LisosProgressiva

Escova progressiva: o guia completo para acabar com todas as suas dúvidas

escova progressivaescova progressiva

Sem dúvidas a escova progressiva é um dos procedimentos mais famosas e mais procurados nos salões de beleza, né? Apesar disso, a progressiva ainda é alvo de polêmicas e muitas dúvidas e controvérsias existem a respeito da sua realização.

É um método permanente ou não? É realmente eficiente? Faz mal para a saúde? Existem diferentes versões de progressiva? Esses são apenas alguns exemplos de dúvidas que envolvem a progressiva.

Para acabar de vez com essas controvérsias a respeito da progressiva, resolvemos criar esse guia completo para tirar todas as dúvidas! Não deixe de ler para que você possa fazer uma escolha mais consciente sobre a escova progressiva ser ou não o procedimento que você está buscando!

tudo sobre escova progressiva
Foto/Reprodução: Pinterest

O que é a escova progressiva?

Advertisement

Sabemos que a escova progressiva é responsável por deixar os fios mais lisos e maleáveis. Mas é preciso entender como ela faz isso e qual é o método de ação desse procedimento nas nossas madeixas.

A escova progressiva é um tratamento que age na estrutura física dos nossos fios, modificando-a. Dessa forma, ela reduz o volume e o frizz, fazendo com que o cabelo fique com a aparência mais lisa, sedosa e brilhante.

Esse procedimento é para quem quer obter madeixas mais lisas e facilitar sua rotina diária de cuidados.

Pontos positivos e pontos negativos da progressiva

Como todo tratamento, ela tem seus pontos positivos e negativos. Assim, como ponto positivo é possível destacar o fato de que, ao fazer a escova progressiva, você com certeza irá economizar muito tempo em frente ao espelho e diminuir o uso de ferramentas agressivas para o cabelo, como o secador e a chapinha.

Arrumar o cabelo se torna mais rápido e prático após o tratamento devido à redução do volume. Além disso, o tempo de duração é outro ponto positivo e pode durar até quatro meses em alguns fios.

Como ponto negativo há o fato de que o cabelo tende a ficar mais ressecado. É preciso lembrar que qualquer química feita no cabelo irá danificar os fios, principalmente aquelas que alteram a textura do fio.

Para obter o efeito alisante, é necessário que as cutículas do fio fiquem abertas para que o produto aja em sua estrutura. Desse modo, o cabelo tende a perder bastante água, gordura e queratina, essenciais para a saúde das madeixas. É por isso que o cabelo com progressiva geralmente fica mais fraco e quebradiço.

Além disso, também tem outro ponto que precisa ser citado e que pode ser visto como negativo ou positivo dependendo de cada pessoa: a escova progressiva é um procedimento definitivo, portanto, a única forma de tirá-la dos fios é esperando com que eles cresçam e ir cortando. Por isso, o indicado é que a progressiva seja feita somente caso você tenha certeza.

Quais tipos de cabelo podem usar a progressiva?

Quem deseja reduzir o frizz e dar mais brilho para as madeixas pode recorrer à escova progressiva, independentemente de ter feito química no cabelo ou não. É, no entanto, necessário observar alguns pontos principais antes da realização do procedimento.

Com a escova progressiva é possível ter fios mais lisos e reduzir o frizz. Mas o resultado tende a ser mais ou menos evidente de acordo com o tipo de cabelo.

Mulheres que nunca realizaram nenhum tipo de procedimento químico e tem o chamado “cabelo virgem” tendem a reclamar que o resultado não é tão eficiente quanto o daquelas que já realizaram algum tipo de química. No entanto, há uma explicação para isso.

como fazer escova progressiva
Instagram: @cabelolisorapunzel

Quando o cabelo nunca passou por nenhum tipo de procedimento químico, suas cutículas e ligações de queratina estão intactas. Isso ignifica que o produto terá maior dificuldade de penetrar no fio e realizar sua ação alisante.

Mulheres com cabelo extremamente crespo, o chamado cabelo afro, também costumam reclamar do resultado da escova progressiva. Isso acontece porque como o cabelo afro tem menos cutículas, o produto tende a fixar menos e, com a selagem com a chapinha, o fio fica mais grosso.

Em cabelos danificados

Aconselha-se que as mulheres cujos fios de cabelo estão severamente danificados realizem antes um tratamento como o cronograma capilar, pois a escova progressiva pode acabar por quebrar ainda mais o cabelo. Além disso, é importante analizar o fio antes. Porém, para aquelas que realizaram relaxamento, aconselha-se esperar ao menos uma semana antes de submeter o cabelo à escova progressiva.

Outra polêmica que envolve esse tratamento é em relação à idade mínima para realizar a escova progressiva. O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a aplicação de produtos químicos no cabelo de crianças. Infelizmente há muitos profissionais fazem o procedimento no cabelo infantil. Por isso, melhor deixarmos o cabelo das crianças em paz, não é?

Como escolher a melhor progressiva?

Como existe uma variedade grande de tipos de escova progressiva, é possível que você tenha dúvidas. Apesar de todos elas terem resultados bastante semelhantes, o que muda mesmo são os componentes ativos, o percentual de alisante, o cheiro, e também para quais tipos de cabelo são mais indicadas. Separamos alguns tipos de escova progressiva mais comuns para que você entenda melhor cada uma delas:

tipos de escova progressiva
Foto/Reprodução: Pinterest

Escova de chocolate

A chamada escova de chocolate promete dar brilho e maciez, além de reduzir o volume. Além disso, é considerada menos agressiva e costuma causar menos alergias quando comparada com a escova progressiva tradicional. É geralmente indicada para mulheres de cabelo ondulado ou sem definição e pode, às vezes, fazer com que o couro cabeludo produza mais óleo.

Escova marroquina

A escova marroquina é a mais parecida com a escova progressiva tradicional. Entretanto, pelo fato de usar um neutralizador, ela permite que o cabelo seja preso ou modelado no mesmo dia. Desse modo, ela alisa e hidrata e é serve para mulheres de madeixas onduladas, cacheadas e crespas.

escova progressiva resultado
Foto/Reprodução: Pinterest

Escova de mel

A escova progressiva de mel tem uma fórmula mais natural que reduz o volume e diminui temporariamente o frizz. Por ter uma ação mais suave, é recomendada para mulheres de cabelo ondulado ou sem definição, e também para aquelas que não desejam o efeito de liso espigado causado pela progressiva por vezes.

Escova Tradicional

A chamada escova progressiva tradicional é aquela que tem alto poder alisante e utiliza a queratina e o óxido acetamide como forma de alisar progressivamente o cabelo. Madeixas extremamente danificadas e cabelo afro não devem receber esse produto.

Progressiva com formol x progressiva sem formol

Você deve ter percebido que chegamos até aqui sem mencionar o polêmico ingrediente. Isso porque queremos desassociar a escova progressiva ao uso estrito do formol e toda a controvérsia acerca desse componente. No entanto, é necessário falar dele.

Sabemos que a presença do formol na escova progressiva é responsável por efeitos colaterais como enjoo, queda do cabelo e queimaduras no couro cabeludo. Mas por que então adicionaram esse produto químico na progressiva?

O formol aparecia ligado à durabilidade da escova progressiva, conservando o efeito liso por mais tempo. Entretanto, seu uso em excesso é prejudicial à saúde.

Foi pensando nisso que diversas empresas passaram a desenvolver a chamada escova progressiva sem formol, que funciona como a escova progressiva tradicional, sem, no entanto, ter esse controverso componente em sua composição.

A ANVISA e uso do formol

A ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária), agência responsável pelo controle sanitário de produtos e serviços, analisou os componentes da escova progressiva e verificou a presença de formol acima da média permitida em diversos fabricantes, podendo causar alergias, irritações nas vias aéreas e até mesmo falta de ar, tanto no cliente quando no cabeleireiro. Devido a essa análise, hoje em dia é permitido o uso de até 0,2% de formol nas fórmulas das escovas progressivas e é obrigatório que os fabricantes se adequem a essa regra.

perigos do formol escova progressiva
Facebook: Ouse Hair Care

Como saber se o produto contém formol?

O cheiro do formol é muito forte e característico. Além disso, ele costuma causar ardência na região dos olhos. Caso você realize um procedimento e perceba o cheiro forte, tem já o primeiro alerta de que aquele produto contém formol.

O mais indicado, no entanto, é verificar a embalagem e procurar pela presença de “Formaldeído”, “Poliformol” e outras variantes que possuam formol no nome. Alguns fabricantes de produtos capilares tentam a todo custo camuflar a presença de formol em seus produtos. Uma análise atenta dos componentes será suficiente para te informar se o produto contém formol e qual a quantidade presente.

Substitutos do formol

Sim, o formol tem dois substitutos utilizados no mercado e que não prejudicam o cabelo e o couro cabeludo como ele. São eles a Etalonamina, que é a da mesma família que a amônia, porém mais potente, e o Tioglicolato de amônio.

Esses dois componentes agirão na fibra do cabelo, fazendo com que o fio perca sua identidade e possa ser moldado mais facilmente para adquirir um aspecto mais liso.

Sem formol alisa igual a com formol?

Sim, a escova progressiva sem formol também dará um aspecto liso para o cabelo. A principal diferença entre as duas está na durabilidade e no resultado a longo prazo, uma vez que a progressiva sem formol é mais hidratante do que sua rival.

Isso não significa dizer que ela realizará uma hidratação do cabelo, mas sim que é menos agressiva e retira menos água da fibra. Isso faz com que essa retenha mais hidratação do que o com formol.

Contraindicações da escova progressiva

Outra dúvida que surge com frequência está relacionada às contraindicações da escova progressiva. Com tanta desinformação acerca do tratamento e seus efeitos, é comum que as pessoas também confundam as diferentes recomendações feitas. Apresentaremos agora algumas das dúvidas mais comuns.

Advertisement

Escova progressiva pode causar o desbotamento em cabelos coloridos?

O produto utilizado na progressiva tem algumas substâncias químicas que podem causar o desbotamento ou alterar levemente as nuances da coloração.

Por isso, indica-se realizar primeiro o procedimento de alisamento escolhido, como a escova progressiva, para depois mudar a cor. No entanto, seja qual for a ordem que você escolher, a palavra-chave para manter tanto a cor quanto a vitalidade do cabelo é a hidratação.

Invista em técnicas hidratantes e umectantes para fornecer à fibra capilar tudo aquilo que ela necessitará. Isso garantirá menos danos com os procedimentos químicos.

Grávidas e lactantes podem fazer o procedimento?

É aconselhável que mulheres grávidas evitem realizar o procedimento. As substâncias químicas presentes podem ser prejudiciais para a saúde tanto da mãe quanto do bebê. Também deve-se evitar a realização de procedimentos químicos durante a amamentação.

No caso das progressivas com formol, há o risco de má formação no feto. Deve-se consultar um médico no caso das outras progressivas. Se você deseja fazer a escova progressiva, mostre o rótulo do produto para o seu médico para que ele verifique se é possível ou não utilizá-lo.

Cabelos danificado

No caso de cabelos extremamente danificados, o ideal é fazer o cronograma capilar ao menos um mês antes da química.

Dessa forma, você oferecerá à fibra capilar os nutrientes e proteínas necessários para que ela se reestruture e se fortaleça, fazendo com que a escova progressiva seja um processo menos agressivo para o fio.

Escova progressiva em salão x em casa

Se antes a escova progressiva era cara e exigia uma ida ao salão a cada três meses, agora tem cada vez mais produtos no mercado para fazer a progressiva em casa.

É seguro?

Essa é uma das primeiras dúvidas que aparecem quando se fala em fazer escova progressiva em casa. Os produtos para realizar tal procedimento estão em lojas de cosmético, farmácias e na internet.

Esses produtos trarão como resultado a redução do volume e eliminação do efeito frisado. Porém, não têm substâncias químicas nocivas, sendo seguros para uso caseiro.

Como fazer?

O passo a passo é parecido com o de salão. Primeiro deve-se lavar o cabelo com o shampoo anti-resíduos para remover as impurezas e abrir a fibra capilar. Isso ajudará para a melhor penetração do produto.

Após remover o excesso de água, deve-se dividir o cabelo em mechas e iniciar a aplicação. Aplique mecha por mecha, espalhando-o uniformemente por toda a extensão do cabelo. Respeite a distância de meio centímetro em relação à raiz.

escova progressiva
Foto/Reprodução: Pinterest

O próximo passo é deixar agir durante o tempo que está na embalagem. Em seguida enxague abundantemente ecom água morna ou fria. Após esse passo, seque o cabelo com o auxílio de um secador e, então, separe-o em mechas. Por fim, passe a chapinha em cada uma delas até que o cabelo fique completamente liso.

A importância do teste de mecha

Antes da realização de qualquer procedimento químico, como a progressiva, é de extrema importância que seja realizado o teste de mecha. Isso porque, esse teste, rápido e prático, vai avaliar se o seu cabelo está forte o suficiente para receber a química e também identificar possíveis alergias ao produto.

Para que você tenha uma ideia melhor, sem o teste de mecha é possível que aconteça o temido corte químico ou que o seu cabelo fique extremamente danificado, bem longe do resultado esperado.

Qual a durabilidade da escova progressiva?

A durabilidade da escova progressiva dependerá do tipo de cabelo e do produto utilizado. Ela costuma ser entre dois e três meses, mas é possível prolongá-la com alguns cuidados.

Qual deve ser o intervalo entre as aplicações?

Sabemos que a escova progressiva é um procedimento temporário e que, após algum tempo, é necessário fazê-la novamente.

É aconselhável aguardar um intervalo de três meses entre uma aplicação e outra, período em que a raiz crescerá e o produto poderá ser aplicado novamente. Fazer a progressiva antes desse período irá danificar e ressecar o cabelo.

Procure também concentrar o retoque apenas na parte do fio que está crescendo e deixar o comprimento do cabelo de lado, pois ele estará mais fragilizado.

A durabilidade costuma ser entre dois ou três meses, de acordo com o produto utilizado e os cuidados após a progressiva.

Como fazer a escova durar mais tempo

Para prolongar o efeito da escova progressiva, alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro é não lavar o cabelo com água muito quente, pois isso causará a dilatação das cutículas, o que fará o cabelo perder a hidratação natural.

Além disso, quanto mais vezes você lavar seu cabelo, maior será a chance de a progressiva durar menos. Por isso, não lave o cabelo com frequência e use produtos indicados para cabelos com química, que ajudarão a repor a massa capilar perdida durante o procedimento.

Procure também cortar as pontas com frequência, o que garantirá uma aparência mais uniforme e saudável ao cabelo por mais tempo.

Cuidados pós progressiva

É comum que o cabelo fique ressecado após a escova progressiva, principalmente as pontas. Isso porque o procedimento forma uma espécie de capa protetora em torno do fio, a fim de manter o efeito liso lá dentro.

Essa capa impede que a oleosidade natural do couro cabeludo penetre no fio e, com isso, ela fica acumulada na região da raiz e não consegue chegar até as pontas. Entretanto, alguns tratamentos podem ajudar a combater ou impedir o ressecamento.

O cronograma capilar é um dos tratamentos mais indicados para garantir a saúde dos fios. Essa é uma rotina de tratamentos composta por hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Ela é planejada com o objetivo de repor os nutrientes e a massa capilar perdidos no dia a dia e com maior intensidade durante a realização de procedimentos químicos.

dica de produto cuidados pós escova progressiva

A umectação com óleos também é indicada para quem deseja combater o ressecamento do cabelo e proteger os fios. Lembre-se apenas de aplicar os óleos somente nas pontas e não na raiz.

Quando pode lavar?

As exigências em relação a primeira lavagem pós-escova progressiva variam de fabricante para fabricante. Alguns produtos permitem lavar no mesmo dia, enquanto outros exigem que se fique três dias sem lavar o cabelo. Por isso, verifique na embalagem qual o tempo aconselhado.

Como sair da progressiva e voltar aos fios naturais?

Para sair da progressiva e voltar para os fios naturais deve-se realizar a chamada transição capilar. Ao contrário do que muitos pensam, a transição não serve apenas para mulheres de cabelo cacheado ou crespo, mas sim para todas aquelas que desejam retirar a química do cabelo.

O primeiro passo será parar de utilizar qualquer química e deixar o cabelo crescer. Isso porque os fios do comprimento do cabelo tiveram sua estrutura alterada.

Se você faz progressiva há muitos anos, é comum que o fio não volte à sua estrutura normal. Nesse caso, você terá que esperar. Se é adepta do procedimento há menos tempo, os shampoo anti-resíduos podem ajudar a retirar a química do cabelo.

Mas não se desespere: passar pela transição capilar e retirar a escova progressiva do cabelo não será tão difícil quanto parece. Se esse for seu caso, temos aqui algumas dicas que com certeza irão te ajudar.

Com escova progressiva ou ao natural, o importante é estarmos felizes com nossos cabelos lindos e saudáveis, não é mesmo?

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • Estou assumindo meus cabelos branco resolvi descolirir o restante e ficou amarelado tonalizei mas mesmo assim o amarelo continua estou usando uma linha matizadora agora está ficando meio verde estou em pânico pois não quero usar coloracao pode me ajudar?

    • Olá Antonia, tudo bem?

      Como o seu cabelo está ficando com outra tonalidade, indicamos que você use máscaras brancas para tentar retirar o tom verde no seu cabelo.

  • Ola, por favor pode me dizer as 5 melhores marcas de prodduto para escova progressiva e quem sao seus fabricantes?
    Se alguma fabrica produtos orgánicos pode me dizer tb?
    Obrigado.
    Abraço

    • Olá Edson, como você está?

      Não indicamos fabricantes de produtos para transformações.

      Espero que entenda! ????

      Um abraço!

  • >