massa dos fios, o resultado pode ser um cabelo elástico, emborrachado e quebradiço, e o profissional é quem vai escolher o melhor produto pro seu tipo de fio bem como o melhor tratamento nessa etapa e é claro sem deixar de mencionar o famoso teste de mechas, onde ele irá verificar se o cabelo vai suportar ou não esse processo.

2. Descolori e agora?

Chegou a hora de tratar, e de tratar muito! O cabelo é um tecido morto ou seja ele nunca mais irá se regenerar 100% como ele era em sua estrutura virgem, porém os tratamentos podem te dar uma mãozinha nessa hora. O cronograma pode ser uma boa ajuda, principalmente na etapa de reconstrução que é aquela que devolvemos os aminoácidos e proteínas perdidos no processo de descoloração, se você não sabe como montar o seu cronograma clique aqui.

Os tratamentos vão melhorar a longo prazo o aspecto desse fio, então o cuidado desde o shampoo é extremamente necessário.

3. Cuidado com o shampoo

Falando em shampoo, as coloridas devem ficar muito atenta a eles! O shampoo liberado para a técnica Low Poo ou seja aquele de limpeza suave que possui agentes de limpeza como sulfatos fracos e anfóteros em sua fórmula irão promover uma maior duração da cor, visto que eles retiram pouquíssimo pigmento dos fios. Geralmente são shampoos mais hidratantes que não ressecam e que no final farão toda a diferença na manutenção da cor.

4. Chapinha e babyliss

Altas temperaturas podem desbotar os fios ou até mudar o tom da sua coloração, então vai fazer chapinha ou babyliss? Calma não precisa se desesperar! Escolha um bom protetor térmico, seja ele em creme, spray ou óleo. Os protetores térmicos vão criar uma película protetora conservando a estrutura dos fios e principalmente as pontas de uma possível quebra, tem ação de selar as cutículas evitando o frizz,  facilitam a escovação, diminuem o atrito entre o instrumento e os fios e promovem um brilho. Alguns possuem efeito reconstrutor, devolvendo massa enquanto protegem do calor.

5. Desbotou e agora?

Desbotou e agora? Banho de brilho para realçar a cor! Escolha um tonalizante do tom aproximado da sua cor, misture com um pouco de creme branco e aplique nos fios lavados. Deixe uma pausa de pelo menos uns 20 a 30 minutos, lave e finalize como de costume.

É um passo bem simples que pode dar uma vida aos fios melhorando muito o aspecto, geralmente os pigmentos são creme tonalizantes livres de amônia portanto irão depositar pigmento na estrutura do fio sem que danifique ou que deixe o cabelo ressecado. Esse passo pode ser repetido toda vez que você sentir necessidade!

E você como mantém o seu cabelo colorido? Tem alguma dica para acrescentar neste  post? Deixe seu comentário e me conte como é sua rotina. Aproveite e se junte ao time da brilhosidade e qualquer dúvida ajudarei vocês, é só acompanhar meu blog 😉 um grande beijooo!