5 alimentos que ajudam no crescimento capilar

5 alimentos que ajudam no crescimento capilar

Uma das questões que, literalmente, não saem da nossa cabeça é como fazer o cabelo crescer, certo? Quem ta fazendo o projeto rapunzel comumente testa diversos produtos e técnicas que prometem turbinar o crescimento capilar.

Utilizar produtos de qualidade é mesmo importante, mas não é tudo! Você sabia que a saúde de seus cabelos também passa por sua boca? Isso mesmo, a alimentação pode ajudar ou prejudicar o crescimento dos fios. Adotar hábitos favoráveis, como uma alimentação equilibrada e composta dos nutrientes certo, é, portanto, uma forma de dar uma ajudinha para acelerar o processo de crescimento.

Que tal saber mais sobre como fazer o cabelo crescer mudando sua rotina alimentar? Veja as dicas que preparamos, a seguir!

Porque o cabelo demora a crescer

Primeiramente, é importante termos em mente que o ciclo de crescimento capilar depende de diversos fatores, incluindo genética, funcionamento da tireoide e o estilo de vida adotado. Por isso, via de regra, os fios crescem em torno de um centímetro por mês – somando 12 centímetros em um ano. 

Também ocorre de, na verdade, o cabelo não estar demorando a crescer, mas de haver algum problema que esteja prejudicando a percepção desse crescimento. Por exemplo, quem submete suas madeixas a diversos procedimentos químicos pode ter seus fios mais ralos e arrebentados com facilidade, com as pontas quebradiças, o que pode dar a impressão até mesmo de que os fios encolheram! 

Hábitos alimentares que atrasam o crescimento capilar

Tudo que comemos acaba interferindo positiva ou negativamente na saúde dos fios. Isso quer dizer que não basta apenas investir em produtos de tratamento capilar de qualidade para encontrar formas de como fazer o cabelo crescer – é preciso também nutrir adequadamente os fios de dentro para fora.

E isso quer dizer evitar a ingestão exagerada de certos alimentos. Entre eles, estão:

  • Produtos ricos em açúcar processado, que podem gerar irritação ou reduzir o tamanho dos folículos responsáveis pela produção dos fios.
  • Itens ricos em amidos (como pão branco e macarrão), já que são pobres em proteínas e prejudicam a saúde das madeixas e seu crescimento.
  • Consumir sal em excesso também pode estimular a queda dos fios e desacelerar seu crescimento.
  • Alimentos superindustralizados, com gordura trans, bebidas alcoólicas e refrigerantes também devem ser evitados por não agregarem nada que ajude a saúde dos fios e, ainda por cima, prejudicarem seu fluxo de crescimento sadio.

Como fazer o cabelo crescer com 5 alimentos

Incluir em quantidades adequadas esses alimentos pode ajudar na saúde de seu organismo e de seus cabelos!

1. Abacate

Quem está quebrando a cabeça para encontrar formas de como fazer o cabelo crescer, precisa conhecer o poder do abacate! Ele é rico em vitaminas B, E e ácidos oleicos (gorduras saudáveis), que ajudam a estimular um crescimento capilar forte, com fios bonitos e macios, e a evitar os indesejados danos causados por processos agressivos que podem comprometer o crescimento dos fios.

2. Amêndoas

Além de serem uma delícia, as amêndoas ajudam a prevenir o problema da queda capilar, em razão de contarem com uma alta concentração de biotina em sua composição. Elas são ricas em vitamina E, fundamental para nutrir o couro cabeludo, e para favorecer o crescimento dos fios – não é à toa que o óleo de amêndoas é tão apreciado para manter os cabelos bonitos.

3. Frutas cítricas

Alimentos que não podem faltar na dieta de quem está no Projeto Rapunzel são as frutas cítricas – como laranja, morango e mamão. Elas têm o poder de proteger as fibras de colágeno na raiz e nos fios, são ricas em vitamina C (sendo antioxidantes), o que ajuda a evitar problemas como o ressecamento e a fragilidade dos fios, que fazem com que o crescimento capilar não seja percebido e até seja prejudicado. Ainda, seus nutrientes ajudam a ativar a microcirculação do couro cabeludo, o que, por sua vez, auxilia no crescimento dos fios.

4. Peixes – especialmente salmão, atum e sardinha

Essas são importantes fontes de ômega-3, que ajuda a proteger o couro cabeludo e fazer com que os cabelos cresçam fortes. Também atua para evitar a queda dos fios e deixar as madeixas ainda mais bonitas e brilhantes – tudo de bom, certo?

5. Ovos

Por fim, os ovos também são importantes aliados na hora de buscar formas de como fazer o cabelo crescer. Isso porque eles são uma excelente fonte de reposição de proteínas que formam o fio, mas que sofrem danos em nossa rotina.

E como se não fosse o bastante, por ser rico em ômega-3 e biotina, estimula um crescimento ainda mais forte e saudável para nossos cabelos. 

crescimento capilar
Crescimento capilar – @hairjazz

E então, sua alimentação tem estimulado ou prejudicado seu crescimento capilar? Conhece outros alimentos que ajudam no crescimento sadio dos fios? Nos conte tudo aqui pelos comentários!


Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?