15 dicas para manter os cabelos hidratados e saudáveis por mais tempo

15 dicas para manter os cabelos hidratados e saudáveis por mais tempo

Estar com os cabelos hidratados, bonitos e cheios de vida é, sem dúvidas, algo que eleva nossa autoestima, certo? No entanto, não há mágica que vá nos fazer acordar um dia com madeixas dignas de comercial de shampoo. Tudo é fruto de nossos hábitos e cuidados diários. E um dos mais importantes é manter a hidratação capilar em dia.

Que tal aprender dicas fáceis e úteis para isso? Confira, a seguir, o tutorial que preparamos!

Como deixar os cabelos hidratados por mais tempo?

Quando ouvimos falar sobre cabelos hidratados e saudáveis, é comum logo surgir a preocupação com a necessidade de alto investimento financeiro e de tempo – o que acaba prejudicando as rotinas de cuidado. Mas é preciso mudar esse ponto de vista, afinal, com algumas dicas simples, é possível garantir resultados bastante satisfatórios. Veja, a seguir, algumas das melhores práticas para adotar em sua rotina!

Dica 1: Utilize o shampoo certo

O shampoo certo é o primeiro passo para cabelos hidratados e saudáveis. Esse deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de fio e suas necessidades. Além disso, precisa ter qualidade e eficiência comprovada. Portanto, vale a pena fazer uma boa pesquisa para orientar sua escolha.

Dica 2: Aposte em produtos compatíveis

A mistura de produtos pode ser prejudicial para a saúde dos fios, colocando a proposta de cabelos saudáveis em risco. Por isso, quando for escolher os cosméticos de uso diário (shampoo, condicionador, etc.), opte por fórmulas compatíveis, nas quais uma potencialize o resultado da outra – nesse caso, todas com foco na hidratação capilar.

Dica 3: Evite lavar os cabelos em água quente

A água quente é uma das grandes inimigas dos fios saudáveis. O calor resseca os cabelos, deixando-os fragilizados e opacos. Então, opte por lavá-los em água fria (preferencialmente) ou morna.

Dica 4: Não durma com os cabelos molhados

Deixe para trás a prática de dormir com os cabelos molhados, pois isso é um perigo para a saúde dos fios. A umidade excessiva provoca quebra e deixa os cabelos totalmente ressecados.

cabelos hidratados
@hairadviser

Dica 5: Beba bastante água

A hidratação dos fios está condicionada também à hidratação do corpo, por isso, não deixe de tomar muita água! O recomendado são, pelo menos, dois litros diários.

Dica 6: Adote uma alimentação saudável

A alimentação é outro fator que interfere diretamente na estética dos fios. Manter uma alimentação balanceada, baseada em alimentos saudáveis, é essencial para cabelos fortes e bem hidratados. Por isso, prefira alimentos leves, ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais.

Dica 7: Não esqueça do protetor térmico

O protetor térmico deve ser um dos principais aliados na busca por manter os cabelos hidratados e saudáveis por mais tempo. Ele oferece ao fio uma proteção importante contra agentes externos (especialmente o calor dos secadores e pranchas alisadoras).

Dica 8: Adote o seu cronograma capilar

O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos que contempla tudo o que nosso cabelo precisa para ser bonito e saudável – e isso inclui rotinas de hidratação;

Dica 9: Invista em hidratação capilar caseira

As hidratações caseiras são acessíveis, rápidas e fáceis! Além disso, oferecem resultados tão eficientes quanto os de salões de beleza. Produtos como a maizena, a queratina líquida e a babosa, por exemplo, são excelentes fontes naturais para a hidratação capilar.

cabelos hidratados
@madeixa

Dica 10: Adote a prática da umectação noturna

Você já ouviu falar sobre a umectação noturna? Essa é uma técnica bastante eficiente que ajuda a deixar os cabelos saudáveis e hidratados por mais tempo. A sua base está em umedecer todo o comprimento dos fios com óleo vegetal, como de argan, coco, rícino e aloe vera, deixando-o agir durante todo o período da noite.

Dica 11: Invista em máscaras de hidratação

Além das hidratações à base de produtos caseiros, vale investir também em máscaras capilares para potencializar ainda mais os resultados. Essas podem ser aplicadas nas madeixas uma vez por semana, a fim de proporcionar mais hidratação, força e brilho para os fios.

Dica 12: Visite o cabeleireiro com frequência

Algumas rotinas de salão de beleza são fundamentais para que seu cabelo cresça com saúde e mantenha-se hidratado. Busque retocar o seu corte a cada três ou quatro meses, retirando as pontas duplas. Ainda, invista em hidratações e outros tratamentos que favoreçam também a nutrição capilar.

Dica 13: Evite as intervenções químicas

Os tratamentos químicos são um perigo quando se fala em hidratação capilar e devem ser utilizados com muito cuidado. Para manter os cabelos hidratados, é recomendável reduzir ao máximo a realização de alisamentos, tinturas, descolorações, etc.

Dica 14: Mantenha uma rotina coerente

De nada adianta você passar uma semana obedecendo uma rotina de cuidados e na outra negligenciar a saúde do seu cabelo, certo? Você precisa investir em periodicidade e qualidade para ter consistência, afinal, os resultados não surgem do dia para a noite.

Dica 15: Cuide com os perigos do verão

No verão, os riscos de fragilizar os cabelos são ainda maiores. O calor, o vento, o sol e a água do mar são nocivos para os fios. Duplique os cuidados de proteção e evite ao máximo essas exposições.

Colocando essas dicas em prática, você conseguirá manter os cabelos hidratados e saudáveis por muito mais tempo! Lembre-se de compartilhar aqui depois os resultados conosco!

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra