CrespoDicasTipos de Cabelo

Cabelo afro: 10 dicas de como cuidar e mantê-lo lindo todos os dias

Cabelo Afro @todecrespaCabelo Afro @todecrespa

O cabelo afro está com tudo! Nada de alisamento e escova progressiva, agora é a hora de assumir os cabelos naturais e cuidar para que eles fiquem cada vez mais lindos e hidratados.

Todo cabelo, independentemente de sua textura, exige cuidados para que fique saudável e se mantenha bonito por mais tempo. Isso não é diferente com o cabelo afro.

Se o que você busca para as suas lindas madeixas é volume e definição, saiba que veio ao lugar certo. Neste artigo explicarei certinho como cuidar do seu cabelo afro e conseguir mantê-lo lindo todos os dias.

Tipos de cabelo crespo

Se engana quem pensa que só existe um tipo de cabelo crespo. O cabelo crespo é dividido em tipos diferentes, de acordo com a textura do fio. Essa divisão é feita com o objetivo de fazer com que os cuidados fiquem mais fáceis e a procura por produtos seja mais prática.

O cabelo crespo é dividido em três tipos diferentes, sendo o tipo 4A aquele mais volumoso, com os cachos definidos e mais fechados.

Cabelo Afro 4A @alice.ariell
Cabelo Afro 4A @alice.ariell

O tipo 4B tem cachos ainda menores do que o anterior, e os fios são mais finos e consideravelmente mais frágeis do que o tipo anterior.

Cabelo Afro 4B @seomarices
Cabelo Afro 4B @seomarices

O tipo 4C é o chamado cabelo afro, o tipo mais crespo de fio. Esse tipo de cacho são se forma sozinho e, por isso, as donas desse tipo de cabelo utilizam-se de técnicas como a texturização para que os cachos se formem.

Cabelo Afro 4C @todecrespa
Cabelo Afro 4C @todecrespa

O cabelo afro é frágil e requer cuidados específicos para que sua beleza seja valorizada. Entender quais são suas características e principais necessidades é importante para saber como cuidar dos seus fios.

Dicas para cuidar do cabelo afro

Após analisar qual o seu tipo de cabelo afro, você agora poderá entender melhor como cuidar dos seus fios e deixá-los ainda mais lindos.

Dica 1

O cabelo afro costuma apresentar mais frizz do que os demais tipos de cabelo. Ainda que o volume possa ser responsável por camuflar parte desse frizz, é importante procurar por produtos que minimizem esse problema, controlando os indesejados cabelinhos arrepiados.

Dica 2

Faça o cronograma capilar específico para cabelo afro. O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que mescla a hidratação, nutrição e reconstrução capilar a fim de fornecer tudo que as madeixas necessitam para ficarem fortes e saudáveis.

Dica 3

Você pode conseguir mais definição para o seu cabelo afro ao escolher a finalização certa para seu tipo de fio. Teste diferentes tipos de finalizações e veja qual é a que melhor se adapta às suas madeixas. 

Dica 4

É essencial utilizar os produtos indicados para o seu tipo de cabelo na hora de cuidar dos fios. Existem cada vez mais produtos desenvolvidos para o cabelo afro. Não se esqueça de ler bem os rótulos para entender o que cada produto fará pelos seus fios.

Dica 5

Deixe seus fios secarem naturalmente. É comum pessoas com cabelo afro tentarem acelerar a secagem dos fios com uma toalha, mas isso apenas irá aumentar o frizz e fazer com que eles fiquem mais propensos à quebra. Se quiser, você pode apertar levemente os fios de baixo para cima com uma toalha de algodão, o que irá ajudar a secar mais rápido e reduz a probabilidade de frizz.

Dica 6

Use um pente de dentes largos para pentear seus cabelos e mantenha-os longe da escova. Pentear seus fios com uma escova irá danificar a fibra capilar, fazendo com que ela fique quebradiça. Além disso, um pente garfo pode ajudar a dar volume.

Dica 7

E por falar em pentear, é importante lembrar que o cabelo afro deve ser penteado somente quando os cabelos estão molhados. Pentear os fios secos irá acabar com a definição dos seus cachos e trará um aspecto ressecado para as pontas dos cabelos.

Dica 8

Use e abuse do leave-in para manter a definição dos seus fios. Existem diversos tipos de leave-in no mercado pensados especificamente para o cabelo afro. O Leave-in Sou+Cachos Forte, por exemplo, busca atender as curvaturas do tipo 3 e 4, proporcionando maior definição aos fios. Os cremes, leave-ins e ativadores de cachos são bons produtos para modelar seus fios e pode ajudar  a manter o volume mais controlado.

Dica 9

A umectação é outra técnica que as donas de cabelo afro devem utilizar com frequência, já que ela ajuda a repor os nutrientes perdidos diariamente, o que é importante para que os fios não ressequem e não fiquem ásperos ao toque.

A umectação também ajuda no crescimento de madeixas crespas e cacheadas, já que para a realização dessa técnica faz-se necessário massagear o couro cabeludo.

Dica 10

Outro produto importante para as donas de cabelo afro é o reparador de pontas, geralmente feito com silicone. Esse produto confere um brilho maior para as pontas dos fios quando eles já estão secos, além de selar a fibra capilar, evitando o aparecimento de frizz.

O cabelo afro exige certos cuidados específicos para manter sua beleza. A vantagem é que há cada vez mais produtos para as donas desse tipo de fio, inclusive para aquelas que desejam manter o tratamento da raiz quando aderem às famosas tranças afro. Você já ouviu falar delas?

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>