15 dicas para o cabelo crescer bonito e saudável

15 dicas para o cabelo crescer bonito e saudável

Os cabelos compridos fazem parte do imaginário feminino. Na busca de formas mais rápidas de fazer nossas madeixas crescerem, é comum cairmos em armadilhas. Por isso, queremos apresentar aqui dicas para o cabelo crescer que farão com que seus fios cresçam mais rapidamente e de forma saudável.

Vem conferir!

Como fazer o cabelo crescer?

É importante entender que as dicas para o cabelo crescer que iremos apresentar são apenas uma ajudinha extra para fazer com que o processo de crescimento capilar ocorra mais rapidamente.

Imagina um cabelão desse_ – @awhimsicalrose @arcticfoxhaircolor

Nosso cabelo cresce mais rápido quando está saudável. Na verdade, muitas pessoas que reclamam que os cabelos não estão crescendo podem não perceber que o que dá a impressão de que o comprimento é sempre o mesmo é a quebra acentuada.

Dicas para o cabelo crescer

O ciclo de vida capilar acontece em um local chamado folículo piloso. A raiz do fio de cabelo se encontra dentro dele, e suas células se multiplicam constantemente, fazendo com que o fio seja empurrado para fora.

Folículo piloso – @bella_silva80 @clinicabrunovargas

1 – Alimente-se direito

A alimentação adequada para o crescimento capilar envolve nutrientes como a proteína, ferro, zinco, vitamina A e vitamina C.

Dessa forma, é possível fornecer aos fios o que eles necessitam para se fortalecer. Alimentos como carnes magras, amêndoas, abacate e espinafre são uma ótima pedida.

2 – Beba bastante água

Das dicas para o cabelo crescer, essa é talvez uma das mais universais. Não é segredo que a ingestão de água é fundamental para regular as funções do nosso corpo. Então, tenha sempre uma garrafinha de água com você e capriche na hidratação corporal.

Hidrate-se!!

3 – Use produtos adequados para seu tipo de cabelo

Se você está com frio e pede um casaco, não vai adiantar nada se alguém te trouxer uma bolsa, certo? É a mesma coisa com nossos fios. Eles exigem certas proteínas e nutrientes para estarem saudáveis.

Esses podem ser encontrados nos produtos desenvolvidos especificamente para o nosso tipo de cabelo.

4 – Faça o cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que alterna a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar. Dessa forma, é possível repor a água, a oleosidade e a massa capilar que perdemos diariamente.

Há um tipo de cronograma capilar específico para cada tipo de cabelo e cada necessidade capilar em específico. Então, escolha aquele que você considerar mais adequado para você e bons cuidados.

Cronograma capilar

5 – Proteja seus fios do calor

É importante protegermos nossos fios tanto da agressão do sol quanto de instrumentos de calor como a chapinha e o secador. Para tal, use produtos com fator de proteção solar e aplique sempre o protetor térmico antes de utilizar esses aparelhos.

6 – Use óleos vegetais

Grande parte das listas de dicas para o cabelo crescer citam os óleos vegetais, que criam uma camada protetora em volta dos fios, impedindo seu ressecamento.

Eles podem ser usados sozinhos ou em conjunto com outros produtos focados no crescimento capilar.

óleo de rícino queda capilar
O óleo de rícino é famoso no uso para crescimento capilar

7 – Não tenha medo de cortar

Quando cortamos as pontinhas dos cabelos, eliminados as partes mais fragilizadas, que podem prejudicar o crescimento. Estamos falando das pontas duplas.

É possível retirar essas indesejadas pontas sem mexer no comprimento. Dessa forma, seu cabelo crescerá mais forte e mais saudável.

8 – Massageie seu couro cabeludo

O couro cabeludo é essencial para o crescimento capilar. Por isso, é importante massagear essa região seja quando estiver lavando as madeixas ou durante o processo de hidratação.

Além de potencializar a limpeza, massagear o couro cabeludo ajuda no crescimento!

Essa é uma forma simples de aumentar a circulação sanguínea na área, o que estimula o recebimento de oxigênio e faz com que o cabelo cresça mais. Apenas tome cuidado para não usar as unhas, o que pode machucar o couro cabeludo.

9 – Use produtos que aceleram o crescimento

Atenção para não cair em ciladas. Quando dizemos que uma das dicas para o cabelo crescer é usar produtos focados no crescimento, estamos falando de ativos e máscaras que fornecem os nutrientes necessários para que o crescimento capilar ocorra de forma mais saudável.

10 – Faça um detox

Pode ser que seu cabelo esteja tão intoxicado devido aos diferentes tratamentos que ele encontre dificuldade de absorver novos produtos. É o famoso efeito build up. É importante fazer um detox capilar, utilizando um shampoo de limpeza profunda, para eliminar possíveis resíduos que estejam entupindo a fibra capilar.

11 – Penteie os cabelos com cuidado

Nada de agressividade na hora de pentear os fios. Comece desembaraçando pelas pontas e vá subindo para o comprimento até a raiz. Forçar o pente na hora de desembaraçar irá criar atrito e tornar suas madeixas mais propensas à quebra.

12 – Hora de maneirar nas químicas

Os procedimentos químicos têm o objetivo de deixar nossas madeixas mais bonitas. Mas quando os fazemos em excesso, corremos o risco de fragilizar a fibra capilar, fazendo com que o fio se quebre com mais facilidade.

13 – Lave os cabelos do jeito certo

Na hora de lavar os cabelos, lembre-se sempre que o shampoo vai na raiz e o condicionador no comprimento e pontas. Além disso, a água deve ser sempre morna ou fria, nunca quente.

shampoo certo

14 – Atenção para a saúde

A saúde do nosso corpo tem influência direta na saúde capilar. Por isso, é importante, além de se alimentar direito e beber bastante água, evitar o estresse, que pode exercer impacto negativo no crescimento capilar.

15 – Não durma de cabelo preso

Dormir de cabelo preso é sempre uma má ideia, porque pode tornar o fio mais propenso à quebra. Se seus cabelos embaraçam muito, faça uma trança frouxa e prenda com um elástico macio.

A Cinderela dava mole pra madrasta, mas na hora de dormir não era boba e prendia os fios numa trança!

Por que meu cabelo não cresce?

É importante investigar as causas da demora do crescimento capilar. Ela pode ser causada por fatores genéticos. Nesse caso, verifique o tempo de crescimento dos cabelos dos seus pais para poder determinar os seus.

Alguns tipos de cabelos mascaram o crescimento, como os crespos e cacheados. Para medir esse crescimento, estique seu fio.

Fator encolhimento @cindybrittoo

Seguindo as dicas para o cabelo crescer acima, é possível acelerar o ritmo de crescimento capilar de forma saudável, garantindo madeixas longas, bonitas e digna do projeto Rapunzel.

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra