5 dicas para disfarçar o cabelo ralo

5 dicas para disfarçar o cabelo ralo

Se você sofre com cabelo ralo, provavelmente já passou pela frustrante experiência de ver um tutorial de penteado super legal na internet e tentar copiar apenas para perceber que o volume das suas madeixas não é suficiente para fazer com que o penteado fique bonito.

Cabelos volumosos e definidos é o que muitas mulheres que sofrem com cabelo ralo desejam. Diversos fatores podem fazer com que os cabelos fiquem ralos, como a genética, problemas de saúde ou química em excesso.

O cabelo ralo é aquele com menos massa capilar, que é a responsável por dar estrutura ao fio. A queratina é a proteína que compõe a massa capilar, e sua presença em quantidades menores é o que causa cabelo ralo. 

5 dicas para disfarçar o cabelo ralo

Mas se você sofre com cabelo ralo, não se preocupe. Hoje apresentaremos aqui 5 dicas para disfarçar esse problema e fazer com que suas madeixas pareçam mais volumosas.

1. Preste atenção ao tipo de corte de cabelo

A hora do corte é muito importante para quem deseja disfarça o cabelo ralo. Escolher o tipo de corte certo pode fazer com que seu cabelo pareça mais encorpado. O corte de cabelo mais adequado para quem tem cabelo ralo é aquele repicado ou desfiado.

Deixar o cabelo mais curto também é importante para auxiliar a formar mais volume. Pesquise por cortes na internet e peça ajuda do cabeleireiro para escolher o formato mais indicado para seu tipo de rosto.

2. Use produtos certos para conferir mais massa ao cabelo

Existem no mercado produtos desenvolvidos para realizar a reconstrução capilar, dando mais massa ao cabelo ralo. Procure por produtos que tenham queratina em sua composição, mas preste atenção para não exagerar no uso.

Usar queratina em excesso fará com que seu cabelo fique duro e quebradiço. Usar produtos ricos em aminoácidos também é uma forma interessante de ajudar a fibra capilar a voltar a produzir queratina.

Outros produtos que podem ajudar a conferir mais volume são o spray fixador e o shampoo seco. Use-os para dar mais textura ao comprimento e aumentar o volume da raiz.

3. Seu aliado, o secador de cabelo

O cabelo ralo tem pouco volume, e esse problema geralmente começa na raiz. Uma forma de disfarçar esse problema é utilizando o secador para aumentar o volume na região.

Para fazer isso, basta virar sua cabeça para baixo e direcionar o jato do secador partindo da nuca para a testa. Esse movimento irá fazer com que a raiz se desprenda da cabeça e, consequentemente, dará mais volume para suas madeixas.

 

Outra forma de conferir volume usando o secador é inclinar a cabeça para a lateral e manter o jato do secador virado para cima, no sentido oposto dos fios.

É importante lembrar de ajustar a temperatura para que ela não fique muito quente, o que pode ser agressivo aos fios. Além disso, deve-se sempre aplicar um protetor térmico antes de usar ferramentas de calor como o secador e a chapinha. Esse produto irá minimizar a ação agressora dessas ferramentas, fazendo com que o impacto na saúde do cabelo seja menor.

4. Prenda o cabelo durante a noite

Parece uma dica estranha visto que grande parte dos artigos de cuidados capilares dizem que dormir de cabelo preso faz mal para a saúde dos fios. No entanto, pessoas com cabelo ralo podem se beneficiar dessa técnica para conseguir um pouco mais de volume no dia seguinte.

Você pode prender o cabelo em uma meia-calça para fazer uma touca ou optar por dormir com uma trança. Dessa forma, no dia seguinte você terá madeixas mais volumosas e com o efeito de cabelo de praia, ondulado e encorpado. Opte por um spray fixador para manter os fios no lugar por mais tempo.

5. Mantenha os cuidados capilares em dia

É comum que mulheres com cabelo ralo ou oleoso acreditem que possam escapar a hidratação, com medo de fazer com que os produtos deixem o cabelo ainda mais pesado. No entanto, os cuidados capilares são essenciais

cabelo ralo
Cabelo ralo – Antes e depois – @hairdreamsplus

para manter a saúde do cabelo, fazendo com que eles fiquem mais maleáveis.

Uma boa ideia é aderir ao cronograma capilar, rotina de cuidados que inclui a reconstrução capilar e que visa fornece às madeixas todos os nutrientes e proteínas necessários para que ele fique mais forte.

Também é importante ter atenção na hora de lavar o cabelo. O shampoo vai sempre na raiz e o condicionador no comprimento e pontas, nunca o contrário. Certifique-se de remover todos os produtos do cabelo durante a lavagem para evitar o efeito build-up, que deixa o fio mais pesado e faz com que o volume diminua.

Esperamos que as dicas acima tenham sido eficientes para te ajudar a saber como disfarçar o cabelo ralo. Você sabia que a queratina líquida pode ser um importante aliado de mulheres com seu tipo de cabelo?


Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?